Desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de implantação “LEAN” para uma instituição de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perna, José Luiz da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5512
Resumo: Um dos principais desafios das organizações públicas é gerenciar setores que possuem carência de pessoas, prazos e recursos, impedindo a construção de um serviço que traga efetividade para os cidadãos. A Metodologia “Lean”, consagrada na literatura científica se aplica perfeitamente a este cenário trazendo soluções com pouco custo financeiro e rápida resposta às mudanças necessárias na cultura da organização e na busca de melhores resultados na prestação de serviço público. Avaliou-se a implantação da Metodologia “Lean” na Prefeitura de uma instituição de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, verificando a ocorrência da Melhoria Contínua através da eficiência e produtividade dos serviços realizados com a redução de desperdícios e/ou tempo após a implantação. A pesquisa utilizada para a avaliação se caracteriza como um experimento de campo com a introdução da variável independente, Metodologia “Lean”, sendo que inicialmente houve uma fase de observação da realidade encontrada, denominada Análise e Diagnóstico para em seguida serem aplicadas, ao longo de três anos, vinte e duas ferramentas desta filosofia, com avaliação coletiva e individual destas ferramentas nos setores subordinados à Prefeitura. Foi também analisada a variável dependente, Melhoria Contínua, com a análise de quatorze indicadores para verificar a ocorrência, após a implantação da Metodologia “Lean”, de mudança significativa na evolução dos serviços, gerando aumento constante de eficiência e produtividade nos setores de Manutenção, Merenda, Limpeza, Segurança, Portaria, Almoxarifado e Despensa. O tempo de pesquisa foi de seis semestres, iniciando em janeiro de 2014 e terminando em dezembro de 2016. Os resultados encontrados relativos à implantação da Metodologia “Lean” confirmaram a literatura do tema e, a avaliação da aplicação das Ferramentas “Lean” foram positivas contribuindo para o sucesso da implantação da Metodologia “lean”. Os resultados coletados com os indicadores de Melhoria Contínua fortaleceram as avaliações obtidas na variável independente, mostrando aumento de eficiência e produtividade em todos os setores estudados, havendo mudança de comportamento e cultura dentro da Prefeitura do campus. Como reforço aos dados apresentados, foi feita análise estatística utilizando-se o teste do Qui-quadrado, com grau de liberdade igual a 5 e nível de significância igual a 0,01, na qual em doze dos quatorze indicadores o resultado obtido teve relevância em relação a melhoria contínua e em dois indicadores não houve a melhoria esperada, mas contribuíram para obtenção de eficiência na Prefeitura. Os resultados apresentados por esta pesquisa reforçam os conceitos da literatura sobre o método de processos implantado, contribuindo para mudanças na cultura do setor avaliado, com melhora da capacidade técnica e laboral dos colaboradores e gestores envolvidos bem como do da eficiência e produtividade dos serviços prestados. Esta dissertação atinge um de seus objetivos de fornecer farto material teórico e prático para futuras pesquisas dentro e fora da instituição.
