Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março de 2020, período no qual atuei como estagiária, na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Niterói (FME,) no projeto de robótica educacional nas escolas municipais da rede. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Ponta D'Areia, cidade de Niterói, com um aluno deficiente visual. Foi necessário um olhar atento às singularidades e um aprender para ensinar na perspectiva da Educação Especial. Foi necessário não adaptar, mas sim incluir. No processo de inclusão houve a escuta e a visão a partir da perspectiva de pessoas com deficiência visual. Sendo assim, as referências bibliográficas são autores que também possuem deficiência visual e autores que veem a deficiência visual fora de um olhar clínico. |
id |
UFF-2_909955a9d6e85f8bd5c53e255d0274a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32479 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)TecnologiaRobótica educacionalDeficiência visualEducação especialEducação especialPessoa com deficiência visualRobóticaTechnologyEducational roboticsVisual impairmentSpecial educationEste trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março de 2020, período no qual atuei como estagiária, na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Niterói (FME,) no projeto de robótica educacional nas escolas municipais da rede. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Ponta D'Areia, cidade de Niterói, com um aluno deficiente visual. Foi necessário um olhar atento às singularidades e um aprender para ensinar na perspectiva da Educação Especial. Foi necessário não adaptar, mas sim incluir. No processo de inclusão houve a escuta e a visão a partir da perspectiva de pessoas com deficiência visual. Sendo assim, as referências bibliográficas são autores que também possuem deficiência visual e autores que veem a deficiência visual fora de um olhar clínico.This work presents the intersection between educational robotics and special education in the inclusive perspective carried out in public schools in Niterói city. The labour took place between August 2018 and March 2020, during which time I worked as an intern at the Media and New Technologies Advisory of the Municipal Foundation of Niterói (FME,) in the educational robotics project at the municipal schools’ network of Niterói. The labour has been carried out at the Nossa Senhora da Penha Municipal School, which locality in Ponta D'Areia neighbourhood, Niterói city, with a visually impaired student. It took a close look at the singularities and learning to teach within the perspective of Special Education. It was necessary not to adapt, but to include. In the inclusion process, there was listening and vision from the perspective of visually impaired people. Thus, the bibliographic references are from authors who also have visual impairment and authors who see visual impairment outside of a clinical perspective.66 p.Silveira, Zuleide Simas daPrestes, Zoia RibeiroPereira, Nárgela da Costa2024-02-29T13:23:42Z2024-02-29T13:23:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Nárgela da Costa. Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T13:23:45Zoai:app.uff.br:1/32479Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-29T13:23:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) |
title |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) |
spellingShingle |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) Pereira, Nárgela da Costa Tecnologia Robótica educacional Deficiência visual Educação especial Educação especial Pessoa com deficiência visual Robótica Technology Educational robotics Visual impairment Special education |
title_short |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) |
title_full |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) |
title_fullStr |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) |
title_full_unstemmed |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) |
title_sort |
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020) |
author |
Pereira, Nárgela da Costa |
author_facet |
Pereira, Nárgela da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Zuleide Simas da Prestes, Zoia Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Nárgela da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Robótica educacional Deficiência visual Educação especial Educação especial Pessoa com deficiência visual Robótica Technology Educational robotics Visual impairment Special education |
topic |
Tecnologia Robótica educacional Deficiência visual Educação especial Educação especial Pessoa com deficiência visual Robótica Technology Educational robotics Visual impairment Special education |
description |
Este trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março de 2020, período no qual atuei como estagiária, na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Niterói (FME,) no projeto de robótica educacional nas escolas municipais da rede. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Ponta D'Areia, cidade de Niterói, com um aluno deficiente visual. Foi necessário um olhar atento às singularidades e um aprender para ensinar na perspectiva da Educação Especial. Foi necessário não adaptar, mas sim incluir. No processo de inclusão houve a escuta e a visão a partir da perspectiva de pessoas com deficiência visual. Sendo assim, as referências bibliográficas são autores que também possuem deficiência visual e autores que veem a deficiência visual fora de um olhar clínico. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29T13:23:42Z 2024-02-29T13:23:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Nárgela da Costa. Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Nárgela da Costa. Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053775321563136 |