Análise sobre noções de conservação no ensino de Arquivologia da UFF para legitimação da Lei Nº 12527/2011 aos arquivos brasileiros
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8612 |
Resumo: | O presente estudo analisa as noções de conservação para a legitimação da Lei Nº 12527/2011 (Lei de Acesso à Informação), através do ensino e estímulo da disciplina “Preservação e Conservação de Acervos Documentais”, no curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense. Foram apresentados os conceitos de preservação, conservação, restauração e arquivologia e foram abordados alguns métodos de conservação e restauração. Também foi exposta a legislação pertinente para a compreensão da interdependência do acesso com o campo epistemológico da conservação voltado para a arquivologia. Para a realização da avaliação foi utilizado o método qualitativo por meio de dois questionários que foram aplicados à turma do 1º semestre de 2014 em dois momentos: no início e no fim do mesmo. A pesquisa demonstrou que o ensino da disciplina deve ser complementado com palestras e exercícios laboratoriais, inclusive de documentos em meio eletrônico; e deve ser aplicado fazendo-se associação ao acesso à informação. |
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Análise sobre noções de conservação no ensino de Arquivologia da UFF para legitimação da Lei Nº 12527/2011 aos arquivos brasileirosAcesso à informaçãoArquivologiaPreservaçãoAcesso à informaçãoPreservação de documentoConservação de documentoArquivologiaAccess to informationArchivologyPreservationO presente estudo analisa as noções de conservação para a legitimação da Lei Nº 12527/2011 (Lei de Acesso à Informação), através do ensino e estímulo da disciplina “Preservação e Conservação de Acervos Documentais”, no curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense. Foram apresentados os conceitos de preservação, conservação, restauração e arquivologia e foram abordados alguns métodos de conservação e restauração. Também foi exposta a legislação pertinente para a compreensão da interdependência do acesso com o campo epistemológico da conservação voltado para a arquivologia. Para a realização da avaliação foi utilizado o método qualitativo por meio de dois questionários que foram aplicados à turma do 1º semestre de 2014 em dois momentos: no início e no fim do mesmo. A pesquisa demonstrou que o ensino da disciplina deve ser complementado com palestras e exercícios laboratoriais, inclusive de documentos em meio eletrônico; e deve ser aplicado fazendo-se associação ao acesso à informação.This review analyzes the cognition of conservation for the legitimation of Law No 12.527/2011 (Law of Access to Information), by means of the education and encouragement of discipline “Preservation and Conservation of Collections documentary”, in Archivology’s class of Federal University Fluminense. The concepts of preservation, conservation, restoration and archivology were presented and also some conservation and restoration application methods. The relevant legislation was exposed to enable the comprehension of the interdependence of access to the epistemological field of conservation related to the archivology. In order to perform the evaluation, two surveys were applied to an archival class in the beginning and in the ending of the first half of 2014. The study has proved the need of lectures and laboratory exercises, including electronic documents to complement the discipline teaching in association with the access to information.Sanches, Marcela Maria FreireNeves, Lindalva Rosinete SilvaCoelho, Raquel Luise PretLanceiro, Lais de Macedo2019-02-18T15:35:43Z2019-02-18T15:35:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLANCEIRO, Lais de Macedo. Análise sobre noções de conservação no ensino de Arquivologia da UFF para legitimação da Lei Nº 12527/2011 aos arquivos brasileiros. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8612Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T19:27:27Zoai:app.uff.br:1/8612Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:41.039641Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente estudo analisa as noções de conservação para a legitimação da Lei Nº 12527/2011 (Lei de Acesso à Informação), através do ensino e estímulo da disciplina “Preservação e Conservação de Acervos Documentais”, no curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense. Foram apresentados os conceitos de preservação, conservação, restauração e arquivologia e foram abordados alguns métodos de conservação e restauração. Também foi exposta a legislação pertinente para a compreensão da interdependência do acesso com o campo epistemológico da conservação voltado para a arquivologia. Para a realização da avaliação foi utilizado o método qualitativo por meio de dois questionários que foram aplicados à turma do 1º semestre de 2014 em dois momentos: no início e no fim do mesmo. A pesquisa demonstrou que o ensino da disciplina deve ser complementado com palestras e exercícios laboratoriais, inclusive de documentos em meio eletrônico; e deve ser aplicado fazendo-se associação ao acesso à informação. |
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