A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Denise Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33909
Resumo: O presente estudo aborda algumas questões com fundamentos filosóficos ligados à relação entre linguagem e escola para compreendermos se é possível, na escola em que se ensina linguagem, pensarmos nas concepções que subsidiam as práticas no ensino de Língua Portuguesa, para serem trazidas à consciência a fim de que consigamos perceber que posição ideológica estamos assumindo e que valores estamos produzindo em nossos atos responsáveis, na relação com as crianças, que tanto pode ter forças reprodutivas quanto libertárias. Para tanto, iniciamos a pesquisa estudando a história das concepções de linguagem a partir da obra de Mikhail Bakhtin, Pável Medivédev e Valentin Volóchinov, que nos apresentaram as ideias defendidas por alguns filósofos no que tange às concepções objetivista abstrata, subjetivista individualista, formalista e gerativista transformacional, e deram sua contrapalavra a partir da concepção enunciativo-pluridiscursiva da linguagem, também defendida pelo filósofo e professor Augusto Ponzio. Em uma dimensão ética da pesquisa estabelecemos um diálogo com duas professoras do Colégio Pedro II, que trabalharam com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. O diálogo se estendeu com uma reflexão filosófica dos relatos escritos após os encontros na escola, bem como da leitura dos fundamentos teóricos da Base Nacional Comum Curricular, dos Parâmetros Curriculares Nacional e do Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II. Nos pautamos nos aportes heterocientíficos compreendidos à luz da filosofia da linguagem bakhtiniana, e propusemos uma escritura em planos estéticos que alargam o gênero dissertativo-argumentativo nas ciências humanas, para afirmarmos que é possível estudar, compreender e balizar filosoficamente os documentos curriculares oficiais, pontuando suas forças centrífugas libertárias para que possamos transformar as concepções de linguagem carregadas de forças centrípetas, que podem homologar a lógica de um mundo degenerado pelo sistema capitalista-produtivista, onde as relações de poder instituídas geram segregação social. E esta transformação pode acontecer pela via da alteridade bakhtiniana e o plurilinguismo do mundo, que se faz ativo somente quando pluridiscursivamente dialogizado.
id UFF-2_96e3eade649cac69a35443d2389a4096
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33909
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua PortuguesaMikhail BakhtinGrupo Atos-UFFConcepções de linguagemPluridiscursividade dialogizadaEnsino de Língua PortuguesaLinguagemEnsino de linguísticaMikhail BakhtinAtos-Uff GroupLanguage conceptionsDialogized pluridiscursivityPortuguese language teachingO presente estudo aborda algumas questões com fundamentos filosóficos ligados à relação entre linguagem e escola para compreendermos se é possível, na escola em que se ensina linguagem, pensarmos nas concepções que subsidiam as práticas no ensino de Língua Portuguesa, para serem trazidas à consciência a fim de que consigamos perceber que posição ideológica estamos assumindo e que valores estamos produzindo em nossos atos responsáveis, na relação com as crianças, que tanto pode ter forças reprodutivas quanto libertárias. Para tanto, iniciamos a pesquisa estudando a história das concepções de linguagem a partir da obra de Mikhail Bakhtin, Pável Medivédev e Valentin Volóchinov, que nos apresentaram as ideias defendidas por alguns filósofos no que tange às concepções objetivista abstrata, subjetivista individualista, formalista e gerativista transformacional, e deram sua contrapalavra a partir da concepção enunciativo-pluridiscursiva da linguagem, também defendida pelo filósofo e professor Augusto Ponzio. Em uma dimensão ética da pesquisa estabelecemos um diálogo com duas professoras do Colégio Pedro II, que trabalharam com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. O diálogo se estendeu com uma reflexão filosófica dos relatos escritos após os encontros na escola, bem como da leitura dos fundamentos teóricos da Base Nacional Comum Curricular, dos Parâmetros Curriculares Nacional e do Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II. Nos pautamos nos aportes heterocientíficos compreendidos à luz da filosofia da linguagem bakhtiniana, e propusemos uma escritura em planos estéticos que alargam o gênero dissertativo-argumentativo nas ciências humanas, para afirmarmos que é possível estudar, compreender e balizar filosoficamente os documentos curriculares oficiais, pontuando suas forças centrífugas libertárias para que possamos transformar as concepções de linguagem carregadas de forças centrípetas, que podem homologar a lógica de um mundo degenerado pelo sistema capitalista-produtivista, onde as relações de poder instituídas geram segregação social. E esta transformação pode acontecer pela via da alteridade bakhtiniana e o plurilinguismo do mundo, que se faz ativo somente quando pluridiscursivamente dialogizado.The present study addresses some issues with philosophical foundations linked to the relationship between language and school to understand if it is possible, in the school in which language is taught, to think about the conceptions that subsidize practices in teaching Portuguese Language, to be brought to consciousness so that we can understand what ideological position we are assuming and what values we are producing in our responsible acts, in the relationship with children, which can both have reproductive and libertarian forces. To this end, we began the research by studying the history of the language conceptions from the work of Mikhail Bakhtin, Pável Medivédev and Valentin Volóchinov, who presented us with the ideas defended by some philosophers regarding the abstract objectivist, individualistic subjectivist, formalist and transformational generativist conceptions, and gave their counterword from the enunciative-pluridiscursive language conception, also defended by the philosopher and professor Augusto Ponzio. In an ethical dimension of the research we had a