Filosofia da educação em Paulo Freire: reflexões sobre educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Camilla Frederico
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22203
Resumo: A partir do materialismo histórico e dialético, o objetivo do trabalho é apontar as contribuições trazidas por Paulo Freire para a formação de educadores populares através da reflexão sobre a necessária dialética entre subjetividade e objetividade na transformação da realidade concreta. Toma como eixo central a discussão sobre a relação sujeito objeto na filosofia moderna. Como observa Freire, todas as análises que não compreendem essa unidade dialética decaem para a negação ora da subjetividade, ora da objetividade. Criticando as ideias de “conscientização” individual e de um “pensar sobre a própria prática” que não considere radicalmente os condicionamentos dessa prática, Paulo Freire nos fundamenta para compreender uma Educação Popular que tenha como intencionalidade a capacitação técnica e científica das camadas populares para a tomada do poder. Identificamos, na leitura de Freire, a influência de Gramsci, que o leva a compreender que não basta tomar o poder, é preciso reinventá-lo. Assim, educadores populares devem voltar-se para uma reflexão ontológica, onde o oprimido, descobrindo-se negado de ser, deve lutar por libertação para que possa construir-se em sua práxis. Fundamenta que Educação Popular, sendo “do Oprimido”, feita com ele, deve estar presente no antes, no durante e depois da revolução
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