Utilização do processo de Pricing como vantagem competitiva para o posicionamento estratégico de uma empresa varejista de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Luiz Eduardo Autran Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27382
Resumo: O mercado varejista, um dos principais mercados do país e com maior participação no PIB, foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19. Diante disso, surge a necessidade de revisão de processos e estabelecimentos de planos estratégicos focados no médio e longo prazo para aquelas empresas que conseguiram manter suas portas abertas após toda a turbulência econômica vivida. Neste trabalho é realizado um estudo de caso em uma varejista de pequeno porte do segmento de artigos de piscina, jardinagem e bombas hidráulicas do Rio de Janeiro, utilizando ferramentas de estratégia, gestão e precificação que possibilitassem o alinhamento das ações atuais e desejadas da empresa com os seus objetivos de médio e longo prazo. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas as metodologias de Cascata de Escolhas e Sistemas de Atividades para a análise estratégica, bem como a Gestão de Categorias e Matriz BCG que foram aplicadas com o objetivo de desdobrar a estratégia ao nível operacional e consolidar o posicionamento de preço da empresa. Para a aplicação das ferramentas foram feitas entrevistas com os colaboradores e coletados dados acerca das vendas dos produtos. Diante disso, a empresa pode definir o desdobramento da estratégia escolhida para cada categoria de produto mapeada, o posicionamento de preço escolhido, a vantagem competitiva que deve ser explorada e as escolhas estratégicas que devem ser sustentadas parta vencer da concorrência no mercado em questão.
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