dialogue with two teachers of Colégio Pedro II, who worked with children in the third year of Elementary School. The dialogue extended with a philosophical reflection of the written reports after the meetings at school, as well as the reading of the theoretical foundations of the National Common Curriculum Base, the National Curriculum Parameters and the Colégio Pedro II’s Institutional Pedagogical Political Project. We are guided by the heteroscientific contributions understood in the light of the philosophy of bakhtinian language, and we proposed a writing in aesthetic plans that extend the dissertative-argumentative genre in the human sciences, to affirm that it is possible to study, understand and philosophically demark the official curriculum documents, punctuating their libertarian centrifugal forces so that we can transform the language conceptions loaded with centripetal forces, which can homologate the logic of a world degenerated by the capitalist-productive system, where the instituted power relations generate social segregation. And this transformation can happen through bakhtinian alterity and the plurilingualism of the world, which becomes active only when pluridiscursively dialogized.283 p.Mello, Marisol Barenco deKiraly, César Louis CunhaGonçalves, Maria das GraçasLima, Sandra Mara MoraesVieira, Juliane FerreiraMoura, Liliane Corrêa NevesLima, Denise Santos2024-08-06T11:54:24Z2024-08-06T11:54:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIMA, Denise Santos. A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa. 2024. 283f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33909CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-06T11:54:28Zoai:app.uff.br:1/33909Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:15.864Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
title A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
spellingShingle A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
Lima, Denise Santos
Mikhail Bakhtin
Grupo Atos-UFF
Concepções de linguagem
Pluridiscursividade dialogizada
Ensino de Língua Portuguesa
Linguagem
Ensino de linguística
Mikhail Bakhtin
Atos-Uff Group
Language conceptions
Dialogized pluridiscursivity
Portuguese language teaching
title_short A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
title_full A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
title_fullStr A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
title_sort A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa
author Lima, Denise Santos
author_facet Lima, Denise Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Marisol Barenco de
Kiraly, César Louis Cunha
Gonçalves, Maria das Graças
Lima, Sandra Mara Moraes
Vieira, Juliane Ferreira
Moura, Liliane Corrêa Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Denise Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Mikhail Bakhtin
Grupo Atos-UFF
Concepções de linguagem
Pluridiscursividade dialogizada
Ensino de Língua Portuguesa
Linguagem
Ensino de linguística
Mikhail Bakhtin
Atos-Uff Group
Language conceptions
Dialogized pluridiscursivity
Portuguese language teaching
topic Mikhail Bakhtin
Grupo Atos-UFF
Concepções de linguagem
Pluridiscursividade dialogizada
Ensino de Língua Portuguesa
Linguagem
Ensino de linguística
Mikhail Bakhtin
Atos-Uff Group
Language conceptions
Dialogized pluridiscursivity
Portuguese language teaching
description O presente estudo aborda algumas questões com fundamentos filosóficos ligados à relação entre linguagem e escola para compreendermos se é possível, na escola em que se ensina linguagem, pensarmos nas concepções que subsidiam as práticas no ensino de Língua Portuguesa, para serem trazidas à consciência a fim de que consigamos perceber que posição ideológica estamos assumindo e que valores estamos produzindo em nossos atos responsáveis, na relação com as crianças, que tanto pode ter forças reprodutivas quanto libertárias. Para tanto, iniciamos a pesquisa estudando a história das concepções de linguagem a partir da obra de Mikhail Bakhtin, Pável Medivédev e Valentin Volóchinov, que nos apresentaram as ideias defendidas por alguns filósofos no que tange às concepções objetivista abstrata, subjetivista individualista, formalista e gerativista transformacional, e deram sua contrapalavra a partir da concepção enunciativo-pluridiscursiva da linguagem, também defendida pelo filósofo e professor Augusto Ponzio. Em uma dimensão ética da pesquisa estabelecemos um diálogo com duas professoras do Colégio Pedro II, que trabalharam com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. O diálogo se estendeu com uma reflexão filosófica dos relatos escritos após os encontros na escola, bem como da leitura dos fundamentos teóricos da Base Nacional Comum Curricular, dos Parâmetros Curriculares Nacional e do Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II. Nos pautamos nos aportes heterocientíficos compreendidos à luz da filosofia da linguagem bakhtiniana, e propusemos uma escritura em planos estéticos que alargam o gênero dissertativo-argumentativo nas ciências humanas, para afirmarmos que é possível estudar, compreender e balizar filosoficamente os documentos curriculares oficiais, pontuando suas forças centrífugas libertárias para que possamos transformar as concepções de linguagem carregadas de forças centrípetas, que podem homologar a lógica de um mundo degenerado pelo sistema capitalista-produtivista, onde as relações de poder instituídas geram segregação social. E esta transformação pode acontecer pela via da alteridade bakhtiniana e o plurilinguismo do mundo, que se faz ativo somente quando pluridiscursivamente dialogizado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-06T11:54:24Z
2024-08-06T11:54:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Denise Santos. A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa. 2024. 283f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33909
identifier_str_mv LIMA, Denise Santos. A aula como ato responsável: concepções de linguagem no ensino de Língua Portuguesa. 2024. 283f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823603777273856