Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22439 |
Resumo: | Este trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação (gamification no inglês) vem sendo utilizada como uma forma de estimular o engajamento, provocar mudanças comportamentais e despertar a motivação por meio da sistemática e dos mecanismos existentes nos jogos. Pode-se dizer que um dos grandes obstáculos identificados por profissionais da educação, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, está na desmotivação vista nos alunos em aprender os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A introdução de jogos pedagógicos como recurso didático visa promover um ambiente no qual os alunos sejam os protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem. Para este trabalho foi elaborado um jogo de tabuleiro chamado Desafio da Química, o qual consiste na aplicação de conhecimentos acerca das caraterísticas das funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. A avaliação do impacto das técnicas de gamificação foi realizada com base em resultados de estudos presentes na literatura. No futuro, pós-pandemia, espera-se a aplicação deste jogo em sala de aula, de modo a expandir os resultados. |
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Gamificação no ensino de química: funções inorgânicasGamificaçãoJogos pedagógicosFunções inorgânicasRecursos didáticosEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemMotivação da aprendizagemGamificationPedagogical gamesInorganic functionsDidactic resourcesChemistry teachingEste trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação (gamification no inglês) vem sendo utilizada como uma forma de estimular o engajamento, provocar mudanças comportamentais e despertar a motivação por meio da sistemática e dos mecanismos existentes nos jogos. Pode-se dizer que um dos grandes obstáculos identificados por profissionais da educação, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, está na desmotivação vista nos alunos em aprender os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A introdução de jogos pedagógicos como recurso didático visa promover um ambiente no qual os alunos sejam os protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem. Para este trabalho foi elaborado um jogo de tabuleiro chamado Desafio da Química, o qual consiste na aplicação de conhecimentos acerca das caraterísticas das funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. A avaliação do impacto das técnicas de gamificação foi realizada com base em resultados de estudos presentes na literatura. No futuro, pós-pandemia, espera-se a aplicação deste jogo em sala de aula, de modo a expandir os resultados.This work aims to evaluate the impact of the application of gamification techniques in the teaching of chemistry. The use of gamification stimulate engagement, provoke behavioral changes, and awaken motivation through the system and mechanisms existing in games. One of the major obstacles identified by education professionals, throughout the teaching and learning process, is the lack of motivation seen by students in learning the content developed in the classroom. The introduction of educational games as a teaching resource aims to promote an environment in which students are the protagonists of their teaching-learning process. For this work, we created a board game called Chemistry Challenge, which consists of the application of knowledge about the characteristics of inorganic functions: acids, bases, salts, and oxides. The impact assessment of the gamification techniques based on the results of studies in the literature. In the future, post-pandemic, it is expected to apply this game in the classroom, to expand the results.Rufino, Alessandra RodriguesSantini, Rosa Maria CastroMartins, Renata LuzLopes, Priscila Suelen2021-06-30T17:26:24Z2021-06-30T17:26:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Priscila Suelen. Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22439Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-31T17:23:40Zoai:app.uff.br:1/22439Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-31T17:23:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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