Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445 |
Resumo: | O presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, problematizando a educação e inclusão de surdos e suas consequências para o seu desenvolvimento. A pergunta de pesquisa vislumbrou refletir: qual pode ser considerada a melhor forma e local de escolarização/inclusão para crianças e adolescentes surdos? Para tanto, consultou-se referencial teórico sobre o tema e realizou-se entrevistas com docentes da área de Educação Especial e Inclusiva com ênfase na surdez – uma professora em escola especial e uma professora em escola regular. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível enfatizar e salientar a maneira como vem acontecendo, na específica realidade pesquisada, a inclusão e a escolarização de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, bem como a relevância da Educação Bilíngue e Educação Inclusiva desses sujeitos. |
id |
UFF-2_876e64426b58724516404a7ab0238cd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30445 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolarescolarizaçãoinclusão escolarsurdezschoolingschool inclusiondeafnessO presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, problematizando a educação e inclusão de surdos e suas consequências para o seu desenvolvimento. A pergunta de pesquisa vislumbrou refletir: qual pode ser considerada a melhor forma e local de escolarização/inclusão para crianças e adolescentes surdos? Para tanto, consultou-se referencial teórico sobre o tema e realizou-se entrevistas com docentes da área de Educação Especial e Inclusiva com ênfase na surdez – uma professora em escola especial e uma professora em escola regular. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível enfatizar e salientar a maneira como vem acontecendo, na específica realidade pesquisada, a inclusão e a escolarização de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, bem como a relevância da Educação Bilíngue e Educação Inclusiva desses sujeitos.The present work sought to reflect on the schooling and inclusion of deaf children and adolescents in the school environment, embarking on a perspective of Bilingual Education, discussing historical contexts, questioning the education and inclusion of deaf people and their consequences for their development. The research question sought to reflect: what can be considered the best form and place of schooling/inclusion for deaf children and adolescents? To this end, the theoretical framework on the subject was consulted and interviews were conducted with teachers in the area of Special and Inclusive Education with an emphasis on deafness – a teacher in a special school and a teacher in a regular school. With the development of the research, it was possible to emphasize and highlight the way in which the inclusion and schooling of deaf children and adolescents in the school environment has been happening, in the specific reality researched, as well as the relevance of Bilingual Education and Inclusive Education for these subjects.31 p.Uhmann, Silvana MatosPrado, Renata Lopes CostaBergo, Renata SilvaAlves, Larissa Ramos de Lima2023-09-19T16:36:26Z2023-09-19T16:36:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Larissa Ramos de Lima. Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T16:36:30Zoai:app.uff.br:1/30445Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:02.344013Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar |
title |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar |
spellingShingle |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar Alves, Larissa Ramos de Lima escolarização inclusão escolar surdez schooling school inclusion deafness |
title_short |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar |
title_full |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar |
title_fullStr |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar |
title_sort |
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar |
author |
Alves, Larissa Ramos de Lima |
author_facet |
Alves, Larissa Ramos de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uhmann, Silvana Matos Prado, Renata Lopes Costa Bergo, Renata Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Larissa Ramos de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolarização inclusão escolar surdez schooling school inclusion deafness |
topic |
escolarização inclusão escolar surdez schooling school inclusion deafness |
description |
O presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, problematizando a educação e inclusão de surdos e suas consequências para o seu desenvolvimento. A pergunta de pesquisa vislumbrou refletir: qual pode ser considerada a melhor forma e local de escolarização/inclusão para crianças e adolescentes surdos? Para tanto, consultou-se referencial teórico sobre o tema e realizou-se entrevistas com docentes da área de Educação Especial e Inclusiva com ênfase na surdez – uma professora em escola especial e uma professora em escola regular. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível enfatizar e salientar a maneira como vem acontecendo, na específica realidade pesquisada, a inclusão e a escolarização de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, bem como a relevância da Educação Bilíngue e Educação Inclusiva desses sujeitos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19T16:36:26Z 2023-09-19T16:36:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Larissa Ramos de Lima. Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445 |
identifier_str_mv |
ALVES, Larissa Ramos de Lima. Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823660140331008 |