Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Priscila Suelen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22439
Resumo: Este trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação (gamification no inglês) vem sendo utilizada como uma forma de estimular o engajamento, provocar mudanças comportamentais e despertar a motivação por meio da sistemática e dos mecanismos existentes nos jogos. Pode-se dizer que um dos grandes obstáculos identificados por profissionais da educação, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, está na desmotivação vista nos alunos em aprender os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A introdução de jogos pedagógicos como recurso didático visa promover um ambiente no qual os alunos sejam os protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem. Para este trabalho foi elaborado um jogo de tabuleiro chamado Desafio da Química, o qual consiste na aplicação de conhecimentos acerca das caraterísticas das funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. A avaliação do impacto das técnicas de gamificação foi realizada com base em resultados de estudos presentes na literatura. No futuro, pós-pandemia, espera-se a aplicação deste jogo em sala de aula, de modo a expandir os resultados.
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