Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Simone Brandolt [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Dulcinéia Beirigo de [UNESP], Deák, Simone Conceição Pereira [UNESP], Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP], Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141752
Resumo: A presente discussão expõe um recorte do estudo comparativo, de caráter longitudinal, em andamento, entre três universidades denominado “Estudo sobre formação inicial de professores em Brasil – Portugal”, com objetivo de identificar e analisar como se desenvolve a aprendizagem profissional da docência nos cursos de formação nas instituições de ensino superior. Desta forma, dentro dos limites deste texto, apresentamos reflexões parciais acerca das motivações e expectativas sobre ser professor de estudantes matriculados em instituições de ensino superior no Brasil (UNESP/P. Prudente-SP e UFMS/Corumbá-MS) e em Portugal (ESES/Santarém). A pesquisa, de abordagem qualitativa, usou questionário semiestruturado para a primeira coleta dos dados junto aos estudantes dos referidos cursos no inicio do ano letivo de 2011. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes se sente muito motivada para exercer a docência, sendo que o conteúdo da motivação para ser professor expresso pelos sujeitos de nossa pesquisa revela a interferência de saberes compartilhados e construídos socialmente, a partir da experiência enquanto aluno e dos saberes veiculados culturalmente. Tais motivações revelam subjetividades ligadas ao contexto social e de sociabilidades dos estudantes pesquisados.
id UNSP_091eadf380a290a7c78790b623b1b2f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141752
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e PortugalFormação inicialProfissão docenteMotivaçãoA presente discussão expõe um recorte do estudo comparativo, de caráter longitudinal, em andamento, entre três universidades denominado “Estudo sobre formação inicial de professores em Brasil – Portugal”, com objetivo de identificar e analisar como se desenvolve a aprendizagem profissional da docência nos cursos de formação nas instituições de ensino superior. Desta forma, dentro dos limites deste texto, apresentamos reflexões parciais acerca das motivações e expectativas sobre ser professor de estudantes matriculados em instituições de ensino superior no Brasil (UNESP/P. Prudente-SP e UFMS/Corumbá-MS) e em Portugal (ESES/Santarém). A pesquisa, de abordagem qualitativa, usou questionário semiestruturado para a primeira coleta dos dados junto aos estudantes dos referidos cursos no inicio do ano letivo de 2011. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes se sente muito motivada para exercer a docência, sendo que o conteúdo da motivação para ser professor expresso pelos sujeitos de nossa pesquisa revela a interferência de saberes compartilhados e construídos socialmente, a partir da experiência enquanto aluno e dos saberes veiculados culturalmente. Tais motivações revelam subjetividades ligadas ao contexto social e de sociabilidades dos estudantes pesquisados.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fagundes, Simone Brandolt [UNESP]Souza, Dulcinéia Beirigo de [UNESP]Deák, Simone Conceição Pereira [UNESP]Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]2016-07-19T13:00:19Z2016-07-19T13:00:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject530-542application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 530-5422357-7819http://hdl.handle.net/11449/141752ISSN2357-7819-2014-530-542.pdf2624279208302164porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:44:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
spellingShingle Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Fagundes, Simone Brandolt [UNESP]
Formação inicial
Profissão docente
Motivação
title_short Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_full Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_fullStr Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_sort Expectativas de estudantes sobre a profissão docente: estudo comparativo entre Brasil e Portugal
author Fagundes, Simone Brandolt [UNESP]
author_facet Fagundes, Simone Brandolt [UNESP]
Souza, Dulcinéia Beirigo de [UNESP]
Deák, Simone Conceição Pereira [UNESP]
Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Dulcinéia Beirigo de [UNESP]
Deák, Simone Conceição Pereira [UNESP]
Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Simone Brandolt [UNESP]
Souza, Dulcinéia Beirigo de [UNESP]
Deák, Simone Conceição Pereira [UNESP]
Rodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Profissão docente
Motivação
topic Formação inicial
Profissão docente
Motivação
description A presente discussão expõe um recorte do estudo comparativo, de caráter longitudinal, em andamento, entre três universidades denominado “Estudo sobre formação inicial de professores em Brasil – Portugal”, com objetivo de identificar e analisar como se desenvolve a aprendizagem profissional da docência nos cursos de formação nas instituições de ensino superior. Desta forma, dentro dos limites deste texto, apresentamos reflexões parciais acerca das motivações e expectativas sobre ser professor de estudantes matriculados em instituições de ensino superior no Brasil (UNESP/P. Prudente-SP e UFMS/Corumbá-MS) e em Portugal (ESES/Santarém). A pesquisa, de abordagem qualitativa, usou questionário semiestruturado para a primeira coleta dos dados junto aos estudantes dos referidos cursos no inicio do ano letivo de 2011. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes se sente muito motivada para exercer a docência, sendo que o conteúdo da motivação para ser professor expresso pelos sujeitos de nossa pesquisa revela a interferência de saberes compartilhados e construídos socialmente, a partir da experiência enquanto aluno e dos saberes veiculados culturalmente. Tais motivações revelam subjetividades ligadas ao contexto social e de sociabilidades dos estudantes pesquisados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:19Z
2016-07-19T13:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 530-542
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141752
ISSN2357-7819-2014-530-542.pdf
2624279208302164
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141752
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 530-542
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-530-542.pdf
2624279208302164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 530-542
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045559284531200