Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Cyntia de Souza Bastos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14999
Resumo: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa CNPq, a investigação que deu origem a este trabalho teve por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos. Com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, o universo investigado foi composto por 4 licenciandos, bolsistas do referido Grupo (PET) que a ele estiveram vinculados entre os anos de 2014 e 2018. As informações foram coletadas por meio de entrevistas pautadas por um roteiro semiestruturado, caderno de campo da pesquisadora, observações das reuniões realizadas pelo Grupo em seus respectivos encontros semanais e acompanhamento das discussões sistemáticas dos seus membros, a partir do uso de um aplicativo de celular. Além disso, o técnico em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Graduação da UFF e interlocutor do Programa de Educação Tutorial/PET também foi entrevistado. Foram analisados documentos que respaldam legalmente a vinculação do Programa à Universidade Federal Fluminense, bem como documentos oficiais que norteiam a criação e o desenvolvimento do Grupo PET selecionado ajudando a compreender sua manutenção, bem como os objetivos e as justificativas teórico-metodológicas que fundamentam o trabalho desenvolvido. O material produzido/adquirido mediante as entrevistas foi transcrito, lido e organizado em 3 categorias: na primeira, descrevemos e analisamos informações relacionadas às contribuições, aos desafios e às superações narradas pelos sujeitos; na segunda, privilegiamos os saberes e as práticas pedagógicas identificadas e na última, revelamos os elementos expressos acerca da relação entre permanência e formação docente, tomando por base o vínculo com o Grupo PET. Os resultados evidenciam que o Grupo PET aproxima e articula saberes produzidos na universidade e na escola criando condições favoráveis de inserção à docência. Expressam, também, o compartilhamento de ações de natureza profissional levando-os a ressignificar os conhecimentos teóricos e a desenvolver um olhar investigativo sobre sua futura profissão. Em linhas gerais, os dados apontam que a participação no Grupo PET amplia e reforça as chances de permanência na universidade devido ao sentimento de coletividade, de acolhimento pessoal e de pertencimento no sentido profissional, bem como em razão do apoio financeiro que os licenciandos recebem do Programa, mediante o pagamento de uma bolsa. Destacamos, ainda, que a metodologia de trabalho adotada, as relações que se estabelecem durante a convivência e o compartilhamento de questões pessoais e acadêmicas contribuem para o desenvolvimento não só da profissão, mas também da pessoa humana, promovendo oportunidades de diálogo e compreensão frente às situações que emergem. Apontamos a necessidade de maior integração entre as disciplinas ligadas ao estágio e os programas de formação como possibilidade de revisão das mesmas visando o fomento da produção de saberes sobre a profissão de professor. Nesta direção, ressaltamos a importância de chamar a atenção da comunidade educacional e dos gestores das políticas educacionais acerca dos resultados aqui expressos visando o/a: necessidade de ampliar os investimentos nos cursos de licenciatura e nos programas relacionados ao magistério; revisão dos currículos e o encaminhamento de ações pedagógicas que integrem, de forma coletiva, objetos de conhecimento e realidade profissional; estudo da literatura da área que contemplem demandas da escola e questionamentos dos professores/futuros professores; diálogo contínuo entre comunidade escolar e comunidade universitária; desenvolvimento da autonomia, o sentimento de pertencimento e a ressignificação dos saberes
id UFF-2_963813d4308e3031413204a2961ba6e5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14999
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal FluminenseFormação InicialPrograma de Educação TutorialSaberes DocentesProfissão DocenteFormação de professorDocênciaLicenciaturaInitial formationProgram of Educational TutoringTeaching knowledgeTeaching CareerVinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa CNPq, a investigação que deu origem a este trabalho teve por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos. Com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, o universo investigado foi composto por 4 licenciandos, bolsistas do referido Grupo (PET) que a ele estiveram vinculados entre os anos de 2014 e 2018. As informações foram coletadas por meio de entrevistas pautadas por um roteiro semiestruturado, caderno de campo da pesquisadora, observações das reuniões realizadas pelo Grupo em seus respectivos encontros semanais e acompanhamento das discussões sistemáticas dos seus membros, a partir do uso de um aplicativo de celular. Além disso, o técnico em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Graduação da UFF e interlocutor do Programa de Educação Tutorial/PET também foi entrevistado. Foram analisados documentos que respaldam legalmente a vinculação do Programa à Universidade Federal Fluminense, bem como documentos oficiais que norteiam a criação e o desenvolvimento do Grupo PET selecionado ajudando a compreender sua manutenção, bem como os objetivos e as justificativas teórico-metodológicas que fundamentam o trabalho desenvolvido. O material produzido/adquirido mediante as entrevistas foi transcrito, lido e organizado em 3 categorias: na primeira, descrevemos e analisamos informações relacionadas às contribuições, aos desafios e às superações narradas pelos sujeitos; na segunda, privilegiamos os saberes e as práticas pedagógicas identificadas e na última, revelamos os elementos expressos acerca da relação entre permanência e formação docente, tomando por base o vínculo com o Grupo PET. Os resultados evidenciam que o Grupo PET aproxima e articula saberes produzidos na universidade e na escola criando condições favoráveis de inserção à docência. Expressam, também, o compartilhamento de ações de natureza profissional levando-os a ressignificar os conhecimentos teóricos e a desenvolver um olhar investigativo sobre sua futura profissão. Em linhas gerais, os dados apontam que a participação no Grupo PET amplia e reforça as chances de permanência na universidade devido ao sentimento de coletividade, de acolhimento pessoal e de pertencimento no sentido profissional, bem como em razão do apoio financeiro que os licenciandos recebem do Programa, mediante o pagamento de uma bolsa. Destacamos, ainda, que a metodologia de trabalho adotada, as relações que se estabelecem