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Avaliou-se a implantação da Metodologia “Lean” na Prefeitura de uma instituição de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, verificando a ocorrência da Melhoria Contínua através da eficiência e produtividade dos serviços realizados com a redução de desperdícios e/ou tempo após a implantação. A pesquisa utilizada para a avaliação se caracteriza como um experimento de campo com a introdução da variável independente, Metodologia “Lean”, sendo que inicialmente houve uma fase de observação da realidade encontrada, denominada Análise e Diagnóstico para em seguida serem aplicadas, ao longo de três anos, vinte e duas ferramentas desta filosofia, com avaliação coletiva e individual destas ferramentas nos setores subordinados à Prefeitura. Foi também analisada a variável dependente, Melhoria Contínua, com a análise de quatorze indicadores para verificar a ocorrência, após a implantação da Metodologia “Lean”, de mudança significativa na evolução dos serviços, gerando aumento constante de eficiência e produtividade nos setores de Manutenção, Merenda, Limpeza, Segurança, Portaria, Almoxarifado e Despensa. O tempo de pesquisa foi de seis semestres, iniciando em janeiro de 2014 e terminando em dezembro de 2016. Os resultados encontrados relativos à implantação da Metodologia “Lean” confirmaram a literatura do tema e, a avaliação da aplicação das Ferramentas “Lean” foram positivas contribuindo para o sucesso da implantação da Metodologia “lean”. Os resultados coletados com os indicadores de Melhoria Contínua fortaleceram as avaliações obtidas na variável independente, mostrando aumento de eficiência e produtividade em todos os setores estudados, havendo mudança de comportamento e cultura dentro da Prefeitura do campus. Como reforço aos dados apresentados, foi feita análise estatística utilizando-se o teste do Qui-quadrado, com grau de liberdade igual a 5 e nível de significância igual a 0,01, na qual em doze dos quatorze indicadores o resultado obtido teve relevância em relação a melhoria contínua e em dois indicadores não houve a melhoria esperada, mas contribuíram para obtenção de eficiência na Prefeitura. Os resultados apresentados por esta pesquisa reforçam os conceitos da literatura sobre o método de processos implantado, contribuindo para mudanças na cultura do setor avaliado, com melhora da capacidade técnica e laboral dos colaboradores e gestores envolvidos bem como do da eficiência e produtividade dos serviços prestados. Esta dissertação atinge um de seus objetivos de fornecer farto material teórico e prático para futuras pesquisas dentro e fora da instituição.One of the main challenges of public organizations is to manage sectors that lack people, deadlines and resources, preventing the construction of a service that brings effectiveness to citizens. The "Lean" Methodology, enshrined in the scientific literature, applies perfectly to this scenario by bringing solutions with little financial cost and rapid response to the necessary changes in the culture of the organization and in the search for better results in the provision of public service. The implementation of the "Lean" Methodology in the Prefecture of a teaching institution located in the city of Rio de Janeiro, RJ, was verified, verifying the occurrence of Continuous Improvement through the efficiency and productivity of the services performed with the reduction of waste and / or time after implantation. The research used for the evaluation is characterized as a field experiment with the introduction of the independent variable, Lean Methodology. Initially, there was a phase of observation of the reality found, called Analysis and Diagnosis, to be applied later. Three years, twenty-two tools of this philosophy, with collective and individual evaluation of these tools in the sectors subordinated to the Prefecture. The dependent variable, Continuous Improvement, was also analyzed, with the analysis of fourteen indicators to verify the occurrence, after the implementation of the Lean Methodology, of a significant change in the evolution of services, generating a constant increase of efficiency and productivity in the Maintenance, Maintenance, Cleaning, Security, Concierge, Warehouse and Pantry. The research time was six semesters, beginning in January 2014 and ending in December 2016. The results found regarding the implementation of the "Lean" Methodology confirmed the literature on the subject and the evaluation of the application of the Lean Tools were positive contributing to the successful implementation of the Methodology. The results obtained with the indicators of Continuous Improvement strengthened the evaluations obtained in the independent variable, showing an increase of efficiency and productivity in all sectors studied, with a change of behavior and culture within the Campus Prefecture. In order to reinforce the data presented, a statistical analysis was performed, using the Chi-square test, with a degree of freedom equal to 5 and a level of significance of 0.01, in which, in twelve of the fourteen indicators, the result obtained was relevant in In relation to continuous improvement and in two indicators there was no expected improvement, but contributed to achieving efficiency in the Prefecture. The results presented by this research reinforce the concepts of the literature on the implanted process method, contributing to changes in the culture of the sector evaluated, improving the technical and labor capacity of the employees and managers involved as well as the efficiency and productivity of the services provided. This dissertation achieves one of its objectives of providing a wealth of theoretical and practical material for future research inside and outside the institution.Universidade Federal FluminenseNiteróiFerraz, Fernando ToledoRibeiro, Priscilla Cristina CabralMahler, Claudio FernandoPerna, José Luiz da Silva2018-01-16T12:33:05Z2018-01-16T12:33:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5512Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:31Zoai:app.uff.br:1/5512Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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