Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mariana Pereira da Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24841
Resumo: Esta tese tem por corpus central três livros, Religiões Negras (1991); Negros Bantos (1991) e Cuentos Negros de Cuba (2002), sendo os dois primeiros do etnólogo e folclorista brasileiro Edison Carneiro, e o último, da etnóloga cubana Lydia Cabrera. Além desses, foram criados diálogos com outras obras dos referidos autores tais como Antologia do Negro Brasileiro (2005) de Carneiro, e A Mata (2012) e Iemanjá e Oxum (2012) de Cabrera. Ambos os autores pertenceram a uma geração que buscou analisar e/ou representar a contribuição da cultura negra à identidade nacional/cultural de seus respectivos países, bem como à identidade cultural latino-americana. As três obras vieram à luz durante a década de 1930 e ambos os intelectuais tinham fortes relações com os “donos do assunto” de seus respectivos países, Lydia Cabrera era cunhada de Fernando Ortiz e Edison Carneiro trocou correspondências e teve suas primeiras obras publicadas sob a “chancela” de Arthur Ramos. Além disso, tanto Cabrera quanto Carneiro agiram como cicerones de intelectuais estrangeiros para a pesquisa da temática negra no continente latino-americano, Cabrera publicou seus contos pela primeira vez na França surrealista de 30 e Carneiro recebeu Ruth Landes na Bahia para a pesquisa do livro Cidades das Mulheres. O trabalho de pesquisa aqui desenvolvido buscou através de uma perspectiva comparativa mapear, através das obras de Carneiro e Cabrera, como e que elementos simbólicos da literatura da diáspora africana foram transportados para Cuba e Brasil e fizeram surgir uma cultura nova, “transculturada” ou heterogênea; como os vestígios mágicos negroafricanos que sobreviveram no imaginário de Cuba e do Brasil estão representados por Lydia Cabrera e Edison Carneiro, percebendo as similitudes e divergências; e qual o papel da linguagem no processo de transplantação das culturas africanas trazidas para Cuba e Brasil. Além disso, sempre que possível, foi estabelecido relações entre os elementos registrados por Carneiro e Cabrera e em alguns produtos culturais contemporâneos. Assim, tentou-se perceber como esse imaginário marginalizado foi representado e defendido por esses autores
id UFF-2_992bfa385d67b4d725a198bd4add62bf
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24841
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no BrasilLydia CabreraEdison CarneiroLiteratura afrodiaspóricaAfrorreligiõesLiteratura comparadaLiteratura brasileiraLiteratura cubanaCultura afro-brasileiraLiteraturas afrodiaspóricasAfro-religionesEsta tese tem por corpus central três livros, Religiões Negras (1991); Negros Bantos (1991) e Cuentos Negros de Cuba (2002), sendo os dois primeiros do etnólogo e folclorista brasileiro Edison Carneiro, e o último, da etnóloga cubana Lydia Cabrera. Além desses, foram criados diálogos com outras obras dos referidos autores tais como Antologia do Negro Brasileiro (2005) de Carneiro, e A Mata (2012) e Iemanjá e Oxum (2012) de Cabrera. Ambos os autores pertenceram a uma geração que buscou analisar e/ou representar a contribuição da cultura negra à identidade nacional/cultural de seus respectivos países, bem como à identidade cultural latino-americana. As três obras vieram à luz durante a década de 1930 e ambos os intelectuais tinham fortes relações com os “donos do assunto” de seus respectivos países, Lydia Cabrera era cunhada de Fernando Ortiz e Edison Carneiro trocou correspondências e teve suas primeiras obras publicadas sob a “chancela” de Arthur Ramos. Além disso, tanto Cabrera quanto Carneiro agiram como cicerones de intelectuais estrangeiros para a pesquisa da temática negra no continente latino-americano, Cabrera publicou seus contos pela primeira vez na França surrealista de 30 e Carneiro recebeu Ruth Landes na Bahia para a pesquisa do livro Cidades das Mulheres. O trabalho de pesquisa aqui desenvolvido buscou através de uma perspectiva comparativa mapear, através das obras de Carneiro e Cabrera, como e que elementos simbólicos da literatura da diáspora africana foram transportados para Cuba e Brasil e fizeram surgir uma cultura nova, “transculturada” ou heterogênea; como os vestígios mágicos negroafricanos que sobreviveram no imaginário de Cuba e do Brasil estão representados por Lydia Cabrera e Edison Carneiro, percebendo as similitudes e divergências; e qual o papel da linguagem no processo de transplantação das culturas africanas trazidas para Cuba e Brasil. Além disso, sempre que possível, foi estabelecido relações entre os elementos registrados por Carneiro e Cabrera e em alguns produtos culturais contemporâneos. Assim, tentou-se perceber como esse imaginário marginalizado foi representado e defendido por esses autoresEsta tesis tiene como corpus central tres libros: Religiões Negras (1991); Negros Bantos (1991) y Cuentos Negros de Cuba (2002). Los dos primeros son de autoría del etnólogo y folclorista brasileño Edison Carneiro, y el último, de la etnóloga cubana Lydia Cabrera. Además, los diálogos fueron hechos con otras obras de los referidos autores, tal como Antologia do Negro Brasileiro (2005) de Carneiro, y A Mata (2012) e Iemanjá e Oxum (2012) de Cabrera. Ambos autores pertenecen a una generación que ha buscado analizar y/o representar la contribución de la cultura negra a la identidad nacional/ cultural de sus respectivos países, como también a la identidad cultural latino- americana. Las tres obras salieron a la luz durante la década de 1930 y ambos intelectuales tuvieron fuertes relaciones con los “dueños del asunto” de sus respectivos países, Lydia Cabrera era cuñada de Fernando Ortiz, mientras Edison Carneiro intercambió correspondencias y sus primeras obras fueron