A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Caroline da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23391
Resumo: Objeto do estudo: Avaliação do trabalho noturno hospitalar na saúde mental do acadêmico de enfermagem que atua como técnico de enfermagem. Problema: O trabalho noturno pode interferir na formação dos graduandos em enfermagem, que atuam enquanto técnicos no serviço noturno do âmbito hospitalar? Hipótese 0: A saúde mental do aluno graduando em enfermagem, trabalhador como técnico em enfermagem no serviço noturno hospitalar não será comprometida devido ao turno em que desenvolve suas atividades laborais. Hipótese 1: O trabalho no serviço hospitalar noturno afeta a formação acadêmica de alunos graduandos em enfermagem que atuam como técnicos em enfermagem e estudam pela manhã. Desfecho: Medidas de promoção da saúde mental proporcionam melhorias ao processo de ensino- aprendizagem desses alunos. Objetivo Geral: Avaliar a relação entre indicadores biopsicossociais de saúde e o impacto do trabalho noturno no processo ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem. Método: Pesquisa quantitativa, descritiva, de campo. Teve como cenário uma Instituição privada de Ensino Superior. Os participantes foram 30 alunos graduandos de enfermagem, cursando entre o 2º ao 8º período, do turno matutino e que atuam profissionalmente como técnicos de enfermagem em hospitais no serviço noturno. Foram utilizados dois questionários validados denominados: Matutinidade/Vespertinidade e instrumento de Avaliação Global do Nível de Saúde Mental – AGNSM. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Excel e de programas estatísticos. Resultados: Foi possível evidenciar que a hipótese nula se confirma, onde o fato de o aluno trabalhar no serviço noturno hospitalar e desenvolver outras atividades durante o dia, não influenciou nos níveis de saúde mental, porém, considera-se importante que as medidas de promoção da saúde sejam implementadas. Considerações finais: foi demonstrado que o trabalho no serviço noturno hospitalar não compromete a saúde mental do trabalhador, porém, devido as limitações da pesquisa e o pequeno universidade pesquisado, recomenda-se ampliação dos dados em futuros estudos, inclusive por meio de outras correlações, tendo em vista que a maioria dos participantes da pesquisa encontra-se com o relógio biológico intermediário, e portanto, esses indivíduos se adaptam bem ao trabalho em ambos os turnos.
id UFF-2_98116431906d3a811dd7e01433eb26b3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23391
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativoTrabalho NoturnoSaúde MentalEstudantes de EnfermagemSaúde do TrabalhadorJornada de Trabalho em TurnosSaúde MentalEstudantes de EnfermagemSaúde do TrabalhadorNight WorkMental HealthNursing StudentsWorker HealthObjeto do estudo: Avaliação do trabalho noturno hospitalar na saúde mental do acadêmico de enfermagem que atua como técnico de enfermagem. Problema: O trabalho noturno pode interferir na formação dos graduandos em enfermagem, que atuam enquanto técnicos no serviço noturno do âmbito hospitalar? Hipótese 0: A saúde mental do aluno graduando em enfermagem, trabalhador como técnico em enfermagem no serviço noturno hospitalar não será comprometida devido ao turno em que desenvolve suas atividades laborais. Hipótese 1: O trabalho no serviço hospitalar noturno afeta a formação acadêmica de alunos graduandos em enfermagem que atuam como técnicos em enfermagem e estudam pela manhã. Desfecho: Medidas de promoção da saúde mental proporcionam melhorias ao processo de ensino- aprendizagem desses alunos. Objetivo Geral: Avaliar a relação entre indicadores biopsicossociais de saúde e o impacto do trabalho noturno no processo ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem. Método: Pesquisa quantitativa, descritiva, de campo. Teve como cenário uma Instituição privada de Ensino Superior. Os participantes foram 30 alunos graduandos de enfermagem, cursando entre o 2º ao 8º período, do turno matutino e que atuam profissionalmente como técnicos de enfermagem em hospitais no serviço noturno. Foram utilizados dois questionários validados denominados: Matutinidade/Vespertinidade e instrumento de Avaliação Global do Nível de Saúde Mental – AGNSM. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Excel e de programas estatísticos. Resultados: Foi possível evidenciar que a hipótese nula se confirma, onde o fato de o aluno trabalhar no serviço noturno hospitalar e desenvolver outras atividades durante o dia, não influenciou nos níveis de saúde mental, porém, considera-se importante que as medidas de promoção da saúde sejam implementadas. Considerações finais: foi demonstrado que o trabalho no serviço noturno hospitalar não compromete a saúde mental do trabalhador, porém, devido as limitações da pesquisa e o pequeno universidade pesquisado, recomenda-se ampliação dos dados em futuros estudos, inclusive por meio de outras correlações, tendo em vista que a maioria dos participantes da pesquisa encontra-se com o relógio biológico intermediário, e portanto, esses indivíduos se adaptam bem ao trabalho em ambos os turnos.Purpose of the study: Evaluation of the hospital night work in the mental health of the nursing academic who acts as a nursing technician. Problem: Does night work interfere with the training of nursing undergraduates, who act as technicians in the hospital night service? Hypothesis 0: Mental health of the student graduating in nursing, worker as nurse technician in the hospital night service will not be compromised due to the shift in which he develops his work activities. Hypothesis 1: Work in the night hospital service affects the academic training of nursing undergraduates who work as nursing technicians and study in the morning. Outcome: Mental health promotion measures provide improvements to the teaching-learning process of these students. Objective: To evaluate the relationship between biopsychosocial health indicators and the impact of night work on the teaching-learning process of nursing students. Method: Quantitative, descriptive, field research. A Private Institution of Higher Education was set up as a scenario. The participants were 30 undergraduate