Concepções de licenciandos e professores sobre contextualização no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leguizamon, Matheus Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25935
Resumo: A dificuldade dos alunos nas disciplinas de ciências envolve o desinteresse por assuntos considerados irrelevantes e não usuais pelos mesmos, de matérias que são apresentadas de forma conteudista, repetitiva e dogmática por parte dos professores. Os docentes por sua vez têm dificuldades na articulação do saber especializado com o pedagógico por problemas no decorrer de sua formação. Sabendo disso, encontrar alternativas que aproximem o saber técnico com a vida desses estudantes torna-se imprescindível para uma formação que transcenda a sala de aula. Por esse motivo, a contextualização dessas disciplinas tem de ser considerada, afim de conseguir uma forma de ensino mais atraente para os discentes. A presente pesquisa se dispôs a investigar concepções coletivas de grupos de professores em formação inicial e continuada, por meio das Representações Sociais (RS) propostas por Moscovici. E uma abordagem de pesquisa qualitativa, foram coletadas informações de 100 participantes considerando três grupos: licenciandos de início de curso, de final de curso e professores, que também são pós-graduandos da área de Ensino de Ciências, todos da Universidade Federal Fluminense – UFF. Utilizando-se a técnica de associação livre de palavras (TALP), foram coletadas as evocações espontâneas das cinco primeiras palavras a partir do termo indutor: “Contextualização no Ensino de Ciências”, seguida da análise prototípica ou quatro quadrantes. De modo geral a concepção dos três grupos tem um caráter central em comum, que é a noção de contextualização no Ensino de Ciências como simples abordagem de situações do cotidiano, com algumas particularidades que se diferem nos momentos em que os grupos estão inseridos na vida acadêmica e profissional, sendo observada um desenvolvimento crescente do uso da contextualização como forma de compreender a realidade social. Evidencia-se, assim, a importância de uma formação que conecte os saberes específicos e pedagógicos, para que os professores consigam contornar as dificuldades do Ensino de Ciências
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Por esse motivo, a contextualização dessas disciplinas tem de ser considerada, afim de conseguir uma forma de ensino mais atraente para os discentes. A presente pesquisa se dispôs a investigar concepções coletivas de grupos de professores em formação inicial e continuada, por meio das Representações Sociais (RS) propostas por Moscovici. E uma abordagem de pesquisa qualitativa, foram coletadas informações de 100 participantes considerando três grupos: licenciandos de início de curso, de final de curso e professores, que também são pós-graduandos da área de Ensino de Ciências, todos da Universidade Federal Fluminense – UFF. Utilizando-se a técnica de associação livre de palavras (TALP), foram coletadas as evocações espontâneas das cinco primeiras palavras a partir do termo indutor: “Contextualização no Ensino de Ciências”, seguida da análise prototípica ou quatro quadrantes. De modo geral a concepção dos três grupos tem um caráter central em comum, que é a noção de contextualização no Ensino de Ciências como simples abordagem de situações do cotidiano, com algumas particularidades que se diferem nos momentos em que os grupos estão inseridos na vida acadêmica e profissional, sendo observada um desenvolvimento crescente do uso da contextualização como forma de compreender a realidade social. Evidencia-se, assim, a importância de uma formação que conecte os saberes específicos e pedagógicos, para que os professores consigam contornar as dificuldades do Ensino de CiênciasThe difficulty of students in science subjects involves the disinterest in subjects considered irrelevant and not used by them, of subjects that are presented in a contentious, repetitive and dogmatic way by teachers. Teachers, in turn, have difficulties in the articulation of specialized knowledge with the pedagogical one due to problems during their formation. Knowing this, finding alternatives that bring technical knowledge closer to the lives of these students becomes indispensable for a formation that transcends the classroom. For this reason, the contextualization of these disciplines has to be considered in order to achieve a more attractive form of teaching for students. The present research was willing to investigate collective conceptions of groups of teachers in initial and continuous education, through the Social Representations (RS) proposed by Moscovici. And a qualitative research approach, information was collected from 100 participants considering three groups: undergraduate, end-of-course graduates and teachers, who are also graduate students in the area of Science Teaching, all from the Universidade Federal Fluminense - UFF. Using the technique of free association of words (TALP), spontaneous evocations of the first five words were collected from the inducing term: “Contextualization in Science Education”, followed by prototypic analysis or four quadrants. In general, the conception of the three groups has a central character in common, which is the notion of contextualization in the science teaching as a simple approach to everyday situations, with some particularities that differ in the moments when the groups are inserted in academic and professional life, being observed a growing development the use of contextualization as a way to understand social reality. Thus, it is evident the importance of a training that connects specific and pedagogical knowledge, so that teachers can overcome the difficulties of the science teaching.29 p.Aguiar, Joana Guilares deRibeiro, Carlos Magno RochaSelles, Jairo PaesLeguizamon, Matheus Martins2022-08-01T20:40:23Z2022-08-01T20:40:23Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEGUIZAMON, Matheus Martins. Concepções de licenciandos e professores sobre contextualização no ensino de Ciências. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021http://app.uff.br/riuff/handle/1/25935CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-01T20:40:26Zoai:app.uff.br:1/25935Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-01T20:40:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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