Os fenômenos da timidez e do transtorno de ansiedade social relacionados ao universo acadêmico de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25315 |
Resumo: | Desde o início da graduação na EEAAC (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa) da Universidade Federal Fluminense (UFF), a ansiedade, inibição ou timidez, em certas ocasiões, estiveram presentes em meu cotidiano, principalmente em situações nas quais a exposição era obrigatória, como: apresentação de seminários, provas práticas, palestras, discussões em grupo, mesa redonda e, até mesmo para expressar minhas opiniões em roda de amigos. Além do exposto, outro fator que motivou-me a explorar o tema descrito foi o fato de haver poucos trabalhos científicos sobre esse assunto, fazendo deste uma forma de contribuir para o conhecimento de todos sobre a timidez. Aliado a isto, a inquietação deu-se a partir da necessidade de compreensão do fenômeno da timidez e suas implicações na vida acadêmica dos discentes de Enfermagem. O estudo tem como objetivo discutir sobre as experiências dos estudantes de Enfermagem no que se refere à timidez e à ansiedade social no âmbito do seu processo de ensino-aprendizagem. Além de propiciar a aproximação do pesquisador com os fenômenos da timidez e da ansiedade social sob o ponto de vista de seus pares (acadêmicos de graduação em Enfermagem); descrever a manifestação da timidez e da ansiedade social nos estudantes de enfermagem no cotidiano acadêmico; identificar as possíveis estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem para o enfrentamento da timidez e da ansiedade social em seu processo de ensino-aprendizagem. Este estudo justificou-se pela escassez de estudos que versem sobre a timidez nos estudantes de enfermagem ou fatores relacionados à mesma, o que evidencia a real necessidade de estudos que se debrucem sobre este fenômeno. Ademais, este estudo buscou contribuir para a produção de cuidado a partir de uma abordagem sensível às subjetividades do estudante, propiciando reflexões para abordagens éticas no processo de formação do enfermeiro, pela compreensão singular do estudante, com a valorização das singularidades do corpo discente da enfermagem as quais influenciam no ensino e na assistência de Enfermagem. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, cujo cenário da pesquisa foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, no município de Niterói, RJ com o qual o pesquisador possui relação de familiaridade com o corpo social. Os critérios de inclusão selecionados foram: estudantes de enfermagem a partir do 4º período da graduação, pois já vivenciam maior proximidade com o paciente e equipe de enfermagem, bem como possuem maior envolvimento com seminários teóricos nas disciplinas e trabalho monográfico. O critério de exclusão foi: não estar realizando ensinos teórico-práticos. Foi submetido e aceito pelo Comitê de ética do HUAP/UFF. Com a análise do conteúdo das narrativas dos participantes do estudo, emergiram as seguintes categorias de resultados e discussão dos dados: “A timidez e a ansiedade social na autopercepção do estudante de enfermagem”, “As vivências físicas e comportamentais originadas pela timidez e/ou ansiedade no universo acadêmico de enfermagem”, “Possibilidade para o enfrentamento da timidez e da ansiedade nas experiências dos estudantes de enfermagem”. O estudo atendeu ao seu objetivo através das categorias de discussão e concluiu-se que é primordial a necessidade de adequação dos professores e Universidade às características pessoais de seus alunos, respeitando suas limitações e, concomitantemente, prepará-los para a vivência profissional contribuindo, de forma benéfica, para a enfermagem de modo geral |
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Os fenômenos da timidez e do transtorno de ansiedade social relacionados ao universo acadêmico de enfermagemTimidezAnsiedade socialFobia socialEstudantes de enfermagemEstudantes de enfermagemAnsiedadeTimidezFobiaShynessSocial anxietySocial phobiaNursing studentsDesde o início da graduação na EEAAC (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa) da Universidade Federal Fluminense (UFF), a ansiedade, inibição ou timidez, em certas ocasiões, estiveram presentes em meu cotidiano, principalmente em situações nas quais a exposição era obrigatória, como: apresentação de seminários, provas práticas, palestras, discussões em grupo, mesa redonda e, até mesmo para expressar minhas opiniões em roda de amigos. Além do exposto, outro fator que motivou-me a explorar o tema descrito foi o fato de haver poucos trabalhos científicos sobre esse assunto, fazendo deste uma forma de contribuir para o conhecimento de todos sobre a timidez. Aliado a isto, a inquietação deu-se a partir da necessidade de compreensão do fenômeno da timidez e suas implicações na vida acadêmica dos discentes de Enfermagem. O estudo tem como objetivo discutir sobre as experiências dos estudantes de Enfermagem no que se refere à timidez e à ansiedade social no âmbito do seu processo de ensino-aprendizagem. Além de propiciar a aproximação do pesquisador com os fenômenos da timidez e da ansiedade social sob o ponto de vista de seus pares (acadêmicos de graduação em Enfermagem); descrever a manifestação da timidez e da ansiedade social nos estudantes de enfermagem no cotidiano acadêmico; identificar as possíveis estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem para o enfrentamento da timidez e da ansiedade social em seu processo de ensino-aprendizagem. Este estudo justificou-se pela escassez de estudos que versem sobre a timidez nos estudantes de enfermagem ou fatores relacionados à mesma, o que evidencia a real necessidade de estudos que se debrucem sobre este fenômeno. Ademais, este estudo buscou contribuir para a produção de cuidado a partir de uma abordagem sensível às subjetividades do estudante, propiciando reflexões para abordagens éticas no processo de formação do enfermeiro, pela compreensão singular do estudante, com a valorização das singularidades do corpo discente da enfermagem as quais influenciam no ensino e na assistência de Enfermagem. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, cujo cenário da pesquisa foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, no município de Niterói, RJ com o qual o pesquisador possui relação de familiaridade com o corpo social. Os critérios de inclusão selecionados foram: estudantes de enfermagem a partir do 4º período da graduação, pois já vivenciam maior proximidade com o paciente e equipe de enfermagem, bem como possuem maior envolvimento com seminários teóricos nas disciplinas e trabalho monográfico. O critério de exclusão foi: não estar realizando ensinos teórico-práticos. Foi submetido e aceito pelo Comitê de ética do HUAP/UFF. Com a análise do conteúdo das narrativas dos participantes do estudo, emergiram as seguintes categorias de resultados e discussão dos dados: “A timidez e a ansiedade social na autopercepção do estudante de enfermagem”, “As vivências físicas e comportamentais originadas pela timidez e/ou ansiedade no universo acadêmico de enfermagem”, “Possibilidade para o enfrentamento da timidez e da ansiedade nas experiências dos estudantes de enfermagem”. O estudo atendeu ao seu objetivo através das categorias de discussão e concluiu-se que é primordial a necessidade de adequação dos professores e Universidade às características pessoais de seus alunos, respeitando suas limitações e, concomitantemente, prepará-los para a vivência profissional contribuindo, de forma benéfica, para a enfermagem de modo geralSince the beginning of graduation at the EEAAC (Aurora Afonso Costa School of Nursing) of the Federal University of Fluminense (UFF), anxiety, inhibition or shyness have been present in my daily life, especially in situations in which exposure was mandatory , Such as: presentation of seminars, practical tests, lectures, group discussions, roundtable and even to express my opinions in a circle of friends. In addition to the above, another factor that motivated me to explore the theme described was the fact that there are few scientific papers on this subject, making this a way to contribute to everyone's knowledge about shyness. Allied to this, the restlessness occurred from the need to understand the phenomenon of shyness and its implications in the academic life of Nursing students. The study aims to discuss the experiences of nursing students regarding shyness and social anxiety in the context of their teaching-learning process. In addition to facilitating the approach of the researcher with the phenomena of shyness and social anxiety from the point of view of his peers (undergraduate nursing students); To describe the manifestation of shyness and social anxiety in nursing students in academic everyday life; To identify the possible strategies used by nursing students to cope with shyness and social anxiety in their teaching-learning process. This study was justified by the scarcity of studies that deal with shyness in nursing students or related factors, which shows the real need for studies that focus on this phenomenon. In addition, this study sought to contribute to the production of care from a sensitive approach to student subjectivities, providing reflections for ethical approaches in the nurses' training process, for the student's unique understanding, with the appreciation of the singularities of the nursing student body Which influence Nursing teaching and care. As for the methodology, it was a research of qualitative approach of the descriptive type, whose research scenario was the Aurora Nursing School of Afonso Costa of UFF, in the municipality of Niterói, RJ, with which the researcher has a relation of familiarity with the Social body. The inclusion criteria selected were: nursing students from the 4th graduation period, because they already experience greater proximity to the patient and nursing team, as well as being more involved with theoretical seminars in the disciplines and monographic work. The exclusion criterion was: not to be performing theoretical-practical teachings. It was submitted and accepted by the Ethics Committee of HUAP / UFF. With the analysis of the content of the narratives of the study participants, the following categories of results and discussion of the data emerged: "Timidity and social anxiety in the self-perception of the nursing student", "Physical and behavioral experiences originated by shyness and / or Anxiety in the academic universe of nursing "," Possibility to cope with shyness and anxiety in the experiences of nursing students ". The study met its objective through the discussion categories and it was concluded that it is essential to adapt the teachers and the University to the personal characteristics of their students, respecting their limitations and, at the same time, preparing them for the professional experience contributing, in for nursing in general43 f.Muniz, Marcela Pimentahttp://lattes.cnpq.br/5519189341020316Gama, Nicehttp://lattes.cnpq.br/9023098943583128Oliveira, Thaináhttp://lattes.cnpq.br/9157958809970577Laurentino, Lucas Xavier2022-06-23T13:42:09Z2022-06-23T13:42:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLAURENTINO, Lucas Xavier. Os Fenômenos da timidez e do transtorno de ansiedade social relacionados ao universo acadêmico de enfermagem. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25315CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-25T22:16:49Zoai:app.uff.br:1/25315Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:13.130487Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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