Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36862 |
Resumo: | O objetivo do estudo proposto é o de explorar os hábitos de consumo do torcedor gremista em relação aos produtos oferecidos pelo clube. A revisão de literatura abordou temas como comportamento do consumidor no esporte, produto no esporte e a classificação de torcedores relativos às suas motivações e atitudes, proposta por Hunt, Bristol e Bashaw (1999). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com torcedores de Porto Alegre e residentes em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado no trabalho dois tipos de torcedores, os devotos e os fanáticos, que diferem no nível de engajamento em relação ao Grêmio. Enquanto os devotos consideram o Grêmio importante mas reconhecem que existe em suas vidas aspectos mais importantes, os fanáticos consideram o Grêmio tão importante quanto os outros aspectos de suas vidas. Os resultados apresentam maneiras de como o Grêmio pode se beneficiar a partir de diferentes abordagens de marketing baseadas nas características dos torcedores. |
id |
UFRGS-2_2e0164d181d9316967d2088475288ce6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36862 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Felipe CardosoSlongo, Luiz Antonio2012-01-25T01:20:09Z2011http://hdl.handle.net/10183/36862000819561O objetivo do estudo proposto é o de explorar os hábitos de consumo do torcedor gremista em relação aos produtos oferecidos pelo clube. A revisão de literatura abordou temas como comportamento do consumidor no esporte, produto no esporte e a classificação de torcedores relativos às suas motivações e atitudes, proposta por Hunt, Bristol e Bashaw (1999). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com torcedores de Porto Alegre e residentes em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado no trabalho dois tipos de torcedores, os devotos e os fanáticos, que diferem no nível de engajamento em relação ao Grêmio. Enquanto os devotos consideram o Grêmio importante mas reconhecem que existe em suas vidas aspectos mais importantes, os fanáticos consideram o Grêmio tão importante quanto os outros aspectos de suas vidas. Os resultados apresentam maneiras de como o Grêmio pode se beneficiar a partir de diferentes abordagens de marketing baseadas nas características dos torcedores.The aim of this study is to explore the consumption habits of Gremio‟s fans related to team products. The literature review covers theory about sports consumer behavior, sport products, and the fan classification proposed by Hunt, Bristol and Bashaw (1999). A qualitative and exploratory research was the method used, whereas the in-depth was technique of investigation of the fans from Porto Alegre and other regions of Rio Grande do Sul. Two types of fans were indentified, the devoted and the fanatical, that differ mainly by the level of attachment with Grêmio, that means that a devoted one considers Grêmio an important thing in his life, while the fanatical perceives Grêmio as one of the most important things. The findings elucidate ways that Grêmio may take advantage from different marketing approaches based on the fan characteristics.application/pdfporMarketing esportivoHábitos de consumoComportamento do consumidorSports consumer behaviorSports productsSports marketingFans classificationHábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819561.pdf.txt000819561.pdf.txtExtracted Texttext/plain77373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/2/000819561.pdf.txt27ac54e489e501e5f884ee6a37ae6458MD52ORIGINAL000819561.pdf000819561.pdfTexto completoapplication/pdf869638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/1/000819561.pdfe9261dc25def44c2ddaab157f40d80daMD51THUMBNAIL000819561.pdf.jpg000819561.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/3/000819561.pdf.jpg086786a7f02046984bbc365ae2198e5dMD5310183/368622018-10-09 08:50:51.795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36862Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube |
title |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube |
spellingShingle |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube Barbosa, Felipe Cardoso Marketing esportivo Hábitos de consumo Comportamento do consumidor Sports consumer behavior Sports products Sports marketing Fans classification |
title_short |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube |
title_full |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube |
title_fullStr |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube |
title_full_unstemmed |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube |
title_sort |
Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube |
author |
Barbosa, Felipe Cardoso |
author_facet |
Barbosa, Felipe Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Felipe Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Hábitos de consumo Comportamento do consumidor |
topic |
Marketing esportivo Hábitos de consumo Comportamento do consumidor Sports consumer behavior Sports products Sports marketing Fans classification |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sports consumer behavior Sports products Sports marketing Fans classification |
description |
O objetivo do estudo proposto é o de explorar os hábitos de consumo do torcedor gremista em relação aos produtos oferecidos pelo clube. A revisão de literatura abordou temas como comportamento do consumidor no esporte, produto no esporte e a classificação de torcedores relativos às suas motivações e atitudes, proposta por Hunt, Bristol e Bashaw (1999). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com torcedores de Porto Alegre e residentes em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado no trabalho dois tipos de torcedores, os devotos e os fanáticos, que diferem no nível de engajamento em relação ao Grêmio. Enquanto os devotos consideram o Grêmio importante mas reconhecem que existe em suas vidas aspectos mais importantes, os fanáticos consideram o Grêmio tão importante quanto os outros aspectos de suas vidas. Os resultados apresentam maneiras de como o Grêmio pode se beneficiar a partir de diferentes abordagens de marketing baseadas nas características dos torcedores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-25T01:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36862 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819561 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36862 |
identifier_str_mv |
000819561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/2/000819561.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/1/000819561.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/3/000819561.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27ac54e489e501e5f884ee6a37ae6458 e9261dc25def44c2ddaab157f40d80da 086786a7f02046984bbc365ae2198e5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224421586763776 |