durante a convivência e o compartilhamento de questões pessoais e acadêmicas contribuem para o desenvolvimento não só da profissão, mas também da pessoa humana, promovendo oportunidades de diálogo e compreensão frente às situações que emergem. Apontamos a necessidade de maior integração entre as disciplinas ligadas ao estágio e os programas de formação como possibilidade de revisão das mesmas visando o fomento da produção de saberes sobre a profissão de professor. Nesta direção, ressaltamos a importância de chamar a atenção da comunidade educacional e dos gestores das políticas educacionais acerca dos resultados aqui expressos visando o/a: necessidade de ampliar os investimentos nos cursos de licenciatura e nos programas relacionados ao magistério; revisão dos currículos e o encaminhamento de ações pedagógicas que integrem, de forma coletiva, objetos de conhecimento e realidade profissional; estudo da literatura da área que contemplem demandas da escola e questionamentos dos professores/futuros professores; diálogo contínuo entre comunidade escolar e comunidade universitária; desenvolvimento da autonomia, o sentimento de pertencimento e a ressignificação dos saberesConnected to the Postgraduation Program in Education PPGE/UFF – Line of Research “Science, Culture and Education”, and with the support provided by the Brazilian National Research Council (CNPq), the investigation which originated this work aimed at analyzing discourses by undergraduate students in teacher training programs about the contributions of the PET Group “Connections and Knowledge” in the formation and production of knowledge of the professionals engaged. Presenting a qualitative approach, of the case-study type, the gruop studied was formed by 4 undergraduate students in teacher training, who were also scholarship holders of the above mentioned group (PET) durin the period comprised by the years of 2014 and 2018. The data was collected via semistructed interviews, field researcher’s notes, observation of the meetings performed by the Group weekly, and monitoring of the systematic discussions by its members by means of a cell phone application. Besides, the technician in Educational Affairs of UFF’s Office of the Dean for Undergraduation and interlocutor of the Program of Educational Tutoring (PET) was also interviewed. Documents which legally support the connection of the Program to Universidade Federal Fluminense, as well as official papers which set the rules for the creation and the development of the selected PET Group wer analyzed, helping in the understanding of its maintenance, and the objectives and theoretical and methodological justifications which substantiate the present work. The produced/acquired material by means of interviews was transcribed, read and organized into three categories: first, the description and analysis of information pertaining the contribuitions, challenges and overcoming narrated by the subjects; second, the emphasis on the identified knowledge and pedagogical practices; third, the disclosure of the elements expressing the relationship between continuity and teacher practice, using the connection to the PET Group as baseline. The results showed that the PET Group brings closer and articulates the knowledge produced at university and at school, promotung favorable conditions for the entrance in the teaching practice life. In addition to that, they express the sharing of professional actions, making them execute a form of resignification of theory and develop an investigative apporach concerning their future profession. Generally speaking, data showed that the participation in the PET Group increased and reinforced the chances of permanence at university due to feelings of collectivity, personal welcoming, and belonging in the professional sense; moreover, the financial help the undergratuates obtain from the program by means of research grant. It is also relevant to emphasize that the adopted methodology, the relationships established during interaction, and the sharing of personal and academic issues have contributed to the development not only of the professional aspect, but also of the human beings themselves, promoting opportunities for dialog and understanding in face of upcoming situations. Furthermore, it is important to consider the bigger interaction among the subjects connected to internship and formation programs as a possibility to review their cores, aiming at the promotion of more knowledge concerning the teaching career. In this edition, it is highlited how important it is to call the attention of the educational community and of the public administrators in education about the results here presented, particularlu considering: the necessity to increase investments in undergratuate teacher training programs and education- related ones; the review of curriculum and the forwarding of pedagogical actions which colectively interact with objects of knowledge and professional reality; the study of the literature concerning this area which deals with school demands and the questioning of present and future teachers; the perpetual dialog between school and university communities161 f.Farias, Mônica Vasconcellos de OliveiraTerra, Dinah VasconcellosAlmeida, Sandra Maciel deDias, Lucimar RosaRuiz, Mariel A.Rezende, Cyntia de Souza Bastos2020-09-28T18:42:30Z2020-09-28T18:42:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREZENDE, Cyntia de Souza Bastos. Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14999http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T19:40:47Zoai:app.uff.br:1/14999Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-16T19:40:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
title Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
spellingShingle Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
Rezende, Cyntia de Souza Bastos
Formação Inicial
Programa de Educação Tutorial
Saberes Docentes
Profissão Docente
Formação de professor
Docência
Licenciatura
Initial formation
Program of Educational Tutoring
Teaching knowledge
Teaching Career
title_short Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
title_full Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
title_fullStr Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
title_full_unstemmed Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
title_sort Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense
author Rezende, Cyntia de Souza Bastos
author_facet Rezende, Cyntia de Souza Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira
Terra, Dinah Vasconcellos
Almeida, Sandra Maciel de
Dias, Lucimar Rosa
Ruiz, Mariel A.
