Análise sobre noções de conservação no ensino de Arquivologia da UFF para legitimação da Lei Nº 12527/2011 aos arquivos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanceiro, Lais de Macedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8612
Resumo: O presente estudo analisa as noções de conservação para a legitimação da Lei Nº 12527/2011 (Lei de Acesso à Informação), através do ensino e estímulo da disciplina “Preservação e Conservação de Acervos Documentais”, no curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense. Foram apresentados os conceitos de preservação, conservação, restauração e arquivologia e foram abordados alguns métodos de conservação e restauração. Também foi exposta a legislação pertinente para a compreensão da interdependência do acesso com o campo epistemológico da conservação voltado para a arquivologia. Para a realização da avaliação foi utilizado o método qualitativo por meio de dois questionários que foram aplicados à turma do 1º semestre de 2014 em dois momentos: no início e no fim do mesmo. A pesquisa demonstrou que o ensino da disciplina deve ser complementado com palestras e exercícios laboratoriais, inclusive de documentos em meio eletrônico; e deve ser aplicado fazendo-se associação ao acesso à informação.
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