Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105
Resumo: Orientadores: Eric David Cohen, Leandro Carlos Mazzei
id UNICAMP-30_7d2eb68b18c39e81d60cf9a625f65ab5
oai_identifier_str oai::1373677
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivoThe effects of perception and orientation on sport costumer behaviorMarketing esportivoComportamento do consumidorPercepçãoConsumer behaviorPerceptionSports marketingOrientadores: Eric David Cohen, Leandro Carlos MazzeiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: O objetivo deste estudo foi propor um modelo conceitual da relação entre a percepção e a orientação dos torcedores de futebol, com a intenção em ir ao estádio e a satisfação no relacionamento com o clube. Para realização da pesquisa, utilizou-se uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação das escalas Perceived Fan Orientation (PERFANOR) e Orientation Toward a Sport Event (OSE). Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais e estatística descritiva. Sobre o conceito de percepção, resultados apontaram para uma relação significativa com o sentimento de satisfação, ao passo que, para o conceito de orientação, conclui-se que são significativas as relações entre os comportamentos Afetivos do público com a satisfação, bem como para a intenção de ir ao estádio. O presente estudo oferece uma compreensão acerca do comportamento do consumidor do esporte no Brasil, testando um modelo empírico sobre as intenções em comparecer a um evento esportivoAbstract: The aim of this study was to propose a conceptual model of the relation between perception and orientation of soccer fans with the intention to attend a soccer game at the stadium and the satisfaction in the relationship with the club. To carry out the research, a quantitative approach was used through the application of the scales Perceived Fan Orientation (PERFANOR) and Orientation Toward a Sport Event (OSE). For data analysis the Structural Equation Modelling technique (SEM) and descriptive statistics were used. On the concept of perception, results pointed to a significant relationship with the feeling of satisfaction, while for the concept of orientation it is concluded that the relationships between the Affect behavior of the public with satisfaction as well as the intention to attend a soccer game at the stadium are significant. The present study provides an understanding about sports consumer behavior in Brazil, testing an empirical model about the intentions to attend a sport eventMestradoGestão e SustentabilidadeMestre em Administração[s.n.]Cohen, Eric David, 1958-Mazzei, Leandro Carlos, 1978-Cunha, Christiano França daRocco Júnior, Ary JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortoleto, Felipe Barbaro, 1996-20232023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105BORTOLETO, Felipe Barbaro. Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo. 2023. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373677Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T15:34:51Zoai::1373677Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-06T15:34:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
The effects of perception and orientation on sport costumer behavior
title Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
spellingShingle Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996-
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Percepção
Consumer behavior
Perception
Sports marketing
title_short Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
title_full Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
title_fullStr Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
title_full_unstemmed Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
title_sort Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo
author Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996-
author_facet Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cohen, Eric David, 1958-
Mazzei, Leandro Carlos, 1978-
Cunha, Christiano França da
Rocco Júnior, Ary José
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Administração
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoleto, Felipe Barbaro, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Percepção
Consumer behavior
Perception
Sports marketing
topic Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Percepção
Consumer behavior
Perception
Sports marketing
description Orientadores: Eric David Cohen, Leandro Carlos Mazzei
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105
BORTOLETO, Felipe Barbaro. Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo. 2023. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105
identifier_str_mv BORTOLETO, Felipe Barbaro. Os efeitos da percepção e da orientação no comportamento do consumidor esportivo. 2023. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15105. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373677
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189194666344448