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Cyntia de Souza Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Programa de Educação Tutorial
Saberes Docentes
Profissão Docente
Formação de professor
Docência
Licenciatura
Initial formation
Program of Educational Tutoring
Teaching knowledge
Teaching Career
topic Formação Inicial
Programa de Educação Tutorial
Saberes Docentes
Profissão Docente
Formação de professor
Docência
Licenciatura
Initial formation
Program of Educational Tutoring
Teaching knowledge
Teaching Career
description Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa CNPq, a investigação que deu origem a este trabalho teve por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos. Com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, o universo investigado foi composto por 4 licenciandos, bolsistas do referido Grupo (PET) que a ele estiveram vinculados entre os anos de 2014 e 2018. As informações foram coletadas por meio de entrevistas pautadas por um roteiro semiestruturado, caderno de campo da pesquisadora, observações das reuniões realizadas pelo Grupo em seus respectivos encontros semanais e acompanhamento das discussões sistemáticas dos seus membros, a partir do uso de um aplicativo de celular. Além disso, o técnico em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Graduação da UFF e interlocutor do Programa de Educação Tutorial/PET também foi entrevistado. Foram analisados documentos que respaldam legalmente a vinculação do Programa à Universidade Federal Fluminense, bem como documentos oficiais que norteiam a criação e o desenvolvimento do Grupo PET selecionado ajudando a compreender sua manutenção, bem como os objetivos e as justificativas teórico-metodológicas que fundamentam o trabalho desenvolvido. O material produzido/adquirido mediante as entrevistas foi transcrito, lido e organizado em 3 categorias: na primeira, descrevemos e analisamos informações relacionadas às contribuições, aos desafios e às superações narradas pelos sujeitos; na segunda, privilegiamos os saberes e as práticas pedagógicas identificadas e na última, revelamos os elementos expressos acerca da relação entre permanência e formação docente, tomando por base o vínculo com o Grupo PET. Os resultados evidenciam que o Grupo PET aproxima e articula saberes produzidos na universidade e na escola criando condições favoráveis de inserção à docência. Expressam, também, o compartilhamento de ações de natureza profissional levando-os a ressignificar os conhecimentos teóricos e a desenvolver um olhar investigativo sobre sua futura profissão. Em linhas gerais, os dados apontam que a participação no Grupo PET amplia e reforça as chances de permanência na universidade devido ao sentimento de coletividade, de acolhimento pessoal e de pertencimento no sentido profissional, bem como em razão do apoio financeiro que os licenciandos recebem do Programa, mediante o pagamento de uma bolsa. Destacamos, ainda, que a metodologia de trabalho adotada, as relações que se estabelecem durante a convivência e o compartilhamento de questões pessoais e acadêmicas contribuem para o desenvolvimento não só da profissão, mas também da pessoa humana, promovendo oportunidades de diálogo e compreensão frente às situações que emergem. Apontamos a necessidade de maior integração entre as disciplinas ligadas ao estágio e os programas de formação como possibilidade de revisão das mesmas visando o fomento da produção de saberes sobre a profissão de professor. Nesta direção, ressaltamos a importância de chamar a atenção da comunidade educacional e dos gestores das políticas educacionais acerca dos resultados aqui expressos visando o/a: necessidade de ampliar os investimentos nos cursos de licenciatura e nos programas relacionados ao magistério; revisão dos currículos e o encaminhamento de ações pedagógicas que integrem, de forma coletiva, objetos de conhecimento e realidade profissional; estudo da literatura da área que contemplem demandas da escola e questionamentos dos professores/futuros professores; diálogo contínuo entre comunidade escolar e comunidade universitária; desenvolvimento da autonomia, o sentimento de pertencimento e a ressignificação dos saberes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-28T18:42:30Z
2020-09-28T18:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Cyntia de Souza Bastos. Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14999
identifier_str_mv REZENDE, Cyntia de Souza Bastos. Formação inicial construída em articulação com a profissão: um diálogo com licenciandos vinculados ao Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Fluminense. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838756632264704