Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo pesquisar os desafios da inclusão escolar de alunos autistas em classes de Educação Infantil, trazendo uma discussão teórica com questões acerca da participação desses alunos na construção dos caminhos pedagógicos e ações educativas nas escolas, perpassando por diversos fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Fatores como: o conhecimento a respeito do autismo, a constituição da criança com autismo enquanto sujeito, as dificuldades de interação social e comunicação, a legislação vigente e as garantias que ela traz aos autistas, as barreiras encontradas pelos docentes, desde a sua formação, e os processos de elaboração do planejamento e prática pedagógica, entre outros. Foi realizada pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias e posterior análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões discutidas |
id |
UFF-2_92d31e9f378a5fdf59d1e71201ef568a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14982 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantilAutismoInclusãoEducação infantilPráticas pedagógicasPsicologiaTranstorno autísticoInclusão escolarEducação infantilPrática pedagógicaAutismInclusionPreschool EducationPedagogical practicePsychologyO presente estudo teve como objetivo pesquisar os desafios da inclusão escolar de alunos autistas em classes de Educação Infantil, trazendo uma discussão teórica com questões acerca da participação desses alunos na construção dos caminhos pedagógicos e ações educativas nas escolas, perpassando por diversos fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Fatores como: o conhecimento a respeito do autismo, a constituição da criança com autismo enquanto sujeito, as dificuldades de interação social e comunicação, a legislação vigente e as garantias que ela traz aos autistas, as barreiras encontradas pelos docentes, desde a sua formação, e os processos de elaboração do planejamento e prática pedagógica, entre outros. Foi realizada pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias e posterior análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões discutidasThe objective of this work is to research the challenges of school inclusion of students with autism in Preschool Education, and develop a theoric discussion to questions about the participation of these students in the construction of pedagogical paths and educational actions in schools, through various factors that influence the process of school inclusion. Factors such as the following: knowledge about autism, the constitution of the child with autism as an individual, the difficulties of social interaction and communication, the current legislation and guarantees to autism children, the obstacles encountered by teachers since their graduation, and the elaboration process of planning and pedagogical practice, among others. The field study was carry out on the application of semi-instructed interviews at the local schools of Duque de Caxias County, having their topics further analyzed, which made it possible to extend the study and illustrate the questions discussed98 f.Pisetta, Maria Angélica Augusto de MelloCarneiro, CristianaSantiago, Mylene CristinaWill, Sharon VarjãoPereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas2020-09-24T21:16:04Z2020-09-24T21:16:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas. Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T18:03:56Zoai:app.uff.br:1/14982Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-12T18:03:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil |
title |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil |
spellingShingle |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas Autismo Inclusão Educação infantil Práticas pedagógicas Psicologia Transtorno autístico Inclusão escolar Educação infantil Prática pedagógica Autism Inclusion Preschool Education Pedagogical practice Psychology |
title_short |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil |
title_full |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil |
title_fullStr |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil |
title_sort |
Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil |
author |
Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas |
author_facet |
Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello Carneiro, Cristiana Santiago, Mylene Cristina Will, Sharon Varjão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Inclusão Educação infantil Práticas pedagógicas Psicologia Transtorno autístico Inclusão escolar Educação infantil Prática pedagógica Autism Inclusion Preschool Education Pedagogical practice Psychology |
topic |
Autismo Inclusão Educação infantil Práticas pedagógicas Psicologia Transtorno autístico Inclusão escolar Educação infantil Prática pedagógica Autism Inclusion Preschool Education Pedagogical practice Psychology |
description |
O presente estudo teve como objetivo pesquisar os desafios da inclusão escolar de alunos autistas em classes de Educação Infantil, trazendo uma discussão teórica com questões acerca da participação desses alunos na construção dos caminhos pedagógicos e ações educativas nas escolas, perpassando por diversos fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Fatores como: o conhecimento a respeito do autismo, a constituição da criança com autismo enquanto sujeito, as dificuldades de interação social e comunicação, a legislação vigente e as garantias que ela traz aos autistas, as barreiras encontradas pelos docentes, desde a sua formação, e os processos de elaboração do planejamento e prática pedagógica, entre outros. Foi realizada pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias e posterior análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões discutidas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-24T21:16:04Z 2020-09-24T21:16:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas. Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas. Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053587384238080 |