A influência da imagem dos atletas do surfe no comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniel Velasco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27954
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da imagem dos atletas profissionais de surfe na compra de produtos relacionados ao esporte. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores ou simpatizantes do esporte surfe, todos residentes na cidade de Macaé-RJ. Os resultados mostraram que dos dez entrevistados somente dois afirmaram não praticar o esporte, sendo somente simpatizantes. Todos já disseram ter assistido algum evento ou competição de surfe pela TV, Internet ou pessoalmente, ressaltando a diferença que é assistir algum campeonato presencialmente. A maioria disse ser fã de algum atleta do esporte e, com o acesso à Internet e redes sociais, todos acompanham o dia a dia e campeonato dos atletas do esporte pela rede social Instagram. Os produtos relacionados ao surfe mais consumidos pelos entrevistados foram acessórios para a prática do esporte, vestuário e acessórios pessoais. Os locais mais usados para compra de produtos de surfe são as lojas físicas e pela Internet, sendo a Internet o local com maior preferência para consumo, pela facilidade em encontrar variedade de produtos e pelo preço mais acessível. Foi citado que a motivação para a compra de produtos relacionados ao surfe foi o estilo de vida que o surfe representa. Como fator relevante na hora da compra, a maioria mostrou ser o custo-benefício e a qualidade do produto. Todos citaram conhecer marcas que patrocinam campeonatos e atletas de surfe e já terem comprado produtos de surfe referente a alguma coleção de algum atleta específico ou que fosse de alguma marca patrocinadora. Os entrevistados demonstraram vontade de usar o que os atletas usam e associam a recomendação do atleta à qualidade da marca
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