Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Karolina Matias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3558
Resumo: Ao conectarem diretamente viajantes e proprietários de imóveis, as plataformas online de aluguel por temporada vêm ganhando força, nos últimos anos, e, por representarem um tipo de inovação no setor de turismo, podem afetar diretamente os meios de hospedagem tradicionais. O presente estudo teve por objetivo investigar como esse tipo de consumo colaborativo afeta a competitividade dos meios de hospedagem localizados em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a percepção de seus gestores. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de aplicação de questionário eletrônico. Quanto à percepção sobre econômica compartilhada, consumo colaborativo e plataformas online, os resultados indicaram duas situações possíveis: os gestores possuem entendimento limitado sobre esses temas e/ou apenas parte do que é reportado na literatura foi percebido por eles em seus empreendimentos. Em relação as estratégias consideradas mais importantes para manutenção da competitividade nessa nova conjuntura econômica, foram identificadas seis estratégias que revelaram, fundamentalmente, a preocupação dos gestores quanto à viabilidade, à diferenciação de seus negócios e ao alinhamento às tendências tecnológicas
id UFF-2_84cbba9fe4725bb63dc4ccf3ada091d2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3558
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporadaCompetitividadeEstratégias competitivasEconomia compartilhadaConsumo colaborativoMeios de hospedagemEconomia compartilhadaCompetitividadeHospedagemCompetitivenessCompetitive strategiesSharing economyCollaborative consumptionAccommodationAo conectarem diretamente viajantes e proprietários de imóveis, as plataformas online de aluguel por temporada vêm ganhando força, nos últimos anos, e, por representarem um tipo de inovação no setor de turismo, podem afetar diretamente os meios de hospedagem tradicionais. O presente estudo teve por objetivo investigar como esse tipo de consumo colaborativo afeta a competitividade dos meios de hospedagem localizados em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a percepção de seus gestores. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de aplicação de questionário eletrônico. Quanto à percepção sobre econômica compartilhada, consumo colaborativo e plataformas online, os resultados indicaram duas situações possíveis: os gestores possuem entendimento limitado sobre esses temas e/ou apenas parte do que é reportado na literatura foi percebido por eles em seus empreendimentos. Em relação as estratégias consideradas mais importantes para manutenção da competitividade nessa nova conjuntura econômica, foram identificadas seis estratégias que revelaram, fundamentalmente, a preocupação dos gestores quanto à viabilidade, à diferenciação de seus negócios e ao alinhamento às tendências tecnológicasThe online home-rental platforms have been gaining strength lately, in the tourism sector, and, by connecting hosts and travelers, represent a kind of innovation that may affect traditional lodging enterprises. The present study aimed to investigate how this type of collaborative consumption affects the competitiveness of lodging facilities located in five cities of the State of Rio de Janeiro, according to the managers’ perception. The research is qualitative and exploratory. In respect to the perception of sharing economy, collaborative consumption and online platforms, the results indicated two possible situations: managers have a limited understanding of these themes and/or only part of what is reported in the literature was perceived by them in their businesses. Regarding the strategies considered most important for competitiveness maintenance in this new economic context, six strategies were identified and they fundamentally revealed the concern of managers on the feasibility, the differentiation of their businesses and on the alignment with technology trendsUniversidade Federal FluminenseNiteróiMéxas, Mirian PiciciniMeiriño, Marcelo JasmimBraga, Marcos MoreiraFerreira, Karolina Matias2017-05-15T14:38:29Z2017-05-15T14:38:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3558Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:04Zoai:app.uff.br:1/3558Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:26.765032Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
title Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
spellingShingle Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
Ferreira, Karolina Matias
Competitividade
Estratégias competitivas
Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Meios de hospedagem
Economia compartilhada
Competitividade
Hospedagem
Competitiveness
Competitive strategies
Sharing economy
Collaborative consumption
Accommodation
title_short Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
title_full Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
title_fullStr Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
title_full_unstemmed Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
title_sort Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
author Ferreira, Karolina Matias
author_facet Ferreira, Karolina Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Méxas, Mirian Picicini
Meiriño, Marcelo Jasmim
Braga, Marcos Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Karolina Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Estratégias competitivas
Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Meios de hospedagem
Economia compartilhada
Competitividade
Hospedagem
Competitiveness
Competitive strategies
Sharing economy
Collaborative consumption
Accommodation
topic Competitividade
Estratégias competitivas
Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Meios de hospedagem
Economia compartilhada
Competitividade
Hospedagem
Competitiveness
Competitive strategies
Sharing economy
Collaborative consumption
Accommodation
description Ao conectarem diretamente viajantes e proprietários de imóveis, as plataformas online de aluguel por temporada vêm ganhando força, nos últimos anos, e, por representarem um tipo de inovação no setor de turismo, podem afetar diretamente os meios de hospedagem tradicionais. O presente estudo teve por objetivo investigar como esse tipo de consumo colaborativo afeta a competitividade dos meios de hospedagem localizados em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a percepção de seus gestores. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de aplicação de questionário eletrônico. Quanto à percepção sobre econômica compartilhada, consumo colaborativo e plataformas online, os resultados indicaram duas situações possíveis: os gestores possuem entendimento limitado sobre esses temas e/ou apenas parte do que é reportado na literatura foi percebido por eles em seus empreendimentos. Em relação as estratégias consideradas mais importantes para manutenção da competitividade nessa nova conjuntura econômica, foram identificadas seis estratégias que revelaram, fundamentalmente, a preocupação dos gestores quanto à viabilidade, à diferenciação de seus negócios e ao alinhamento às tendências tecnológicas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-15T14:38:29Z
2017-05-15T14:38:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3558
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3558
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823638780837888