Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Fernando Costa Marques de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14002
Resumo: Neste trabalho nos propomos a estudar o tratamento dado, em livros didáticos, ao ensino das construções geométricas e, em especial, dos polígonos regulares no Brasil de meados do século XIX até o início do século XX. Para tanto, realizamos a análise de alguns livros de Geometria Euclidiana Plana do período citado. Três componentes guiaram nossas análises dos livros, são elas, destacadas em seguida: leitura dos trechos dos livros que envolvem polígonos regulares e construções geométricas; apresentação das abordagens utilizadas; confecção de sínteses sobre cada livro para compor as considerações finais
id UFF-2_87eddfa3383dc293845d92429ccbd6ad
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14002
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XXConstruções geométricasPolígonos regularesLivros didáticosHistória da educação matemáticaConstrução geométricaAvaliação de livroLivro didáticoNeste trabalho nos propomos a estudar o tratamento dado, em livros didáticos, ao ensino das construções geométricas e, em especial, dos polígonos regulares no Brasil de meados do século XIX até o início do século XX. Para tanto, realizamos a análise de alguns livros de Geometria Euclidiana Plana do período citado. Três componentes guiaram nossas análises dos livros, são elas, destacadas em seguida: leitura dos trechos dos livros que envolvem polígonos regulares e construções geométricas; apresentação das abordagens utilizadas; confecção de sínteses sobre cada livro para compor as considerações finais69 f.Dassie, Bruno AlvesSoares, Flávia dos SantosRezende, Wanderley MouraFaria, Fernando Costa Marques de2020-06-22T14:37:57Z2020-06-22T14:37:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFARIA, Fernando Costa Marques de. Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14002Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-27T01:35:19Zoai:app.uff.br:1/14002Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-27T01:35:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
title Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
spellingShingle Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
Faria, Fernando Costa Marques de
Construções geométricas
Polígonos regulares
Livros didáticos
História da educação matemática
Construção geométrica
Avaliação de livro
Livro didático
title_short Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
title_full Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
title_fullStr Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
title_full_unstemmed Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
title_sort Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX
author Faria, Fernando Costa Marques de
author_facet Faria, Fernando Costa Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
Soares, Flávia dos Santos
Rezende, Wanderley Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Fernando Costa Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Construções geométricas
Polígonos regulares
Livros didáticos
História da educação matemática
Construção geométrica
Avaliação de livro
Livro didático
topic Construções geométricas
Polígonos regulares
Livros didáticos
História da educação matemática
Construção geométrica
Avaliação de livro
Livro didático
description Neste trabalho nos propomos a estudar o tratamento dado, em livros didáticos, ao ensino das construções geométricas e, em especial, dos polígonos regulares no Brasil de meados do século XIX até o início do século XX. Para tanto, realizamos a análise de alguns livros de Geometria Euclidiana Plana do período citado. Três componentes guiaram nossas análises dos livros, são elas, destacadas em seguida: leitura dos trechos dos livros que envolvem polígonos regulares e construções geométricas; apresentação das abordagens utilizadas; confecção de sínteses sobre cada livro para compor as considerações finais
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-06-22T14:37:57Z
2020-06-22T14:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Fernando Costa Marques de. Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14002
Aluno de Graduação
identifier_str_mv FARIA, Fernando Costa Marques de. Polígonos regulares em livros didáticos: exemplos de abordagens entre o século XIX e XX. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044714671702016