Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982
Resumo: O presente estudo teve como objetivo pesquisar os desafios da inclusão escolar de alunos autistas em classes de Educação Infantil, trazendo uma discussão teórica com questões acerca da participação desses alunos na construção dos caminhos pedagógicos e ações educativas nas escolas, perpassando por diversos fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Fatores como: o conhecimento a respeito do autismo, a constituição da criança com autismo enquanto sujeito, as dificuldades de interação social e comunicação, a legislação vigente e as garantias que ela traz aos autistas, as barreiras encontradas pelos docentes, desde a sua formação, e os processos de elaboração do planejamento e prática pedagógica, entre outros. Foi realizada pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias e posterior análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões discutidas
id UFF-2_92d31e9f378a5fdf59d1e71201ef568a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14982
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantilAutismoInclusãoEducação infantilPráticas pedagógicasPsicologiaTranstorno autísticoInclusão escolarEducação infantilPrática pedagógicaAutismInclusionPreschool EducationPedagogical practicePsychologyO presente estudo teve como objetivo pesquisar os desafios da inclusão escolar de alunos autistas em classes de Educação Infantil, trazendo uma discussão teórica com questões acerca da participação desses alunos na construção dos caminhos pedagógicos e ações educativas nas escolas, perpassando por diversos fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Fatores como: o conhecimento a respeito do autismo, a constituição da criança com autismo enquanto sujeito, as dificuldades de interação social e comunicação, a legislação vigente e as garantias que ela traz aos autistas, as barreiras encontradas pelos docentes, desde a sua formação, e os processos de elaboração do planejamento e prática pedagógica, entre outros. Foi realizada pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias e posterior análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões discutidasThe objective of this work is to research the challenges of school inclusion of students with autism in Preschool Education, and develop a theoric discussion to questions about the participation of these students in the construction of pedagogical paths and educational actions in schools, through various factors that influence the process of school inclusion. Factors such as the following: knowledge about autism, the constitution of the child with autism as an individual, the difficulties of social interaction and communication, the current legislation and guarantees to autism children, the obstacles encountered by teachers since their graduation, and the elaboration process of planning and pedagogical practice, among others. The field study was carry out on the application of semi-instructed interviews at the local schools of Duque de Caxias County, having their topics further analyzed, which made it possible to extend the study and illustrate the questions discussed98 f.Pisetta, Maria Angélica Augusto de MelloCarneiro, CristianaSantiago, Mylene CristinaWill, Sharon VarjãoPereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas2020-09-24T21:16:04Z2020-09-24T21:16:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas. Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T18:03:56Zoai:app.uff.br:1/14982Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:11.196270Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
title Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
spellingShingle Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas
Autismo
Inclusão
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Psicologia
Transtorno autístico
Inclusão escolar
Educação infantil
Prática pedagógica
Autism
Inclusion
Preschool Education
Pedagogical practice
Psychology
title_short Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
title_full Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
title_fullStr Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
title_full_unstemmed Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
title_sort Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil
author Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas
author_facet Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
Carneiro, Cristiana
Santiago, Mylene Cristina
Will, Sharon Varjão
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Inclusão
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Psicologia
Transtorno autístico
Inclusão escolar
Educação infantil
Prática pedagógica
Autism
Inclusion
Preschool Education
Pedagogical practice
Psychology
topic Autismo
Inclusão
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Psicologia
Transtorno autístico
Inclusão escolar
Educação infantil
Prática pedagógica
Autism
Inclusion
Preschool Education
Pedagogical practice
Psychology
description O presente estudo teve como objetivo pesquisar os desafios da inclusão escolar de alunos autistas em classes de Educação Infantil, trazendo uma discussão teórica com questões acerca da participação desses alunos na construção dos caminhos pedagógicos e ações educativas nas escolas, perpassando por diversos fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Fatores como: o conhecimento a respeito do autismo, a constituição da criança com autismo enquanto sujeito, as dificuldades de interação social e comunicação, a legislação vigente e as garantias que ela traz aos autistas, as barreiras encontradas pelos docentes, desde a sua formação, e os processos de elaboração do planejamento e prática pedagógica, entre outros. Foi realizada pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas, em escolas municipais de Duque de Caxias e posterior análise de conteúdos, a qual possibilitou a ampliação do estudo e ilustração das questões discutidas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-24T21:16:04Z
2020-09-24T21:16:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas. Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982
identifier_str_mv PEREIRA, Angelina Gabrielle Moreira Ornelas. Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823578559021056