Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583 |
Resumo: | A ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido. |
id |
UFF-2_9597786db81fb449dfb6115dbd2ebc82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26583 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencialMatemágikaEducação matemáticaGamificaçãoAprendizagem TangencialFicçãoJogosRPGJogo em Educação MatemáticaEnsino de MatemáticaMathematical EducationGamificationTangencial LearningFictionGamesRPGMatemágikaA ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido.Fiction is essential for the development of creativity and imagination. Although they do not show an explicit relationship with the mathematics teaching methodology, a detailed analysis shows a complementary relationship between them. To confirm this, something present in the daily lives of several young people is implemented: Games. Using them as a teaching resource can stimulate different cognitive aspects in students and teachers. The present work aims to present the history of Matem agika, a world full of possibilities that, through a process called ́ Tangential Learning, can serve as a basis for teachers to develop different teaching methods, whether fully gamified, or inserting more fiction in the school, without imposing limits on what can be produced.54 f.Pacoricona, Aldo Amilcar BazanRainha, Marcelo Leonardo dos SantosRezende, Wanderley MouraRainha, Marcelo Leonardo dos SantosPacoricona, Aldo Amilcar Bazanda Silva, Atila Luna Ambrósio2022-10-24T13:19:21Z2022-10-24T13:19:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDA SILVA, Atila Luna Ambrósio. Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial. 2022. 62. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T16:45:24Zoai:app.uff.br:1/26583Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-24T16:45:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial |
title |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial |
spellingShingle |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial da Silva, Atila Luna Ambrósio Matemágika Educação matemática Gamificação Aprendizagem Tangencial Ficção Jogos RPG Jogo em Educação Matemática Ensino de Matemática Mathematical Education Gamification Tangencial Learning Fiction Games RPG Matemágika |
title_short |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial |
title_full |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial |
title_fullStr |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial |
title_full_unstemmed |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial |
title_sort |
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial |
author |
da Silva, Atila Luna Ambrósio |
author_facet |
da Silva, Atila Luna Ambrósio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos Rezende, Wanderley Moura Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Atila Luna Ambrósio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemágika Educação matemática Gamificação Aprendizagem Tangencial Ficção Jogos RPG Jogo em Educação Matemática Ensino de Matemática Mathematical Education Gamification Tangencial Learning Fiction Games RPG Matemágika |
topic |
Matemágika Educação matemática Gamificação Aprendizagem Tangencial Ficção Jogos RPG Jogo em Educação Matemática Ensino de Matemática Mathematical Education Gamification Tangencial Learning Fiction Games RPG Matemágika |
description |
A ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação entre elas. Para ratificar isso implementa-se algo presente no cotidiano de diversos jovens: Os jogos. Usa-los como recurso de ensino pode estimular nos alunos e professores diversos aspectos cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a historia de Matemágika, um mundo repleto de possibilidades que através de um processo chamado Aprendizagem Tangencial, pode servir de base para os docentes elaborarem diferentes métodos de ensino, sejam eles totalmente gamificados, ou inserindo mais ficção ambito escolar, sem impor limites para o que pode ser produzido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24T13:19:21Z 2022-10-24T13:19:21Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DA SILVA, Atila Luna Ambrósio. Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial. 2022. 62. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583 |
identifier_str_mv |
DA SILVA, Atila Luna Ambrósio. Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial. 2022. 62. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838850194604032 |