Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuchereave, Fabrício Campos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54715
Resumo: Orientadora : Prof. Dr. Ruth Bohunovsky
id UFPR_8dca1e58ed42f50efe6387122806bb26
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54715
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cuchereave, Fabrício CamposBohunovsky, RuthTschirner, ErwinUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2018-12-10T19:43:39Z2018-12-10T19:43:39Z2018https://hdl.handle.net/1884/54715Orientadora : Prof. Dr. Ruth BohunovskyCoorientador : Prof. Dr. Erwin TschirnerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 05/02/2018Inclui referênciasÁrea de concentração : Estudos LinguísticosResumo: A aquisição de vocabulário em língua estrangeira envolve diferentes aspectos do conhecimento lexical que permeiam a forma, o significado e o uso das palavras. Alunos avançados apresentam certas dificuldades no emprego de colocações da língua alvo, principalmente no que se refere a conceitos abstratos presentes em registros formais do discurso, como em temas político-sociais. O presente trabalho reúne tanto abordagens fraseológicas como estudos de frequência em fenômenos linguísticos para determinar, por um lado, o nível de composicionalidade ou idiomaticidade de unidades lexicais complexas, por outro, uma escolha de construções verbo-nominais relevantes para o ensino. A fraseologia comparada se insere nesse contexto como base de análise dos diferentes graus de dificuldade no aprendizado de colocações alemãs por falantes nativos do português. Uma discussão sobre frequência de uso, aprendizagem implícita - e suas limitações - bem como a importância da aprendizagem explícita embasa as sugestões didáticas deste estudo para o aprimoramento da competência lexical. Palavras-chave: Ensino de línguas estrangeiras; Vocabulário; Fraseodidática; Colocações; Alunos avançados.Abstract: Learning vocabulary in a second language involves several aspects of lexical knowledge that pervade the form, the meaning and the use of words. Advanced learners seem to struggle with collocations, especially when referring to abstract concepts that emerge from elevated language contexts, such as social political issues. This study combines both phraseological and frequency oriented approaches to determine the opacity or fixedness of multi-word units and the selection of relevant verb-noun pairs for didactic purposes. The Comparative Phraseology assumes a critical role in this regard, contributing for the analyses of different difficulty levels for native Portuguese speakers to acquire (new) German collocations. Frequency usage effects, incidental learning - and its limits - as well as the importance of explicit instruction are also discussed in order to support didactic strategies to improve learners' lexical competence. Keywords: Second language acquisition; Vocabulary; Phraseodidactic studies; Collocations; Advanced learners.85 + 31 p.application/pdfLetrasAquisição da segunda linguagem - Língua alemãKollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABRICIO CAMPOS CUCHEREAVE.pdfapplication/pdf3019464https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54715/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIO%20CAMPOS%20CUCHEREAVE.pdf55a3ef06fb679a22c5d0ed0b1f21486bMD51open access1884/547152018-12-10 17:43:40.028open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54715Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-12-10T19:43:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
title Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
spellingShingle Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
Cuchereave, Fabrício Campos
Letras
Aquisição da segunda linguagem - Língua alemã
title_short Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
title_full Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
title_fullStr Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
title_full_unstemmed Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
title_sort Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
author Cuchereave, Fabrício Campos
author_facet Cuchereave, Fabrício Campos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bohunovsky, Ruth
Tschirner, Erwin
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuchereave, Fabrício Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Aquisição da segunda linguagem - Língua alemã
topic Letras
Aquisição da segunda linguagem - Língua alemã
description Orientadora : Prof. Dr. Ruth Bohunovsky
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-10T19:43:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-10T19:43:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54715
url https://hdl.handle.net/1884/54715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 + 31 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54715/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIO%20CAMPOS%20CUCHEREAVE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55a3ef06fb679a22c5d0ed0b1f21486b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860742597574656