Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angela Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2112
Resumo: As agências de viagens ao longo dos anos passaram por diversas transformações, que estão atreladas principalmente ao desenvolvimento dos meios de transporte e aos avanços tecnológicos. Com a globalização, esse mercado teve que se adaptar aos novos processos, a concorrência e as exigências do consumidor, que está cada vez mais crítico e informado. Não somente as agências de viagens modificaram sua forma de negócio, como também o perfil do agente de viagens evoluiu, tanto que uma das tendências de mercado é a consultoria em viagens, que visa orientar, aconselhar e assessorar o cliente, de acordo com o seu perfil e suas expectativas. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo geral investigar como as agências de viagens de Niterói estão realizando seu processo de recrutamento seleção e treinamento visto a necessidade de mudança do perfil do profissional que atua nesse setor. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com cinco agências de viagens no bairro de Icaraí – Niterói (RJ), buscando investigar, especialmente, os processos de recrutamento, seleção e treinamento dessas empresas. Após a aplicação, transcrição e análise das entrevistas, os dados foram organizados em quatro categorias: panorama das agências de viagens e suas expectativas; características do processo de recrutamento e seleção; características do processo de treinamento; e perfil do agente de viagens e consultor de viagens. Por fim, os principais resultados obtidos mostraram a importância de compreender o papel dos colaboradores como ferramenta capaz de agregar valor a organização
id UFF-2_993555291e1b35d2b2e44923e25e740b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2112
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivoAgências de viagensRecrutamento e seleçãoTreinamentoAgente de viagensConsultor de viagensTurismoAgência de viagemPerfil profissionalAdministraçãoTravel agencyRecruitment and selectionTrainingTravel agentTravel consultantAs agências de viagens ao longo dos anos passaram por diversas transformações, que estão atreladas principalmente ao desenvolvimento dos meios de transporte e aos avanços tecnológicos. Com a globalização, esse mercado teve que se adaptar aos novos processos, a concorrência e as exigências do consumidor, que está cada vez mais crítico e informado. Não somente as agências de viagens modificaram sua forma de negócio, como também o perfil do agente de viagens evoluiu, tanto que uma das tendências de mercado é a consultoria em viagens, que visa orientar, aconselhar e assessorar o cliente, de acordo com o seu perfil e suas expectativas. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo geral investigar como as agências de viagens de Niterói estão realizando seu processo de recrutamento seleção e treinamento visto a necessidade de mudança do perfil do profissional que atua nesse setor. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com cinco agências de viagens no bairro de Icaraí – Niterói (RJ), buscando investigar, especialmente, os processos de recrutamento, seleção e treinamento dessas empresas. Após a aplicação, transcrição e análise das entrevistas, os dados foram organizados em quatro categorias: panorama das agências de viagens e suas expectativas; características do processo de recrutamento e seleção; características do processo de treinamento; e perfil do agente de viagens e consultor de viagens. Por fim, os principais resultados obtidos mostraram a importância de compreender o papel dos colaboradores como ferramenta capaz de agregar valor a organizaçãoTravel agencies passed by several transformations over the years, which are mainly linked to the development of transportation and technological advances. With globalization, this market had to adapt to new processes, competition and consumer demand, which is increasingly critical and informed. Not only travel agencies changed their form of business, as well as the travel agent profile has evolved so much that one of the trends of market is the travel consultant, which aims to guide, advise and assist the client according to your profile and expectations. Given this context, this work has the general objective to investigate how Niteroi travel agencies are Niterói travel agencies are performing the process of recruitment selection and training since the need of changing the professional profile in this sector. Thus, an exploratory qualitative research was conducted with five travel agencies in the Icaraí - Niterói (RJ) neighborhood, seeking to investigate, especially the processes of recruitment, selection and training of these companies. After application, transcription and analysis of interviews, data were organized into four categories: overview of travel agencies and their expectations; process characteristics recruitment and selection; characteristics of the training process; and travel agent profile and travel consultant. Finally the main results indicated the importance of understanding the role of employees as capable of add value to the organizationCastro, Carolina Lescura de CarvalhoAbreu, Renata Garanito deMedeiros, Renato Gonzalez deSilva, Angela Pereira da2016-08-10T15:14:42Z2016-08-10T15:14:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2112CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T17:07:17Zoai:app.uff.br:1/2112Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T17:07:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
title Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
spellingShingle Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
Silva, Angela Pereira da
Agências de viagens
Recrutamento e seleção
Treinamento
Agente de viagens
Consultor de viagens
Turismo
Agência de viagem
Perfil profissional
Administração
Travel agency
Recruitment and selection
Training
Travel agent
Travel consultant
title_short Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
title_full Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
title_fullStr Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
title_full_unstemmed Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
title_sort Por um novo perfil profissional: como as agências de viagens realizam seus processos de recrutamento, seleção e treinamento no atual cenário competitivo
author Silva, Angela Pereira da
author_facet Silva, Angela Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Abreu, Renata Garanito de
Medeiros, Renato Gonzalez de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angela Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de viagens
Recrutamento e seleção
Treinamento
Agente de viagens
Consultor de viagens
Turismo
Agência de viagem
Perfil profissional
Administração
Travel agency
Recruitment and selection
Training
Travel agent
Travel consultant
topic Agências de viagens
Recrutamento e seleção
Treinamento
Agente de viagens
Consultor de viagens
Turismo
Agência de viagem
Perfil profissional
Administração
Travel agency
Recruitment and selection
Training
Travel agent
Travel consultant
description As agências de viagens ao longo dos anos passaram por diversas transformações, que estão atreladas principalmente ao desenvolvimento dos meios de transporte e aos avanços tecnológicos. Com a globalização, esse mercado teve que se adaptar aos novos processos, a concorrência e as exigências do consumidor, que está cada vez mais crítico e informado. Não somente as agências de viagens modificaram sua forma de negócio, como também o perfil do agente de viagens evoluiu, tanto que uma das tendências de mercado é a consultoria em viagens, que visa orientar, aconselhar e assessorar o cliente, de acordo com o seu perfil e suas expectativas. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo geral investigar como as agências de viagens de Niterói estão realizando seu processo de recrutamento seleção e treinamento visto a necessidade de mudança do perfil do profissional que atua nesse setor. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com cinco agências de viagens no bairro de Icaraí – Niterói (RJ), buscando investigar, especialmente, os processos de recrutamento, seleção e treinamento dessas empresas. Após a aplicação, transcrição e análise das entrevistas, os dados foram organizados em quatro categorias: panorama das agências de viagens e suas expectativas; características do processo de recrutamento e seleção; características do processo de treinamento; e perfil do agente de viagens e consultor de viagens. Por fim, os principais resultados obtidos mostraram a importância de compreender o papel dos colaboradores como ferramenta capaz de agregar valor a organização
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10T15:14:42Z
2016-08-10T15:14:42Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2112
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838677214167040