As apropriações de tecnologias no circuito do funk carioca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31439 |
Resumo: | Este trabalho tem por objeto de pesquisa o funk, e oferece uma análise focada nas tecnologias empregadas nas práticas musicais que conformam o estilo. Partindo do desenvolvimento do gênero musical no Rio de Janeiro nas duas últimas décadas, procuramos iluminar aspectos do circuito do funk através do mapeamento das tecnologias e mídias sonoras necessárias a produção fonográfica e circulação do estilo em sua versão carioca. Ao fazer este mapeamento, nosso objetivo principal é o de trazer um quadro ilustrativo dos modos de utilização desses meios pelos agentes ligados à produção e circulação do estilo. Tendo em vista que o funk pouco se aproveitou das estratégias de marketing da indústria fonográfica e de sua estrutura técnica, ressaltamos que, apesar de seu caráter massivo, o gênero se desenvolveu de maneira informal e relativamente autônoma. Insistimos que para entender a dimensão alcançada pelo funk nos últimos vinte anos seja de fundamental importância pensar a apropriação das tecnologias pelos agentes que dão forma a este gênero musical. Nossa premissa é a de que pesquisar os dispositivos e suportes através dos quais o funk foi ao longo de sua história produzido, disseminado e consumido, nos revela um modelo de negócio da música popular brasileira eficiente e capaz de superar criativamente o período de crise da indústria fonográfica |
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As apropriações de tecnologias no circuito do funk cariocaThe appropriation of technologies in the circuit funk cariocaFunk cariocaApropriaçãoTecnologiasCircuito culturalFunk (Música) -- aspecto socialCultura de massaTecnologiaFunk cariocaAppropriationTechnologiesCultural circuitEste trabalho tem por objeto de pesquisa o funk, e oferece uma análise focada nas tecnologias empregadas nas práticas musicais que conformam o estilo. Partindo do desenvolvimento do gênero musical no Rio de Janeiro nas duas últimas décadas, procuramos iluminar aspectos do circuito do funk através do mapeamento das tecnologias e mídias sonoras necessárias a produção fonográfica e circulação do estilo em sua versão carioca. Ao fazer este mapeamento, nosso objetivo principal é o de trazer um quadro ilustrativo dos modos de utilização desses meios pelos agentes ligados à produção e circulação do estilo. Tendo em vista que o funk pouco se aproveitou das estratégias de marketing da indústria fonográfica e de sua estrutura técnica, ressaltamos que, apesar de seu caráter massivo, o gênero se desenvolveu de maneira informal e relativamente autônoma. Insistimos que para entender a dimensão alcançada pelo funk nos últimos vinte anos seja de fundamental importância pensar a apropriação das tecnologias pelos agentes que dão forma a este gênero musical. Nossa premissa é a de que pesquisar os dispositivos e suportes através dos quais o funk foi ao longo de sua história produzido, disseminado e consumido, nos revela um modelo de negócio da música popular brasileira eficiente e capaz de superar criativamente o período de crise da indústria fonográficaThis work consists in a research of funk, and offers an analysis focused on the technologies used in the musical practices that shape this music style. From its development in Rio de Janeiro at the last two decades, we illuminate aspects of funk cultural circuit by mapping its technologies used in music production and circulation and recording. Our main goal is to bring an exposure of the methods of use of such means by agents linked to the production and circulation. Given that funk took little advantage of the marketing strategies of the music industry and its technical infrastructure, we emphasize that, despite its massive character, the music style has been developed in informal and relatively autonomous ways. We insist that to understand the projection by the funk in the last twenty years is of paramount importance to consider appropriation of technologies by the agents forming this musical genre. Our premise is that search devices and media through which the funk was throughout its history produced, disseminated and consumed, reveals a business model of Brazilian popular music efficient and able to creatively overcome the period of crisis the industry music105 p.Sá, Simone Maria Andrade Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/6382966782640472http://lattes.cnpq.br/1152390435278792Miranda, Gabriela de Oliveira da Silva2023-12-14T09:49:05Z2023-12-14T09:49:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDA, Gabriela de Oliveira da Silva. As apropriações de tecnologias no circuito do funk carioca. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31439Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-14T09:49:09Zoai:app.uff.br:1/31439Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:22.674502Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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