Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Letícia Mara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21691
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.12406249727
Resumo: O desafios atrelados ao Ensino de Química são dos mais diversos, perpassando por currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias que não favorecem o resgate dos alunos como protagonistas dos seus processos de aprendizagem, dentre outros. A inexistência da contextualização dos conhecimentos químicos na vivência do aluno torna-o inapto para compreender como o letramento científico, mais especificamente, o letramento químico, são importantes no entendimento de sua realidade e na tomada de decisões. Nesse sentido, cabe ao campo de estudos de ensino em química, na figura do professor-pesquisador, repensar o seu fazer pedagógico e levantar soluções para dinamizar a relação aluno-conteúdo. Assim, o presente trabalho visa contribuir na apresentação de novas soluções, ao propôr como produto educacional um livreto de caça palavras e palavras cruzadas, abordando os conteúdos de química geral voltados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e os conteúdos de química orgânica para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, bem como a sugestão de aplicação dos jogos. O objetivo principal é fornecer aos professores uma alternativa simples e barata de motivar a aprendizagem significativa e favorecer o letramento químico alicerçado no contexto lúdico que o jogo didático proporciona. Apesar de a aplicação da sequência didática não ter ocorrido devido à pandemia causada pela Covid-19, a análise sistemática da literatura de apoio sugere com confiança que o produto aqui apresentado posssui a capacidade de auxiliar o processo pedagógico de aprendizagem em química
id UFF-2_94a39ccda8ca85b50a8e625ad70feef5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21691
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em químicaJogo educacionalEnsino em químicaLetramentoJogo educativoProcesso de ensino-aprendizagemEnsino de químicaEducational gameChemistry teachingLiteracyO desafios atrelados ao Ensino de Química são dos mais diversos, perpassando por currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias que não favorecem o resgate dos alunos como protagonistas dos seus processos de aprendizagem, dentre outros. A inexistência da contextualização dos conhecimentos químicos na vivência do aluno torna-o inapto para compreender como o letramento científico, mais especificamente, o letramento químico, são importantes no entendimento de sua realidade e na tomada de decisões. Nesse sentido, cabe ao campo de estudos de ensino em química, na figura do professor-pesquisador, repensar o seu fazer pedagógico e levantar soluções para dinamizar a relação aluno-conteúdo. Assim, o presente trabalho visa contribuir na apresentação de novas soluções, ao propôr como produto educacional um livreto de caça palavras e palavras cruzadas, abordando os conteúdos de química geral voltados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e os conteúdos de química orgânica para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, bem como a sugestão de aplicação dos jogos. O objetivo principal é fornecer aos professores uma alternativa simples e barata de motivar a aprendizagem significativa e favorecer o letramento químico alicerçado no contexto lúdico que o jogo didático proporciona. Apesar de a aplicação da sequência didática não ter ocorrido devido à pandemia causada pela Covid-19, a análise sistemática da literatura de apoio sugere com confiança que o produto aqui apresentado posssui a capacidade de auxiliar o processo pedagógico de aprendizagem em químicaThe challenges linked to chemistry teaching are diverse, going to plastered curricula, lack of continuous training for teachers, methodologies that do not emphasize the students as the protagonists of their learning process, among others. The absence of contextualization of chemical knowledge in student’s experiences makes him unable to comprehend how scientific literacy, more specifically, chemical literacy, is important in understanding his reality in the decision-making process. In this sense, it is up to the field of teaching studies in chemistry, in the figure of the teacher-researcher, to rethink his pedagogical practice and come up with solutions to boost the student-content relationship. Thus, the present work aims to contribute in the presentation of new solutions, by proposing as a educational product a booklet of word search and crosswords, addressing the contents of general chemistry aimed at students of the 9th grade of Elementary School, and the contents of organic chemistry for students enrolled in the 3rd year of high school, as well as the suggestion of an application of the games. The main objective is to provide teachers with a simple and inexpensive alternative to motivate meaningful learning and favor chemical literacy based on the playful context that the didactic game provides. Although the application of the didactic sequence did not occur due to the pandemic caused by Covid-19, the systematic analysis of the supporting literature confidently suggests that the product presented here has the ability to assist the pedagogical process of learning in chemistry211 f.Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder dosAlmeida, Cibele Maria Stivanin deVieira, Lígia Maria Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/3518813385340495http://lattes.cnpq.br/3774442484775804http://lattes.cnpq.br/0864372376177243http://lattes.cnpq.br/0059570879207078Guimarães, Letícia Mara2021-04-16T14:40:36Z2021-04-16T14:40:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGUIMARÃES, Letícia Mara. Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química. 2021. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21691Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.12406249727http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-07T13:39:06Zoai:app.uff.br:1/21691Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-07T13:39:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
title Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
spellingShingle Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
Guimarães, Letícia Mara
Jogo educacional
Ensino em química
Letramento
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de química
Educational game
Chemistry teaching
Literacy
title_short Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
title_full Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
title_fullStr Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
title_full_unstemmed Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
title_sort Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química
author Guimarães, Letícia Mara
author_facet Guimarães, Letícia Mara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos
Almeida, Cibele Maria Stivanin de
Vieira, Lígia Maria Mendonça
http://lattes.cnpq.br/3518813385340495
http://lattes.cnpq.br/3774442484775804
http://lattes.cnpq.br/0864372376177243
http://lattes.cnpq.br/0059570879207078
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Letícia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo educacional
Ensino em química
Letramento
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de química
Educational game
Chemistry teaching
Literacy
topic Jogo educacional
Ensino em química
Letramento
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de química
Educational game
Chemistry teaching
Literacy
description O desafios atrelados ao Ensino de Química são dos mais diversos, perpassando por currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias que não favorecem o resgate dos alunos como protagonistas dos seus processos de aprendizagem, dentre outros. A inexistência da contextualização dos conhecimentos químicos na vivência do aluno torna-o inapto para compreender como o letramento científico, mais especificamente, o letramento químico, são importantes no entendimento de sua realidade e na tomada de decisões. Nesse sentido, cabe ao campo de estudos de ensino em química, na figura do professor-pesquisador, repensar o seu fazer pedagógico e levantar soluções para dinamizar a relação aluno-conteúdo. Assim, o presente trabalho visa contribuir na apresentação de novas soluções, ao propôr como produto educacional um livreto de caça palavras e palavras cruzadas, abordando os conteúdos de química geral voltados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e os conteúdos de química orgânica para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, bem como a sugestão de aplicação dos jogos. O objetivo principal é fornecer aos professores uma alternativa simples e barata de motivar a aprendizagem significativa e favorecer o letramento químico alicerçado no contexto lúdico que o jogo didático proporciona. Apesar de a aplicação da sequência didática não ter ocorrido devido à pandemia causada pela Covid-19, a análise sistemática da literatura de apoio sugere com confiança que o produto aqui apresentado posssui a capacidade de auxiliar o processo pedagógico de aprendizagem em química
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16T14:40:36Z
2021-04-16T14:40:36Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Letícia Mara. Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química. 2021. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21691
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.12406249727
identifier_str_mv GUIMARÃES, Letícia Mara. Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química. 2021. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21691
http://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.12406249727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135356719497216