Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17941 |
Resumo: | Ce travail propose une investigation au sujet des inférences créées à partir des silences et des gestes produits par les participants du groupe-classe de deux contextes distincts : la classe de français langue étrangère (contexte alloglotte) et de portugais langue étrangère (contexte homoglotte). Prenant pour corpus une classe de ces deux contextes, nous avons cherché à analyser à quels moments et pour quels motifs les participants du groupe-classe employaient le langage non- verbal. La comparaison des activités réalisées dans les deux classes a montré que, dans la classe de FLE, au cours de l´interaction, les silences et les pauses longues apparaissaient plus fréquemment dans les négociations et les stratégies de protection des faces entre professeurs et élèves, tandis que, dans la classe de PLE, nous avons observé peu d´occurrences de ces signaux pendant les échanges. Nous y avons remarqué, cependant, un fort recours aux types de gestes les plus variés de la part des participants du groupe-classe, que cherchent à assurer la réussite de la communication interculturelle. |
id |
UFF-2_86dea2b358c2c183d5bd0b251d9990d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/17941 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbaisLetrasEstudos de linguagemProfessor de línguaLingüísticaLinguagem e línguaAquisição da segunda linguagemEnsinoInteração educador-educandoInteração professor-alunoSilêncioGestosAula de língua estrangeiraInteraction professeur-élèveSilencesGestesClasses de langue étrangèreCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCe travail propose une investigation au sujet des inférences créées à partir des silences et des gestes produits par les participants du groupe-classe de deux contextes distincts : la classe de français langue étrangère (contexte alloglotte) et de portugais langue étrangère (contexte homoglotte). Prenant pour corpus une classe de ces deux contextes, nous avons cherché à analyser à quels moments et pour quels motifs les participants du groupe-classe employaient le langage non- verbal. La comparaison des activités réalisées dans les deux classes a montré que, dans la classe de FLE, au cours de l´interaction, les silences et les pauses longues apparaissaient plus fréquemment dans les négociations et les stratégies de protection des faces entre professeurs et élèves, tandis que, dans la classe de PLE, nous avons observé peu d´occurrences de ces signaux pendant les échanges. Nous y avons remarqué, cependant, un fort recours aux types de gestes les plus variés de la part des participants du groupe-classe, que cherchent à assurer la réussite de la communication interculturelle.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho propõe uma investigação sobre as inferências criadas a partir dos silêncios e dos gestos produzidos pelos participantes do grupo-classe de dois contextos distintos: aula de francês língua estrangeira (contexto aloglota) e de português língua estrangeira (contexto homoglota). Tomando como corpus uma aula de cada um desses ambientes, procuramos analisar em que momentos e por quais motivos os participantes do grupo-classe empregavam a linguagem não-verbal. Com a comparação entre as atividades realizadas nas duas aulas, verificou-se que, na aula de FLE, no decorrer da interação, os silêncios e as pausas longas apareciam com mais freqüência em meio a negociações e estratégias de proteção das faces entre professores e alunos, ao passo que na aula de PLE foi observada pouca ocorrência desses sinais durante as trocas. Nela, porém, notou-se uma forte recorrência aos mais variados tipos de gestos por parte dos participantes do grupo-classe, que buscavam dessa forma garantir o sucesso da comunicação intercultural.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasAlmeida, Fernando Afonso deCPF:15325618422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3Gonçalves, José CarlosCPF:16126129832Fraga, Katia FerreiraCPF:28890760022http://lattes.cnpq.br/1929392487599522Coelho, Victoria Wilson da CostaCPF:16895647822http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763788A1Vereza, Solange CoelhoCPF:56389756422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3Tomaz, Ana Paula de Oliveira2021-03-10T20:43:09Z2008-07-292021-03-10T20:43:09Z2008-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17941porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:43:09Zoai:app.uff.br:1/17941Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:52.083544Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais |
title |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais |
spellingShingle |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais Tomaz, Ana Paula de Oliveira Letras Estudos de linguagem Professor de língua Lingüística Linguagem e língua Aquisição da segunda linguagem Ensino Interação educador-educando Interação professor-aluno Silêncio Gestos Aula de língua estrangeira Interaction professeur-élève Silences Gestes Classes de langue étrangère CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais |
title_full |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais |
title_fullStr |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais |
title_full_unstemmed |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais |
title_sort |
Interpretações para o silêncio: por uma abordagem pragmática dos sinais não-verbais |
author |
Tomaz, Ana Paula de Oliveira |
author_facet |
Tomaz, Ana Paula de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Fernando Afonso de CPF:15325618422 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3 Gonçalves, José Carlos CPF:16126129832 Fraga, Katia Ferreira CPF:28890760022 http://lattes.cnpq.br/1929392487599522 Coelho, Victoria Wilson da Costa CPF:16895647822 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763788A1 Vereza, Solange Coelho CPF:56389756422 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomaz, Ana Paula de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Estudos de linguagem Professor de língua Lingüística Linguagem e língua Aquisição da segunda linguagem Ensino Interação educador-educando Interação professor-aluno Silêncio Gestos Aula de língua estrangeira Interaction professeur-élève Silences Gestes Classes de langue étrangère CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Letras Estudos de linguagem Professor de língua Lingüística Linguagem e língua Aquisição da segunda linguagem Ensino Interação educador-educando Interação professor-aluno Silêncio Gestos Aula de língua estrangeira Interaction professeur-élève Silences Gestes Classes de langue étrangère CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Ce travail propose une investigation au sujet des inférences créées à partir des silences et des gestes produits par les participants du groupe-classe de deux contextes distincts : la classe de français langue étrangère (contexte alloglotte) et de portugais langue étrangère (contexte homoglotte). Prenant pour corpus une classe de ces deux contextes, nous avons cherché à analyser à quels moments et pour quels motifs les participants du groupe-classe employaient le langage non- verbal. La comparaison des activités réalisées dans les deux classes a montré que, dans la classe de FLE, au cours de l´interaction, les silences et les pauses longues apparaissaient plus fréquemment dans les négociations et les stratégies de protection des faces entre professeurs et élèves, tandis que, dans la classe de PLE, nous avons observé peu d´occurrences de ces signaux pendant les échanges. Nous y avons remarqué, cependant, un fort recours aux types de gestes les plus variés de la part des participants du groupe-classe, que cherchent à assurer la réussite de la communication interculturelle. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-29 2008-03-26 2021-03-10T20:43:09Z 2021-03-10T20:43:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17941 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823563055824896 |