Finalidades da disciplina escolar biologia nas políticas curriculares (1996-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Carolina Pereira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22420
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar em que medida as finalidades da disciplina escolar Biologia vêm sendo reconfiguradas no Brasil desde 1996. Para isso, utiliza como material empírico os textos de políticas curriculares produzidas em anos recentes (LDB, DCNEB, PCN, Reforma do Ensino Médio BNCC) que coincidem com a instalação do período de redemocratização da sociedade brasileira após a ditadura militar. Para este estudo, mobilizam- se referências do campo do currículo – em especial os trabalhos de Ivor Goodson sobre história das disciplinas escolares – em diálogo com o exame das finalidades dessa disciplina tratados por Dorothy Rosenthal e pelos estudos críticos de Gert Biesta. Nos marcos temporais iniciais da pesquisa, a análise evidencia a influência crescente das orientações neoliberais na elaboração das políticas curriculares brasileiras, as quais delineiam finalidades da disciplina escolar Biologia. Esta influência atua sobre a fixação de finalidades acadêmicas hibridizadas com finalidades utilitárias e são orientadas por finalidades pedagógicas baseadas nas concepções de contextualização e currículo por competências. Nos marcos temporais finais, a ação neoliberal se intensifica, transmutada na presença e na densidade da ressignificação do capitalismo em base dos marcos mundializados da educação e operados por atores sociais tais como fundações filantrópicas, grupos empresariais e movimentos estatais organizados. O efeito anunciado sobre as finalidades da disciplina escolar Biologia remete à sua dissolução, integrando-a à área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. A análise sugere que se trata de uma ameaça à estabilidade disciplinar dessa disciplina com desdobramentos sobre a formação docente, a produção de livros didáticos, outras políticas de formação profissional e grupos organizados em prol desta formação, dos quais se inclui a Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). O estudo pondera, entretanto, que o futuro que se anuncia também é sujeito a insurgências e resistências operadas pela construção cotidiana dos docentes no interior de suas escolas
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Para este estudo, mobilizam- se referências do campo do currículo – em especial os trabalhos de Ivor Goodson sobre história das disciplinas escolares – em diálogo com o exame das finalidades dessa disciplina tratados por Dorothy Rosenthal e pelos estudos críticos de Gert Biesta. Nos marcos temporais iniciais da pesquisa, a análise evidencia a influência crescente das orientações neoliberais na elaboração das políticas curriculares brasileiras, as quais delineiam finalidades da disciplina escolar Biologia. Esta influência atua sobre a fixação de finalidades acadêmicas hibridizadas com finalidades utilitárias e são orientadas por finalidades pedagógicas baseadas nas concepções de contextualização e currículo por competências. Nos marcos temporais finais, a ação neoliberal se intensifica, transmutada na presença e na densidade da ressignificação do capitalismo em base dos marcos mundializados da educação e operados por atores sociais tais como fundações filantrópicas, grupos empresariais e movimentos estatais organizados. O efeito anunciado sobre as finalidades da disciplina escolar Biologia remete à sua dissolução, integrando-a à área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. A análise sugere que se trata de uma ameaça à estabilidade disciplinar dessa disciplina com desdobramentos sobre a formação docente, a produção de livros didáticos, outras políticas de formação profissional e grupos organizados em prol desta formação, dos quais se inclui a Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). O estudo pondera, entretanto, que o futuro que se anuncia também é sujeito a insurgências e resistências operadas pela construção cotidiana dos docentes no interior de suas escolasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study aims to investigate to what extent the purposes of the school discipline Biology have been reconfigured. For pursuing that the study uses as empirical material the texts of curricular policies produced in recent years (LDB, DCNEB, PCN, BNCC High School Reform) - which coincide with the installation of the period of redemocratization of the Brazilian society after the military dictatorship. For this exam, references from the curriculum field - in particular Ivor Goodson's works on the history of school subjects - are mobilized in dialogue with the examination of the purposes of this discipline dealt with by Dorothy Rosenthal and by the critical studies of Gert Biesta. In the initial timeframes of the research, the analysis shows the growing influence of neoliberal policies in the elaboration of Brazilian curricular policies which outline the purposes of the school discipline Biology. These purposes hybridize academic purposes with utilitarian ones, guided by pedagogical purposes based on the concepts of contextualization and curriculum by competences. In the final timeframes, the neoliberal action intensifies, transmuted in the presence and density of the resignification of capitalism based on the globalized milestones of education and operated by social actors such as philanthropic foundations, business groups and organized state movements. The announced effect on the purposes of the school discipline Biology refers to its dissolution, integrating it into the area of natural sciences and its technologies. The analysis suggests that it is a threat to the disciplinary stability of this discipline, with consequences on teacher training, the production of textbooks and other professional training policies and movements, including the Brazilian Biological Education Association (SBEnBio). The study considers, however, that the future that is being announced is also subject to insurgencies and resistance operated by the daily construction of teachers within their schools93 f.Vilela, Mariana LimaBertagna, MaínaCarmo, Edinaldo MedeirosAzevedo, MaiconSelles, Sandra Lúcia EscovedoOliveira, Ana Carolina Pereira de2021-06-28T19:14:30Z2021-06-28T19:14:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Carolina Pereira de. finalidades da disciplina escolar biologia nas políticas curriculares (1996-2018). 2021. 93 f. 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