A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Victoria Barros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25984
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como a figura do duplo é representada na literatura da modernidade, entre o início do século XIX e o início do XX, a partir de três contos literários, e comparar como ela é construída na contemporaneidade, através de episódios de uma série de televisão. Pretende-se ainda fazer uma leitura do processo de duplicação a partir de uma perspectiva gótica, já que tanto a literatura gótica, quanto a de dualidade estão relacionadas por instaurarem o horror na narrativa (DRYDEN, 2003, p. 38). Alguns conceitos psicanalíticos são pertinentes a esta pesquisa para uma melhor compreensão acerca do duplo como tópos literário. Otto Rank (1971), por exemplo, afirma que as diversas formas de representação do duplo têm em comum a relação ambivalente para com o sujeito: muitas vezes, assumem função protetora, mas também acabam tornando-se inimigos perseguidores. Rank (1971) também observa que o duplo pode estar na base de uma instância crítica para observar e analisar o eu. Já na contemporaneidade, por sua vez, a temática do duplo também está presente em outros suportes, além da literatura. A fim de comparar como o duplo é construído em um outro contexto histórico e em um outro meio, serão analisados episódios da série de televisão britânica, Black Mirror, focando não só no duplo, que surge por uma escolha do indivíduo, mas também em como este revela a perversidade humana e causa a destruição do eu. Para o desenvolvimento do tema proposto, serão examinados os contos literários “William Wilson”, de Edgar Allan Poe, “The Jolly Corner”, de Henry James, e “Consequences”, de Willa Cather, e os episódios “White Christmas”, “USS Callister” e “Black Museum”, da série de televisão Black Mirror.
id UFF-2_88dd1a53420803359bcc1f0249c809e9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25984
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva góticaDuploAutodestruiçãoGóticoModernidadeContemporaneidadeDuploAutodestruiçãoGóticoLiteraturaDoubleSelf-destructionGothicModernityContemporaryEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar como a figura do duplo é representada na literatura da modernidade, entre o início do século XIX e o início do XX, a partir de três contos literários, e comparar como ela é construída na contemporaneidade, através de episódios de uma série de televisão. Pretende-se ainda fazer uma leitura do processo de duplicação a partir de uma perspectiva gótica, já que tanto a literatura gótica, quanto a de dualidade estão relacionadas por instaurarem o horror na narrativa (DRYDEN, 2003, p. 38). Alguns conceitos psicanalíticos são pertinentes a esta pesquisa para uma melhor compreensão acerca do duplo como tópos literário. Otto Rank (1971), por exemplo, afirma que as diversas formas de representação do duplo têm em comum a relação ambivalente para com o sujeito: muitas vezes, assumem função protetora, mas também acabam tornando-se inimigos perseguidores. Rank (1971) também observa que o duplo pode estar na base de uma instância crítica para observar e analisar o eu. Já na contemporaneidade, por sua vez, a temática do duplo também está presente em outros suportes, além da literatura. A fim de comparar como o duplo é construído em um outro contexto histórico e em um outro meio, serão analisados episódios da série de televisão britânica, Black Mirror, focando não só no duplo, que surge por uma escolha do indivíduo, mas também em como este revela a perversidade humana e causa a destruição do eu. Para o desenvolvimento do tema proposto, serão examinados os contos literários “William Wilson”, de Edgar Allan Poe, “The Jolly Corner”, de Henry James, e “Consequences”, de Willa Cather, e os episódios “White Christmas”, “USS Callister” e “Black Museum”, da série de televisão Black Mirror.This dissertation aims to investigate how the figure of the double is represented in modern literature, between the beginning of the 19th century and the beginning of the 20th, analyzing three short stories, and to compare how it is constructed in contemporary times, through the study of three episodes of a television series. The analysis of this theme has also the purpose of reading the process of duplication from a Gothic perspective, since both the Gothic and the literature of duality establish horror in the narrative. Some psychoanalytical concepts are relevant to this research for a better understanding of the double as a literary topos. Otto Rank (1971), for instance, affirms that the different forms of representation of the double have in common the ambivalent relationship with the subject: they often assume a protective function, but they