publicadas bajo “autorización” de Arthur Ramos. Lydia Cabrera y Edison Carneiro actuaron como intermediarios de intelectuales extranjeros para la investigación de la temática negra en el continente latino-americano. Cabrera publicó sus cuentos por primera vez en Francia, durante el Surrealismo de los años de 1930 y Carneiro recibió Ruth Landes en la Bahia para la investigación para el libro Cidades das Mulheres. El trabajo de investigación aquí desenvuelto buscó por medio de la perspectiva comparativa mapear, cómo y qué elementos simbólicos de la literatura africana fueron trasplantados para Cuba y Brasil y son representados por Cabrera y Carneiro, y cómo esos elementos crearon una nueva cultura, transculturada o heterogénea; además, se intentó percibir como los vestigios mágicos negro africanos que sobrevivieron en los imaginarios cubanos y brasileños aparecen en las obras analizadas y cuáles son las similitudes y divergencias entre ellos; así cómo la función del lenguaje en el proceso de trasplantación de la cultura africana para un nuevo continente. Finalmente, siempre que fue posible, fueron establecidas relaciones entre los elementos registrados por Carneiro y Cabrera y en algunos productos culturales contemporáneos. Así, fue posible percibir como ese imaginario marginalizado fue representado y defendido por eses autores.161 p.Figueiredo, EurídiceTeixeira, Mariana Pereira da Fonseca2022-04-01T13:07:03Z2022-04-01T13:07:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Mariana Pereira da Fonseca. Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24841CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-01T13:07:08Zoai:app.uff.br:1/24841Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-01T13:07:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
title Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
spellingShingle Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
Teixeira, Mariana Pereira da Fonseca
Lydia Cabrera
Edison Carneiro
Literatura afrodiaspórica
Afrorreligiões
Literatura comparada
Literatura brasileira
Literatura cubana
Cultura afro-brasileira
Literaturas afrodiaspóricas
Afro-religiones
title_short Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
title_full Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
title_fullStr Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
title_full_unstemmed Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
title_sort Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil
author Teixeira, Mariana Pereira da Fonseca
author_facet Teixeira, Mariana Pereira da Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Eurídice
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Mariana Pereira da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Lydia Cabrera
Edison Carneiro
Literatura afrodiaspórica
Afrorreligiões
Literatura comparada
Literatura brasileira
Literatura cubana
Cultura afro-brasileira
Literaturas afrodiaspóricas
Afro-religiones
topic Lydia Cabrera
Edison Carneiro
Literatura afrodiaspórica
Afrorreligiões
Literatura comparada
Literatura brasileira
Literatura cubana
Cultura afro-brasileira
Literaturas afrodiaspóricas
Afro-religiones
description Esta tese tem por corpus central três livros, Religiões Negras (1991); Negros Bantos (1991) e Cuentos Negros de Cuba (2002), sendo os dois primeiros do etnólogo e folclorista brasileiro Edison Carneiro, e o último, da etnóloga cubana Lydia Cabrera. Além desses, foram criados diálogos com outras obras dos referidos autores tais como Antologia do Negro Brasileiro (2005) de Carneiro, e A Mata (2012) e Iemanjá e Oxum (2012) de Cabrera. Ambos os autores pertenceram a uma geração que buscou analisar e/ou representar a contribuição da cultura negra à identidade nacional/cultural de seus respectivos países, bem como à identidade cultural latino-americana. As três obras vieram à luz durante a década de 1930 e ambos os intelectuais tinham fortes relações com os “donos do assunto” de seus respectivos países, Lydia Cabrera era cunhada de Fernando Ortiz e Edison Carneiro trocou correspondências e teve suas primeiras obras publicadas sob a “chancela” de Arthur Ramos. Além disso, tanto Cabrera quanto Carneiro agiram como cicerones de intelectuais estrangeiros para a pesquisa da temática negra no continente latino-americano, Cabrera publicou seus contos pela primeira vez na França surrealista de 30 e Carneiro recebeu Ruth Landes na Bahia para a pesquisa do livro Cidades das Mulheres. O trabalho de pesquisa aqui desenvolvido buscou através de uma perspectiva comparativa mapear, através das obras de Carneiro e Cabrera, como e que elementos simbólicos da literatura da diáspora africana foram transportados para Cuba e Brasil e fizeram surgir uma cultura nova, “transculturada” ou heterogênea; como os vestígios mágicos negroafricanos que sobreviveram no imaginário de Cuba e do Brasil estão representados por Lydia Cabrera e Edison Carneiro, percebendo as similitudes e divergências; e qual o papel da linguagem no processo de transplantação das culturas africanas trazidas para Cuba e Brasil. Além disso, sempre que possível, foi estabelecido relações entre os elementos registrados por Carneiro e Cabrera e em alguns produtos culturais contemporâneos. Assim, tentou-se perceber como esse imaginário marginalizado foi representado e defendido por esses autores
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-01T13:07:03Z
2022-04-01T13:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Mariana Pereira da Fonseca. Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24841
identifier_str_mv TEIXEIRA, Mariana Pereira da Fonseca. Lydia Cabrera e Edison Carneiro, um estudo comparado das representações afrodiaspóricas em Cuba e no Brasil. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135314641190912