O conhecimento do acompanhante da criança hospitalizada acerca da precaução de contato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Ingrid Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2647
Resumo: Quando as crianças ficam hospitalizadas elas permanecem com acompanhantes, e esses são estimulados a participarem dos cuidados prestados a elas. Quando a criança está em precaução de contato, é necessário que o acompanhante entenda o que é a precaução de contato, e saiba da necessidade da utilização de equipamentos adequados a fim de evitar a propagação de doenças transmissíveis. Portanto a hipótese do estudo é que o uso da roda de conversa como estratégia educativa favorece a aquisição de conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato. Delimitou-se como objeto de estudo a aquisição de conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato com uso da roda de conversa como estratégia educativa. As questões que nortearam foram: Qual o conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato? A estratégia educativa de roda de conversa favorece na aquisição de conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato? Os objetivos foram: identificar o conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato, realizar roda de conversa com tema de precaução de contato como estratégia educativa junto ao acompanhante de criança hospitalizada e avaliar o resultado da roda de conversa na aquisição de conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato. A pesquisa transversal, descritiva, com abordagem quantitativa, teve como cenário o setor de internação pediátrica do Hospital Universitário Antônio Pedro localizado no Rio de Janeiro. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de Ética e Pesquisa do Hospital (nº 1.076.907). Os dados foram coletados de agosto/2015 a novembro/2015 por meio de um formulário preenchido pela pesquisadora, mediante as respostas dos participantes em dois momentos: antes e após intervenção educativa na modalidade roda de conversa. Os participantes da pesquisa foram 15 familiares acompanhantes de crianças hospitalizadas em precaução de contato. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva simples (porcentagem e média) e apresentados na forma de tabelas. Conclui-se que a roda de conversa foi uma intervenção educativa eficaz para ampliar o conhecimento dos acompanhantes das crianças hospitalizadas acerca da precaução de contato
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Delimitou-se como objeto de estudo a aquisição de conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato com uso da roda de conversa como estratégia educativa. As questões que nortearam foram: Qual o conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato? A estratégia educativa de roda de conversa favorece na aquisição de conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato? Os objetivos foram: identificar o conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato, realizar roda de conversa com tema de precaução de contato como estratégia educativa junto ao acompanhante de criança hospitalizada e avaliar o resultado da roda de conversa na aquisição de conhecimento do acompanhante de criança hospitalizada acerca da precaução de contato. A pesquisa transversal, descritiva, com abordagem quantitativa, teve como cenário o setor de internação pediátrica do Hospital Universitário Antônio Pedro localizado no Rio de Janeiro. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de Ética e Pesquisa do Hospital (nº 1.076.907). Os dados foram coletados de agosto/2015 a novembro/2015 por meio de um formulário preenchido pela pesquisadora, mediante as respostas dos participantes em dois momentos: antes e após intervenção educativa na modalidade roda de conversa. Os participantes da pesquisa foram 15 familiares acompanhantes de crianças hospitalizadas em precaução de contato. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva simples (porcentagem e média) e apresentados na forma de tabelas. Conclui-se que a roda de conversa foi uma intervenção educativa eficaz para ampliar o conhecimento dos acompanhantes das crianças hospitalizadas acerca da precaução de contatoWhen children are hospitalized they remain with companions, and these are encouraged to participate in the care provided to them. When the child is in contact precaution, it is necessary that the sitter understands what is contact precautions, and know the need to use suitable equipment to prevent the spread of communicable diseases. So the hypothesis of the study is that using the conversation wheel as educational strategy favors the acquisition of knowledge hospitalized child companion about contact precautions. Delimited itself as an object of study to acquire knowledge hospitalized child passenger about contact precautions with use of conversation wheel as educational strategy. The questions that guided been: What is the hospitalized child's date of knowledge about contact precautions? The educational strategy of conversation wheel favors the acquisition of knowledge of hospitalized child companion about contact precautions? The objectives were to identify the knowledge of hospitalized children companion about contact precautions, make conversation wheel with contact precautions theme as an educational strategy with the hospitalized child's date and evaluate the outcome of the conversation wheel in the acquisition of knowledge of child passenger hospitalized about contact precautions. The cross-sectional, descriptive study, with quantitative approach, took place at the pediatric hospital sector Hospital Antonio Pedro University located in Rio de Janeiro. The study was approved by the Ethics and Research Committee of the Hospital (n. 1076907). Data were collected from August / 2015 to november/ 2015 through a form filled out by the researcher by the responses of the participants into two periods: before and after educational intervention in the mode wheel conversation. Survey participants were 15 accompanying family members of children hospitalized in contact precautions. Data were analyzed by means of a simple descriptive statistics (mean and percentage) and presented in tables. It concludes that the conversation wheel was an effective educational intervention to increase knowledge of the companions of hospitalized children about contact precautionsSilva, Liliane Faria daAguiar, Rosane Cordeiro Burla deMachado, Maria Estela DinizPimentel, Ingrid Rodrigues2017-01-03T17:15:08Z2017-01-03T17:15:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPimentel, Ingrid Rodrigues. O conhecimento do acompanhante da criança hospitalizada acerca da precaução de contato. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Licenciatura)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016https://app.uff.br/riuff/handle/1/2647http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-27T22:43:20Zoai:app.uff.br:1/2647Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:40.106184Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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