Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, João Gilberto Torres
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1396
Resumo: A gestão de pessoas passou a ser vista pelas instituições públicas brasileiras, especialmente na última década, como elemento estratégico na busca por vantagem competitiva e na geração de resultados positivos. A administração estratégica dos recursos humanos é perpassada por práticas que, alinhadas aos objetivos estratégicos das organizações, criam um caminho firme para o crescimento, tanto das próprias organizações quanto dos indivíduos que as compõem. E uma das práticas mais fomentadas na administração pública é a Gestão por Competências, que se alia aos Planos de Desenvolvimento Institucionais, em favor do alcance dos objetivos governamentais. Por esse caminho, este trabalho tem o objetivo principal de analisar criticamente a relação entre a Gestão de Competências e o Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições Federais de Ensino, a partir das percepções de gestores de três instituições – Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Espera-se que a pesquisa forneça subsídios para os estudos sobre a aplicação da Gestão de Competências e do aperfeiçoamento dos Planos de Desenvolvimento Institucionais das Instituições Federais de Ensino, temas direcionados e estimulados pelo Governo Federal por meio de legislação específica, com o propósito de melhorar a eficiência e a eficácia dessas instituições. Os resultados deste estudo demonstram que existem ligações entre as duas práticas – gestão por competências e planejamento –, como, por exemplo, na necessidade do desenvolvimento de competências para o alcance dos objetivos organizacionais. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que melhorias nos aspectos financeiros, políticos, culturais, integrativos e de desenvolvimento das organizações e dos servidores possam ser visíveis e geradores de efetividade junto à sociedade.
id UFF-2_8540898681039a6c283714755b03e75b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1396
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensinoGestão de pessoasGestão por competênciasGestão estratégica de carreirasPlanejamento estratégicoPlano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensinoPeople managementCompetency managementStrategic career managementStrategic planningA gestão de pessoas passou a ser vista pelas instituições públicas brasileiras, especialmente na última década, como elemento estratégico na busca por vantagem competitiva e na geração de resultados positivos. A administração estratégica dos recursos humanos é perpassada por práticas que, alinhadas aos objetivos estratégicos das organizações, criam um caminho firme para o crescimento, tanto das próprias organizações quanto dos indivíduos que as compõem. E uma das práticas mais fomentadas na administração pública é a Gestão por Competências, que se alia aos Planos de Desenvolvimento Institucionais, em favor do alcance dos objetivos governamentais. Por esse caminho, este trabalho tem o objetivo principal de analisar criticamente a relação entre a Gestão de Competências e o Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições Federais de Ensino, a partir das percepções de gestores de três instituições – Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Espera-se que a pesquisa forneça subsídios para os estudos sobre a aplicação da Gestão de Competências e do aperfeiçoamento dos Planos de Desenvolvimento Institucionais das Instituições Federais de Ensino, temas direcionados e estimulados pelo Governo Federal por meio de legislação específica, com o propósito de melhorar a eficiência e a eficácia dessas instituições. Os resultados deste estudo demonstram que existem ligações entre as duas práticas – gestão por competências e planejamento –, como, por exemplo, na necessidade do desenvolvimento de competências para o alcance dos objetivos organizacionais. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que melhorias nos aspectos financeiros, políticos, culturais, integrativos e de desenvolvimento das organizações e dos servidores possam ser visíveis e geradores de efetividade junto à sociedade.People management was seen by brazilian public institutions, especially in the last decade, as a strategic element in the search for competitive advantage and inside the generation of positive results. The strategic management of human resources is permeated by practices that, when aligned to the strategic objectives of the organizations, create a firm path to growth, both organizations themselves as the individuals who compose them. And one of the most promoted practices in public administration is the competency management, which is allied to the Institutional Development Plans in favor of the achievement of government objectives. This work has the main objective to critically analyze the relationship between the competency management and the Institutional Development Plan inside federal educational institutions, from the perceptions of managers from three institutions - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro and Colégio Pedro II. Data were collected through interviews and were treated using content analysis. It is expected that the research grant funding for studies on the application of competency management and improvement of Institutional Development Plans from education federal institutions, issues who are targeted and encouraged by the Federal Government through specific legislation, in order to improve the efficiency and effectiveness of these institutions. The results of this study show that there are links between the two practices – competency management and Institutional Development Plans - as, for example, the necessity to develop skills to achieve the organizational goals. But there is still a long way to go to see improvements in the financial, political, cultural, integrative and developmental aspects of organizations and public servers being visible and generate effectiveness in society.Universidade Federal FluminenseNiteróiAlvarez, DeniseVieira, Fernando de OliveiraOliveira, Carlyle Tadeu Falcão deAranha, João Gilberto Torres2016-01-29T17:13:13Z2016-01-29T17:13:13Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1396Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:20:49Zoai:app.uff.br:1/1396Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:20:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
title Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
spellingShingle Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
Aranha, João Gilberto Torres
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Gestão estratégica de carreiras
Planejamento estratégico
Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
People management
Competency management
Strategic career management
Strategic planning
title_short Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
title_full Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
title_fullStr Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
title_full_unstemmed Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
title_sort Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
author Aranha, João Gilberto Torres
author_facet Aranha, João Gilberto Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvarez, Denise
Vieira, Fernando de Oliveira
Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, João Gilberto Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Gestão por competências
Gestão estratégica de carreiras
Planejamento estratégico
Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
People management
Competency management
Strategic career management
Strategic planning
topic Gestão de pessoas
Gestão por competências
Gestão estratégica de carreiras
Planejamento estratégico
Plano de desenvolvimento institucional e gestão por competências: percepções de seus desafios por gestores de instituições federais de ensino
People management
Competency management
Strategic career management
Strategic planning
description A gestão de pessoas passou a ser vista pelas instituições públicas brasileiras, especialmente na última década, como elemento estratégico na busca por vantagem competitiva e na geração de resultados positivos. A administração estratégica dos recursos humanos é perpassada por práticas que, alinhadas aos objetivos estratégicos das organizações, criam um caminho firme para o crescimento, tanto das próprias organizações quanto dos indivíduos que as compõem. E uma das práticas mais fomentadas na administração pública é a Gestão por Competências, que se alia aos Planos de Desenvolvimento Institucionais, em favor do alcance dos objetivos governamentais. Por esse caminho, este trabalho tem o objetivo principal de analisar criticamente a relação entre a Gestão de Competências e o Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições Federais de Ensino, a partir das percepções de gestores de três instituições – Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Espera-se que a pesquisa forneça subsídios para os estudos sobre a aplicação da Gestão de Competências e do aperfeiçoamento dos Planos de Desenvolvimento Institucionais das Instituições Federais de Ensino, temas direcionados e estimulados pelo Governo Federal por meio de legislação específica, com o propósito de melhorar a eficiência e a eficácia dessas instituições. Os resultados deste estudo demonstram que existem ligações entre as duas práticas – gestão por competências e planejamento –, como, por exemplo, na necessidade do desenvolvimento de competências para o alcance dos objetivos organizacionais. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que melhorias nos aspectos financeiros, políticos, culturais, integrativos e de desenvolvimento das organizações e dos servidores possam ser visíveis e geradores de efetividade junto à sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-01-29T17:13:13Z
2016-01-29T17:13:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1396
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1396
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135309278773248