Instrumento de avaliação das barreiras para implementação da gestão por competência na instituição pública de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9298 http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.07208185751 |
Resumo: | A gestão por competências tem sido apontada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações na gestão de pessoas. Baseando-se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante no desempenho superior de pessoas e das organizações, esse modelo propõe-se fundamentalmente a gerenciar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis na organização. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação das barreiras institucionais para implementação da gestão por competência numa instituição pública de ensino. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva conjugada com estudo de caso. Foram entrevistados 132 servidores técnicos administrativos e 18 gestores dos três campi que integram o Colégio Pedro II/RJ que responderam a um questionário semi-estruturado. A pesquisa realizada na literatura evidenciou que as principais categorias de barreiras a implementação da Gestão por Competência na Administração Pública foram: avaliação do servidor, capacitação/treinamento, ruídos na comunicação interna, grande demanda de informações, concurso público-seleção, ausência de capacitação do gestor, carência de servidores, Mudança de Gestão e Legislação. Dessa forma, os resultados observados nesse estudo estão em consonância com os principais pontos observados com esse trabalho, tais como: feedback aos servidores, conhecimento da legislação, adequação dos horários dos cursos de capacitação, treinamento aos servidores e ruídos de comunicação que serviram de parâmetros para o desenvolvimento de ações para a promoção da Gestão por Competência na referida instituição. |
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Instrumento de avaliação das barreiras para implementação da gestão por competência na instituição pública de ensinoBarriers evaluation instrument for the implementation of competence management in the public institution of teachingGestão por competênciaGestão de pessoas no serviço públicoGestão públicaAdministração de pessoalCompetência profissionalCompetence managementManagement of persons in the public serviceA gestão por competências tem sido apontada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações na gestão de pessoas. Baseando-se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante no desempenho superior de pessoas e das organizações, esse modelo propõe-se fundamentalmente a gerenciar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis na organização. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação das barreiras institucionais para implementação da gestão por competência numa instituição pública de ensino. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva conjugada com estudo de caso. Foram entrevistados 132 servidores técnicos administrativos e 18 gestores dos três campi que integram o Colégio Pedro II/RJ que responderam a um questionário semi-estruturado. A pesquisa realizada na literatura evidenciou que as principais categorias de barreiras a implementação da Gestão por Competência na Administração Pública foram: avaliação do servidor, capacitação/treinamento, ruídos na comunicação interna, grande demanda de informações, concurso público-seleção, ausência de capacitação do gestor, carência de servidores, Mudança de Gestão e Legislação. Dessa forma, os resultados observados nesse estudo estão em consonância com os principais pontos observados com esse trabalho, tais como: feedback aos servidores, conhecimento da legislação, adequação dos horários dos cursos de capacitação, treinamento aos servidores e ruídos de comunicação que serviram de parâmetros para o desenvolvimento de ações para a promoção da Gestão por Competência na referida instituição.Competence management has been identified as an alternative managerial model to the instruments traditionally used by organizations. Based on the assumption that the mastery of certain resources is determinant in the superior performance of individuals and organizations, this model is fundamentally designed to manage the gap or gap in skills, that is, to reduce as much as possible the discrepancy between skills organizational goals and those already available in the organization. The objective of this study was to develop an instrument for the evaluation of institutional barriers to the implementation of competency management in a public educational institution. A quantitative research was carried out, with a descriptive approach combined with a case study. A total of 132 administrative technical servers and 18 managers of the three campuses that integrated the Pedro II College/ RJ were interviewed, who answered a semi-structured questionnaire. The research carried out in the literature showed that the main barriers to the implementation of Management by Competence in Public Administration were: server evaluation, training/training, noise in internal communication, great information demand, public selection, lack of servers, change of management and legislation. Thus, the results observed in this study are in line with the main obstacles, listed in the literature, for the implementation of Management by Competence in the Pedro II College.70 f.NiteróiFerraz, Fernando ToledoHecksher, Suzana DantasSantos, Isaac José Antonio Luquetti dosCastro, Robson Costa de2019-04-26T12:18:26Z2019-04-26T12:18:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9298Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.07208185751CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:08Zoai:app.uff.br:1/9298Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:09.661318Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A gestão por competências tem sido apontada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações na gestão de pessoas. Baseando-se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante no desempenho superior de pessoas e das organizações, esse modelo propõe-se fundamentalmente a gerenciar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis na organização. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação das barreiras institucionais para implementação da gestão por competência numa instituição pública de ensino. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva conjugada com estudo de caso. Foram entrevistados 132 servidores técnicos administrativos e 18 gestores dos três campi que integram o Colégio Pedro II/RJ que responderam a um questionário semi-estruturado. A pesquisa realizada na literatura evidenciou que as principais categorias de barreiras a implementação da Gestão por Competência na Administração Pública foram: avaliação do servidor, capacitação/treinamento, ruídos na comunicação interna, grande demanda de informações, concurso público-seleção, ausência de capacitação do gestor, carência de servidores, Mudança de Gestão e Legislação. Dessa forma, os resultados observados nesse estudo estão em consonância com os principais pontos observados com esse trabalho, tais como: feedback aos servidores, conhecimento da legislação, adequação dos horários dos cursos de capacitação, treinamento aos servidores e ruídos de comunicação que serviram de parâmetros para o desenvolvimento de ações para a promoção da Gestão por Competência na referida instituição. |
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