also end up becoming persecuting enemies. Rank (1971) also notes that the double may be the basis of a critical instance for observing and analyzing the self. In contemporary times, on the other hand, the motif of the double is also present in other media, in addition to literature. In order to compare how the double is constructed in a different historical context and in another medium, episodes of the British science fiction series Black Mirror will be analyzed, focusing not only on the double, which now arises from the choice of the individual, but also on how it reveals the perversity of mankind and how duplication causes the destruction of the self. For the development of the proposed theme, this dissertation will make use of the short stories “William Wilson”, by Edgar Allan Poe, “The Jolly Corner”, by Henry James, and “Consequences”, by Willa Cather and the episodes “White Christmas”, “USS Callister” e “Black Museum”.112 p.Cardoso, André Cabral de AlmeidaPortilho, Carla de FigueiredoPereira, Júlio César FrançaMoura, Victoria Barros2022-08-03T14:32:03Z2022-08-03T14:32:03Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Victoria Barros. A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25984CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-03T14:32:07Zoai:app.uff.br:1/25984Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:04.293827Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
title A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
spellingShingle A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
Moura, Victoria Barros
Duplo
Autodestruição
Gótico
Modernidade
Contemporaneidade
Duplo
Autodestruição
Gótico
Literatura
Double
Self-destruction
Gothic
Modernity
Contemporary
title_short A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
title_full A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
title_fullStr A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
title_full_unstemmed A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
title_sort A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica
author Moura, Victoria Barros
author_facet Moura, Victoria Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, André Cabral de Almeida
Portilho, Carla de Figueiredo
Pereira, Júlio César França
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Victoria Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Duplo
Autodestruição
Gótico
Modernidade
Contemporaneidade
Duplo
Autodestruição
Gótico
Literatura
Double
Self-destruction
Gothic
Modernity
Contemporary
topic Duplo
Autodestruição
Gótico
Modernidade
Contemporaneidade
Duplo
Autodestruição
Gótico
Literatura
Double
Self-destruction
Gothic
Modernity
Contemporary
description Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como a figura do duplo é representada na literatura da modernidade, entre o início do século XIX e o início do XX, a partir de três contos literários, e comparar como ela é construída na contemporaneidade, através de episódios de uma série de televisão. Pretende-se ainda fazer uma leitura do processo de duplicação a partir de uma perspectiva gótica, já que tanto a literatura gótica, quanto a de dualidade estão relacionadas por instaurarem o horror na narrativa (DRYDEN, 2003, p. 38). Alguns conceitos psicanalíticos são pertinentes a esta pesquisa para uma melhor compreensão acerca do duplo como tópos literário. Otto Rank (1971), por exemplo, afirma que as diversas formas de representação do duplo têm em comum a relação ambivalente para com o sujeito: muitas vezes, assumem função protetora, mas também acabam tornando-se inimigos perseguidores. Rank (1971) também observa que o duplo pode estar na base de uma instância crítica para observar e analisar o eu. Já na contemporaneidade, por sua vez, a temática do duplo também está presente em outros suportes, além da literatura. A fim de comparar como o duplo é construído em um outro contexto histórico e em um outro meio, serão analisados episódios da série de televisão britânica, Black Mirror, focando não só no duplo, que surge por uma escolha do indivíduo, mas também em como este revela a perversidade humana e causa a destruição do eu. Para o desenvolvimento do tema proposto, serão examinados os contos literários “William Wilson”, de Edgar Allan Poe, “The Jolly Corner”, de Henry James, e “Consequences”, de Willa Cather, e os episódios “White Christmas”, “USS Callister” e “Black Museum”, da série de televisão Black Mirror.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-08-03T14:32:03Z
2022-08-03T14:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Victoria Barros. A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25984
identifier_str_mv MOURA, Victoria Barros. A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823721605758976