Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nárgela da Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479
Resumo: Este trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março de 2020, período no qual atuei como estagiária, na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Niterói (FME,) no projeto de robótica educacional nas escolas municipais da rede. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Ponta D'Areia, cidade de Niterói, com um aluno deficiente visual. Foi necessário um olhar atento às singularidades e um aprender para ensinar na perspectiva da Educação Especial. Foi necessário não adaptar, mas sim incluir. No processo de inclusão houve a escuta e a visão a partir da perspectiva de pessoas com deficiência visual. Sendo assim, as referências bibliográficas são autores que também possuem deficiência visual e autores que veem a deficiência visual fora de um olhar clínico.
id UFF-2_909955a9d6e85f8bd5c53e255d0274a4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32479
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)TecnologiaRobótica educacionalDeficiência visualEducação especialEducação especialPessoa com deficiência visualRobóticaTechnologyEducational roboticsVisual impairmentSpecial educationEste trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março de 2020, período no qual atuei como estagiária, na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Niterói (FME,) no projeto de robótica educacional nas escolas municipais da rede. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Ponta D'Areia, cidade de Niterói, com um aluno deficiente visual. Foi necessário um olhar atento às singularidades e um aprender para ensinar na perspectiva da Educação Especial. Foi necessário não adaptar, mas sim incluir. No processo de inclusão houve a escuta e a visão a partir da perspectiva de pessoas com deficiência visual. Sendo assim, as referências bibliográficas são autores que também possuem deficiência visual e autores que veem a deficiência visual fora de um olhar clínico.This work presents the intersection between educational robotics and special education in the inclusive perspective carried out in public schools in Niterói city. The labour took place between August 2018 and March 2020, during which time I worked as an intern at the Media and New Technologies Advisory of the Municipal Foundation of Niterói (FME,) in the educational robotics project at the municipal schools’ network of Niterói. The labour has been carried out at the Nossa Senhora da Penha Municipal School, which locality in Ponta D'Areia neighbourhood, Niterói city, with a visually impaired student. It took a close look at the singularities and learning to teach within the perspective of Special Education. It was necessary not to adapt, but to include. In the inclusion process, there was listening and vision from the perspective of visually impaired people. Thus, the bibliographic references are from authors who also have visual impairment and authors who see visual impairment outside of a clinical perspective.66 p.Silveira, Zuleide Simas daPrestes, Zoia RibeiroPereira, Nárgela da Costa2024-02-29T13:23:42Z2024-02-29T13:23:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Nárgela da Costa. Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T13:23:45Zoai:app.uff.br:1/32479Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:01.971867Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
title Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
spellingShingle Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
Pereira, Nárgela da Costa
Tecnologia
Robótica educacional
Deficiência visual
Educação especial
Educação especial
Pessoa com deficiência visual
Robótica
Technology
Educational robotics
Visual impairment
Special education
title_short Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
title_full Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
title_fullStr Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
title_full_unstemmed Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
title_sort Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
author Pereira, Nárgela da Costa
author_facet Pereira, Nárgela da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Zuleide Simas da
Prestes, Zoia Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nárgela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Robótica educacional
Deficiência visual
Educação especial
Educação especial
Pessoa com deficiência visual
Robótica
Technology
Educational robotics
Visual impairment
Special education
topic Tecnologia
Robótica educacional
Deficiência visual
Educação especial
Educação especial
Pessoa com deficiência visual
Robótica
Technology
Educational robotics
Visual impairment
Special education
description Este trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março de 2020, período no qual atuei como estagiária, na Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias da Fundação Municipal de Niterói (FME,) no projeto de robótica educacional nas escolas municipais da rede. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Ponta D'Areia, cidade de Niterói, com um aluno deficiente visual. Foi necessário um olhar atento às singularidades e um aprender para ensinar na perspectiva da Educação Especial. Foi necessário não adaptar, mas sim incluir. No processo de inclusão houve a escuta e a visão a partir da perspectiva de pessoas com deficiência visual. Sendo assim, as referências bibliográficas são autores que também possuem deficiência visual e autores que veem a deficiência visual fora de um olhar clínico.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29T13:23:42Z
2024-02-29T13:23:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Nárgela da Costa. Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479
identifier_str_mv PEREIRA, Nárgela da Costa. Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020). 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823717009850368