students of nursing, attending the 2nd to 8th period of the morning shift and who work professionally as nursing technicians in hospitals in the night service. Two validated questionnaires were used: Matutinidade / Vespertinidade and Global Assessment of the Mental Health Level - AGNSM. Data analysis was performed with the help of Excel and statistical programs. Results: It was possible to show that the null hypothesis is confirmed, where the fact that the student works in the hospital night service and develop other activities during the day did not influence the mental health levels, however, it is considered important that the promotion measures implemented. Final considerations: it was demonstrated that the work in the hospital night service does not compromise the mental health of the worker, however, due to the limitations of the research and the small university researched, it is recommended to expand the data in future studies, including through other correlations, considering that the majority of the participants of the research are with the intermediate biological clock, and therefore, these individuals adapt well to the work in both shifts.71f.NiteróiValente, Geilsa Soraia CavalcantiBerardinelli, Lina Márcia M.Cortez, Elaine Antuneshttp://lattes.cnpq.br/2075294820063873http://lattes.cnpq.br/4604496036790028http://lattes.cnpq.br/8533122014011090http://lattes.cnpq.br/1511399937909608França, Caroline da Silva2021-09-28T18:23:23Z2021-09-28T18:23:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANÇA, Caroline da Silva. A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018https://app.uff.br/riuff/handle/1/23391Aluno de MestradoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T18:23:23Zoai:app.uff.br:1/23391Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T18:23:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
title A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
spellingShingle A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
França, Caroline da Silva
Trabalho Noturno
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Jornada de Trabalho em Turnos
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Night Work
Mental Health
Nursing Students
Worker Health
title_short A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
title_full A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
title_fullStr A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
title_full_unstemmed A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
title_sort A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo
author França, Caroline da Silva
author_facet França, Caroline da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Berardinelli, Lina Márcia M.
Cortez, Elaine Antunes
http://lattes.cnpq.br/2075294820063873
http://lattes.cnpq.br/4604496036790028
http://lattes.cnpq.br/8533122014011090
http://lattes.cnpq.br/1511399937909608
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Caroline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Noturno
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Jornada de Trabalho em Turnos
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Night Work
Mental Health
Nursing Students
Worker Health
topic Trabalho Noturno
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Jornada de Trabalho em Turnos
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Night Work
Mental Health
Nursing Students
Worker Health
description Objeto do estudo: Avaliação do trabalho noturno hospitalar na saúde mental do acadêmico de enfermagem que atua como técnico de enfermagem. Problema: O trabalho noturno pode interferir na formação dos graduandos em enfermagem, que atuam enquanto técnicos no serviço noturno do âmbito hospitalar? Hipótese 0: A saúde mental do aluno graduando em enfermagem, trabalhador como técnico em enfermagem no serviço noturno hospitalar não será comprometida devido ao turno em que desenvolve suas atividades laborais. Hipótese 1: O trabalho no serviço hospitalar noturno afeta a formação acadêmica de alunos graduandos em enfermagem que atuam como técnicos em enfermagem e estudam pela manhã. Desfecho: Medidas de promoção da saúde mental proporcionam melhorias ao processo de ensino- aprendizagem desses alunos. Objetivo Geral: Avaliar a relação entre indicadores biopsicossociais de saúde e o impacto do trabalho noturno no processo ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem. Método: Pesquisa quantitativa, descritiva, de campo. Teve como cenário uma Instituição privada de Ensino Superior. Os participantes foram 30 alunos graduandos de enfermagem, cursando entre o 2º ao 8º período, do turno matutino e que atuam profissionalmente como técnicos de enfermagem em hospitais no serviço noturno. Foram utilizados dois questionários validados denominados: Matutinidade/Vespertinidade e instrumento de Avaliação Global do Nível de Saúde Mental – AGNSM. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Excel e de programas estatísticos. Resultados: Foi possível evidenciar que a hipótese nula se confirma, onde o fato de o aluno trabalhar no serviço noturno hospitalar e desenvolver outras atividades durante o dia, não influenciou nos níveis de saúde mental, porém, considera-se importante que as medidas de promoção da saúde sejam implementadas. Considerações finais: foi demonstrado que o trabalho no serviço noturno hospitalar não compromete a saúde mental do trabalhador, porém, devido as limitações da pesquisa e o pequeno universidade pesquisado, recomenda-se ampliação dos dados em futuros estudos, inclusive por meio de outras correlações, tendo em vista que a maioria dos participantes da pesquisa encontra-se com o relógio biológico intermediário, e portanto, esses indivíduos se adaptam bem ao trabalho em ambos os turnos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-09-28T18:23:23Z
2021-09-28T18:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Caroline da Silva. A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23391
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv FRANÇA, Caroline da Silva. A saúde mental do trabalhador de enfermagem do serviço noturno hospitalar: um estudo avaliativo. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135448834801664