Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Felipe Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36862
Resumo: O objetivo do estudo proposto é o de explorar os hábitos de consumo do torcedor gremista em relação aos produtos oferecidos pelo clube. A revisão de literatura abordou temas como comportamento do consumidor no esporte, produto no esporte e a classificação de torcedores relativos às suas motivações e atitudes, proposta por Hunt, Bristol e Bashaw (1999). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com torcedores de Porto Alegre e residentes em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado no trabalho dois tipos de torcedores, os devotos e os fanáticos, que diferem no nível de engajamento em relação ao Grêmio. Enquanto os devotos consideram o Grêmio importante mas reconhecem que existe em suas vidas aspectos mais importantes, os fanáticos consideram o Grêmio tão importante quanto os outros aspectos de suas vidas. Os resultados apresentam maneiras de como o Grêmio pode se beneficiar a partir de diferentes abordagens de marketing baseadas nas características dos torcedores.
id UFRGS-2_2e0164d181d9316967d2088475288ce6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36862
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Felipe CardosoSlongo, Luiz Antonio2012-01-25T01:20:09Z2011http://hdl.handle.net/10183/36862000819561O objetivo do estudo proposto é o de explorar os hábitos de consumo do torcedor gremista em relação aos produtos oferecidos pelo clube. A revisão de literatura abordou temas como comportamento do consumidor no esporte, produto no esporte e a classificação de torcedores relativos às suas motivações e atitudes, proposta por Hunt, Bristol e Bashaw (1999). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com torcedores de Porto Alegre e residentes em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado no trabalho dois tipos de torcedores, os devotos e os fanáticos, que diferem no nível de engajamento em relação ao Grêmio. Enquanto os devotos consideram o Grêmio importante mas reconhecem que existe em suas vidas aspectos mais importantes, os fanáticos consideram o Grêmio tão importante quanto os outros aspectos de suas vidas. Os resultados apresentam maneiras de como o Grêmio pode se beneficiar a partir de diferentes abordagens de marketing baseadas nas características dos torcedores.The aim of this study is to explore the consumption habits of Gremio‟s fans related to team products. The literature review covers theory about sports consumer behavior, sport products, and the fan classification proposed by Hunt, Bristol and Bashaw (1999). A qualitative and exploratory research was the method used, whereas the in-depth was technique of investigation of the fans from Porto Alegre and other regions of Rio Grande do Sul. Two types of fans were indentified, the devoted and the fanatical, that differ mainly by the level of attachment with Grêmio, that means that a devoted one considers Grêmio an important thing in his life, while the fanatical perceives Grêmio as one of the most important things. The findings elucidate ways that Grêmio may take advantage from different marketing approaches based on the fan characteristics.application/pdfporMarketing esportivoHábitos de consumoComportamento do consumidorSports consumer behaviorSports productsSports marketingFans classificationHábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819561.pdf.txt000819561.pdf.txtExtracted Texttext/plain77373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/2/000819561.pdf.txt27ac54e489e501e5f884ee6a37ae6458MD52ORIGINAL000819561.pdf000819561.pdfTexto completoapplication/pdf869638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/1/000819561.pdfe9261dc25def44c2ddaab157f40d80daMD51THUMBNAIL000819561.pdf.jpg000819561.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/3/000819561.pdf.jpg086786a7f02046984bbc365ae2198e5dMD5310183/368622018-10-09 08:50:51.795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36862Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
title Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
spellingShingle Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
Barbosa, Felipe Cardoso
Marketing esportivo
Hábitos de consumo
Comportamento do consumidor
Sports consumer behavior
Sports products
Sports marketing
Fans classification
title_short Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
title_full Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
title_fullStr Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
title_full_unstemmed Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
title_sort Hábitos de consumo do torcedor do Grêmio em relação a produtos do Clube
author Barbosa, Felipe Cardoso
author_facet Barbosa, Felipe Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Felipe Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Hábitos de consumo
Comportamento do consumidor
topic Marketing esportivo
Hábitos de consumo
Comportamento do consumidor
Sports consumer behavior
Sports products
Sports marketing
Fans classification
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports consumer behavior
Sports products
Sports marketing
Fans classification
description O objetivo do estudo proposto é o de explorar os hábitos de consumo do torcedor gremista em relação aos produtos oferecidos pelo clube. A revisão de literatura abordou temas como comportamento do consumidor no esporte, produto no esporte e a classificação de torcedores relativos às suas motivações e atitudes, proposta por Hunt, Bristol e Bashaw (1999). O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas em profundidade com torcedores de Porto Alegre e residentes em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado no trabalho dois tipos de torcedores, os devotos e os fanáticos, que diferem no nível de engajamento em relação ao Grêmio. Enquanto os devotos consideram o Grêmio importante mas reconhecem que existe em suas vidas aspectos mais importantes, os fanáticos consideram o Grêmio tão importante quanto os outros aspectos de suas vidas. Os resultados apresentam maneiras de como o Grêmio pode se beneficiar a partir de diferentes abordagens de marketing baseadas nas características dos torcedores.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-25T01:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36862
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819561
url http://hdl.handle.net/10183/36862
identifier_str_mv 000819561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/2/000819561.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/1/000819561.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36862/3/000819561.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27ac54e489e501e5f884ee6a37ae6458
e9261dc25def44c2ddaab157f40d80da
086786a7f02046984bbc365ae2198e5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421586763776