Dimensão afetiva da etnomatemática e robótica no ensino e aprendizagem da matemática básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25499 |
Resumo: | Considerando o interesse e empolgação gigantesca com mundo virtual e tecnológico e, em contrapartida, o atual e amplo desinteresse de alunos da educação básica com a disciplina de matemática, nasce a ideia desta pesquisa. Por que não vincular a tecnologia que tanto interessa os alunos desde novos até os mais velhos com os conteúdos básicos de matemática e física? E se pudéssemos elaborar aulas e oficinas para o aprendizado dos conteúdos do currículo básico que estivessem intimamente ligados a algo divertido e tecnológico como a robótica? Se em vez de uma aula formal e apenas teórica os alunos pudessem aprender de forma espontânea, concreta e aplicada, com ferramentas, materiais e softwares próprios para isso? Esta pesquisa está embasada, principalmente, nos estudos sobre aprendizagem significativa de Ausubel (2002), no Programa Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na Dimensão Afetiva da Etnomatemática de Mattos (2020); buscando construir uma ponte entre teoria e prática: a teoria de conteúdos básicos de matemática e física, e a prática, com projetos de robótica onde vemos a aplicação da teoria estudada. Acreditamos que esta ponte é fundamental para uma prática docente eficaz e uma aprendizagem significativa para o aluno. Primeiro, fizemos um breve passeio histórico com uma visão não anacrônica sobre o início e evolução da robótica, analisamos também a motivação dessa pesquisa. Depois, buscamos em um referencial teórico consolidado o porquê usar a tecnologia da robótica educacional para ensinar conteúdos básicos potencializa o aprendizado e torna-o cheio de sentido para o aluno. Finalmente, descrevemos relatos de experiências de oficinas realizadas em sala de aula com os educandos e quais foram os resultados |
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Dimensão afetiva da etnomatemática e robótica no ensino e aprendizagem da matemática básicaDimensão afetivaEtnomatemáticaAprendizagem significativaRobótica educacionalEtnomatemáticaAprendizagem significativaTecnologia educacionalRobóticaAffective dimensionEthnomathematicsMeaningful learningEducational robotics.Considerando o interesse e empolgação gigantesca com mundo virtual e tecnológico e, em contrapartida, o atual e amplo desinteresse de alunos da educação básica com a disciplina de matemática, nasce a ideia desta pesquisa. Por que não vincular a tecnologia que tanto interessa os alunos desde novos até os mais velhos com os conteúdos básicos de matemática e física? E se pudéssemos elaborar aulas e oficinas para o aprendizado dos conteúdos do currículo básico que estivessem intimamente ligados a algo divertido e tecnológico como a robótica? Se em vez de uma aula formal e apenas teórica os alunos pudessem aprender de forma espontânea, concreta e aplicada, com ferramentas, materiais e softwares próprios para isso? Esta pesquisa está embasada, principalmente, nos estudos sobre aprendizagem significativa de Ausubel (2002), no Programa Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na Dimensão Afetiva da Etnomatemática de Mattos (2020); buscando construir uma ponte entre teoria e prática: a teoria de conteúdos básicos de matemática e física, e a prática, com projetos de robótica onde vemos a aplicação da teoria estudada. Acreditamos que esta ponte é fundamental para uma prática docente eficaz e uma aprendizagem significativa para o aluno. Primeiro, fizemos um breve passeio histórico com uma visão não anacrônica sobre o início e evolução da robótica, analisamos também a motivação dessa pesquisa. Depois, buscamos em um referencial teórico consolidado o porquê usar a tecnologia da robótica educacional para ensinar conteúdos básicos potencializa o aprendizado e torna-o cheio de sentido para o aluno. Finalmente, descrevemos relatos de experiências de oficinas realizadas em sala de aula com os educandos e quais foram os resultadosInstituto de Matemática e EstatísticaConsidering the gigantic interest and excitement with the virtual and technological world and, in contrast, the current and broad disinterest of basic education students with the discipline of mathematics, the idea of this research was born. Why not link the technology that interests students from the youngest to the oldest with the basic content of mathematics and physics? What if we could design classes and workshops for learning basic curriculum content that were closely linked to something fun and technological like robotics? If instead of a formal and only theoretical class, students could learn spontaneously, concretely and applied, with tools, materials and software for that? This research is mainly based on the studies about meaningful learning by Ausubel (2002), on Ethnomathematics Program of D’Ambrosio (2011) and on the Affective Dimension of the Ethnomathematics of Mattos (2020); seeking to build a bridge between theory and practice: the theory of basic contents of mathematics and physics, and practice, with robotics projects where we see the application of the studied theory. We believe that this bridge is fundamental for an effective teaching practice and a meaningful learning for the student. First, we took a brief historical tour with a non-anachronistic view on the beginning and evolution of robotics, we also analyzed the motivation of this research. Then, we looked in a consolidated theoretical framework as to why using the technology of educational robotics to teach basic contents enhances learning and makes it full of meaning for the student. Finally, we described reports of experiences of workshops held in the classroom with students and what were the results50 f.Mattos, José Roberto Linhares deMattos, Sandra Maria Nascimento deTostas, Rogério Gomes de LimaDias, Victória Ramalho Cavalcante De Sousa2022-07-01T14:26:18Z2022-07-01T14:26:18Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Victória Ramalho Cavalcante de Sousa. Dimensão afetiva da etnomatemática e robótica no ensino e aprendizagem da matemática básica. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25499Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-27T01:21:31Zoai:app.uff.br:1/25499Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:44.903979Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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