A importância da formação de crianças feministas através da literatura em uma perspectiva sócio-histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28875 |
Resumo: | O presente trabalho foi estruturado através do pensamento sobre as dimensões sociais construídas em torno da concepção de gênero, que indicam funções e comportamentos a serem exercidos por meninas e meninos. Evidenciando a formação de desigualdades dentro do âmbito escolar, a pesquisa bibliográfica perpassa por elementos que reafirmam lógicas sexistas, refletindo acerca da constituição de relações e do estudo da presença do feminino e do masculino na docência: se a escolas são feitas majoritariamente por mulheres, por que as maiores influências ainda são masculinas? A partir de uma perspectiva sócio-histórica, o debate se desenvolve por meio da análise da divisão sexual do trabalho e do processo de feminização do magistério, que evidencia o machismo presente no campo da educação. Nesse sentido, a literatura é utilizada como artifício de ressignificação da representação dos gêneros e, sobretudo, no combate a uma educação sexista. A escola, como local diverso, deve acolher a pluralidade, auxiliando no processo de constituição de um sujeito autônomo e que saiba lidar com a multiplicidade social. Para esse trabalho, foi essencial o contato com as produções de bell hooks, Chimamanda Ngozi Adichie, Guacira Lopes Louro, Paulo Freire e Judith Butler. |
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A importância da formação de crianças feministas através da literatura em uma perspectiva sócio-históricaGênero. Educação. Sexismo. Magistério. Literatura Infantil. Representatividade feminista. Equidade.GêneroEducaçãoSexismoMagistérioLiteratura InfantilRepresentatividade feministaEquidadeFeminismoRepresentaçãoSexismoLiteratura infantilGenderEducationSexismTeachingChildren's LiteratureFeminist representationEquityO presente trabalho foi estruturado através do pensamento sobre as dimensões sociais construídas em torno da concepção de gênero, que indicam funções e comportamentos a serem exercidos por meninas e meninos. Evidenciando a formação de desigualdades dentro do âmbito escolar, a pesquisa bibliográfica perpassa por elementos que reafirmam lógicas sexistas, refletindo acerca da constituição de relações e do estudo da presença do feminino e do masculino na docência: se a escolas são feitas majoritariamente por mulheres, por que as maiores influências ainda são masculinas? A partir de uma perspectiva sócio-histórica, o debate se desenvolve por meio da análise da divisão sexual do trabalho e do processo de feminização do magistério, que evidencia o machismo presente no campo da educação. Nesse sentido, a literatura é utilizada como artifício de ressignificação da representação dos gêneros e, sobretudo, no combate a uma educação sexista. A escola, como local diverso, deve acolher a pluralidade, auxiliando no processo de constituição de um sujeito autônomo e que saiba lidar com a multiplicidade social. Para esse trabalho, foi essencial o contato com as produções de bell hooks, Chimamanda Ngozi Adichie, Guacira Lopes Louro, Paulo Freire e Judith Butler.The present work was structured through thinking about the social dimensions built around the conception of gender, which indicate roles and behaviors to be performed by girls and boys. Evidencing the formation of inequalities within the school environment, the bibliographical research goes through elements that reaffirm sexist logics, reflecting about the constitution of relations and the study of the presence of the feminine and masculine in teaching: if schools are mostly made by women, why are the greatest influences still masculine? From a social-historical perspective, the debate is developed through the analysis of the sexual division of labor and the feminization process of the teaching profession, which highlights the machismo present in the field of education. In this sense, literature is used as an artifice to re- signify the representation of genders and, above all, to fight against a sexist education. The school, as a diverse place, should welcome plurality, helping in the process of constitution of an autonomous subject who knows how to deal with social multiplicity. For this work, the contact with the productions of bell hooks, Chimamanda Ngozi Adichie, Guacira Lopes Louro, Paulo Freire and Judith Butler was essential.40 f.Schueler, Alessandra Frota Martinez deSepulveda, José Antonio MirandaSouza, Ana Paolla Arruda de2023-05-17T14:08:08Z2023-05-17T14:08:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Ana Paolla Arruda de. A importância da formação de crianças feministas através da literatura em uma perspectiva sócio-histórica. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28875CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-17T14:08:12Zoai:app.uff.br:1/28875Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-17T14:08:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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