Filosofia da educação em Paulo Freire: reflexões sobre educação popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22203 |
Resumo: | A partir do materialismo histórico e dialético, o objetivo do trabalho é apontar as contribuições trazidas por Paulo Freire para a formação de educadores populares através da reflexão sobre a necessária dialética entre subjetividade e objetividade na transformação da realidade concreta. Toma como eixo central a discussão sobre a relação sujeito objeto na filosofia moderna. Como observa Freire, todas as análises que não compreendem essa unidade dialética decaem para a negação ora da subjetividade, ora da objetividade. Criticando as ideias de “conscientização” individual e de um “pensar sobre a própria prática” que não considere radicalmente os condicionamentos dessa prática, Paulo Freire nos fundamenta para compreender uma Educação Popular que tenha como intencionalidade a capacitação técnica e científica das camadas populares para a tomada do poder. Identificamos, na leitura de Freire, a influência de Gramsci, que o leva a compreender que não basta tomar o poder, é preciso reinventá-lo. Assim, educadores populares devem voltar-se para uma reflexão ontológica, onde o oprimido, descobrindo-se negado de ser, deve lutar por libertação para que possa construir-se em sua práxis. Fundamenta que Educação Popular, sendo “do Oprimido”, feita com ele, deve estar presente no antes, no durante e depois da revolução |
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Filosofia da educação em Paulo Freire: reflexões sobre educação popularFilosofia da educação popularPaulo FreireMarxismoFilosofia da educaçãoPedagogiaFilosofía de la educación popularPaulo FreireMarxismoFilosofía de la educaciónA partir do materialismo histórico e dialético, o objetivo do trabalho é apontar as contribuições trazidas por Paulo Freire para a formação de educadores populares através da reflexão sobre a necessária dialética entre subjetividade e objetividade na transformação da realidade concreta. Toma como eixo central a discussão sobre a relação sujeito objeto na filosofia moderna. Como observa Freire, todas as análises que não compreendem essa unidade dialética decaem para a negação ora da subjetividade, ora da objetividade. Criticando as ideias de “conscientização” individual e de um “pensar sobre a própria prática” que não considere radicalmente os condicionamentos dessa prática, Paulo Freire nos fundamenta para compreender uma Educação Popular que tenha como intencionalidade a capacitação técnica e científica das camadas populares para a tomada do poder. Identificamos, na leitura de Freire, a influência de Gramsci, que o leva a compreender que não basta tomar o poder, é preciso reinventá-lo. Assim, educadores populares devem voltar-se para uma reflexão ontológica, onde o oprimido, descobrindo-se negado de ser, deve lutar por libertação para que possa construir-se em sua práxis. Fundamenta que Educação Popular, sendo “do Oprimido”, feita com ele, deve estar presente no antes, no durante e depois da revoluçãoPartiendo del materialismo histórico y dialéctico, el objetivo del trabajo es señalar los aportes de Paulo Freire a la formación de los educadores populares a través de la reflexión sobre la dialéctica necesaria entre subjetividad y objetividad en la transformación de la realidad concreta. Toma como eje central la discusión sobre la relación sujeto-objeto en la filosofía moderna. Como observa Freire, todos los análisis que no comprenden esta unidad dialéctica caen en la negación de la subjetividad, a veces de la objetividad. Criticando las ideas de “conciencia” individual y de “pensar la propia práctica” que no considera radicalmente las condiciones de esta práctica, Paulo Freire nos basa en entender una Educación Popular que tiene como intencionalidad la formación técnica y científica de los estratos populares para la tomar el poder. En la lectura de Freire identificamos la influencia de Gramsci, lo que le lleva a entender que no basta con tomar el poder, es necesario reinventarlo. Así, los educadores populares deben recurrir a una reflexión ontológica, donde los oprimidos, al verse negados, deben luchar por la liberación para construirse en su praxis. Sostiene que la Educación Popular, al ser “de los oprimidos”, hecha con él, debe estar presente en el antes, durante y después de la revoluciónChabalgoity, DiegoDuarte, Camilla Frederico2021-05-26T19:48:16Z2021-05-26T19:48:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22203http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T14:40:50Zoai:app.uff.br:1/22203Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:12.264380Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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