Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra (org.), Carlos Henrique Aguiar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Luís Antônio Francisco de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29400
Resumo: Os perigos do processo de normalização do estado de exceção no Brasil são tratados neste livro, em trabalhos que discutem o problema das fronteiras, a persistência da violência policial, da presença do chamado crime organizado nas periferias, a potência da cultura juvenil periférica, temas tradicionais da pesquisa na área, e também exploram a insidiosidade das capturas políticas na forma da microquímica do poder e das armadilhas das redes sociais, temas com sabor de novidade. Os organizadores Carlos Henrique Aguiar Serra e Luís Antônio Francisco de Souza destacam que a violência social e o terrorismo estatal são endêmicos no país desde a Abolição da escravidão e, em sua face mais perversa, afetam, sobretudo, as classes operárias, os camponeses, indígenas, quilombolas, mulheres e jovens negros periféricos, assim como suas lideranças e sua organização. "O Estado não apenas é incapaz de garantir o monopólio da violência legítima como, em grande medida, estimula o controle social violento disperso em vários setores da sociedade desde organizações criminosas até milícias urbanas, passando por pistoleiros e grupos de extermínio", afirmam. Eles levantam a necessidade de discutir o crescente processo de militarização da sociedade brasileira, "a despeito de mais de 30 anos de retomada do poder civil sobre militares, de construção de instituições e mecanismos democráticos e da vigência do estado de direito. Aliada à militarização, cujas faces mais evidentes são a militarização das polícias e a policialização das Forças Armadas, ocorreu na história recente do país um incremento inaudito das taxas de encarceramento".
id UFF-2_8ec593c52b5932d05efa0e38bffb47c9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29400
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneoCiência políticaEstadoViolênciaOs perigos do processo de normalização do estado de exceção no Brasil são tratados neste livro, em trabalhos que discutem o problema das fronteiras, a persistência da violência policial, da presença do chamado crime organizado nas periferias, a potência da cultura juvenil periférica, temas tradicionais da pesquisa na área, e também exploram a insidiosidade das capturas políticas na forma da microquímica do poder e das armadilhas das redes sociais, temas com sabor de novidade. Os organizadores Carlos Henrique Aguiar Serra e Luís Antônio Francisco de Souza destacam que a violência social e o terrorismo estatal são endêmicos no país desde a Abolição da escravidão e, em sua face mais perversa, afetam, sobretudo, as classes operárias, os camponeses, indígenas, quilombolas, mulheres e jovens negros periféricos, assim como suas lideranças e sua organização. "O Estado não apenas é incapaz de garantir o monopólio da violência legítima como, em grande medida, estimula o controle social violento disperso em vários setores da sociedade desde organizações criminosas até milícias urbanas, passando por pistoleiros e grupos de extermínio", afirmam. Eles levantam a necessidade de discutir o crescente processo de militarização da sociedade brasileira, "a despeito de mais de 30 anos de retomada do poder civil sobre militares, de construção de instituições e mecanismos democráticos e da vigência do estado de direito. Aliada à militarização, cujas faces mais evidentes são a militarização das polícias e a policialização das Forças Armadas, ocorreu na história recente do país um incremento inaudito das taxas de encarceramento".EdUFFNiterói, RJ2023-07-18T19:46:32Z2023-07-18T19:46:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSERRA, Carlos Henrique Aguiar; SOUZA, Luís Antônio Francisco de (org.). Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo. Niterói: EdUFF, 2022.978-65-5831-167-6http://app.uff.br/riuff/handle/1/29400ProfessorCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerra (org.), Carlos Henrique AguiarSouza, Luís Antônio Francisco deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-18T19:46:36Zoai:app.uff.br:1/29400Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-18T19:46:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
title Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
spellingShingle Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
Serra (org.), Carlos Henrique Aguiar
Ciência política
Estado
Violência
title_short Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
title_full Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
title_fullStr Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
title_full_unstemmed Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
title_sort Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo
author Serra (org.), Carlos Henrique Aguiar
author_facet Serra (org.), Carlos Henrique Aguiar
Souza, Luís Antônio Francisco de
author_role author
author2 Souza, Luís Antônio Francisco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra (org.), Carlos Henrique Aguiar
Souza, Luís Antônio Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência política
Estado
Violência
topic Ciência política
Estado
Violência
description Os perigos do processo de normalização do estado de exceção no Brasil são tratados neste livro, em trabalhos que discutem o problema das fronteiras, a persistência da violência policial, da presença do chamado crime organizado nas periferias, a potência da cultura juvenil periférica, temas tradicionais da pesquisa na área, e também exploram a insidiosidade das capturas políticas na forma da microquímica do poder e das armadilhas das redes sociais, temas com sabor de novidade. Os organizadores Carlos Henrique Aguiar Serra e Luís Antônio Francisco de Souza destacam que a violência social e o terrorismo estatal são endêmicos no país desde a Abolição da escravidão e, em sua face mais perversa, afetam, sobretudo, as classes operárias, os camponeses, indígenas, quilombolas, mulheres e jovens negros periféricos, assim como suas lideranças e sua organização. "O Estado não apenas é incapaz de garantir o monopólio da violência legítima como, em grande medida, estimula o controle social violento disperso em vários setores da sociedade desde organizações criminosas até milícias urbanas, passando por pistoleiros e grupos de extermínio", afirmam. Eles levantam a necessidade de discutir o crescente processo de militarização da sociedade brasileira, "a despeito de mais de 30 anos de retomada do poder civil sobre militares, de construção de instituições e mecanismos democráticos e da vigência do estado de direito. Aliada à militarização, cujas faces mais evidentes são a militarização das polícias e a policialização das Forças Armadas, ocorreu na história recente do país um incremento inaudito das taxas de encarceramento".
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-18T19:46:32Z
2023-07-18T19:46:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SERRA, Carlos Henrique Aguiar; SOUZA, Luís Antônio Francisco de (org.). Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo. Niterói: EdUFF, 2022.
978-65-5831-167-6
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29400
Professor
identifier_str_mv SERRA, Carlos Henrique Aguiar; SOUZA, Luís Antônio Francisco de (org.). Estado de exceção, sociedade punitiva e novas configurações da violência no Brasil contemporâneo. Niterói: EdUFF, 2022.
978-65-5831-167-6
Professor
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135336218787840