Expansão Universitária: democratização ou precarização?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Helen Silva dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24925
Resumo: O presente trabalho tem finalidade estudar a Expansão Universitária feita no Brasil identificando as mudanças vividas pela universidade com as políticas do ensino superior, na qual os filhos da classe trabalhadora acessaram o ensino superior via políticas de expansão, sob a ótica da sociedade de classes, pois, a universidade atende a um projeto de sociedade para o fortalecimento da hegemonia burguesa. Dessa forma analisamos este objeto em uma perspectiva crítica para compreender qual contexto a universidade se insere, pois, a mesma não está descolada da sociedade. Para isso, resgatamos o histórico da formação das Universidades no Brasil, buscando compreender as mudanças ocorridas nela, principalmente a partir dos anos de 1990, quando o seu papel foi alterado de acordo com o modo de produção vigente. Com a crise fordista e com a mudança da base produtiva e as novas demandas de mercado, foram necessárias novas políticas na educação, que irá formar os trabalhadores, incluindo o ensino superior, objeto de estudo desse trabalho.
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