O processo de recrutamento e seleção em agências de viagens de intercâmbio: o perfil do consultor de intercâmbios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1110 |
Resumo: | O turismo abrange uma enorme rede de serviços, caracterizando-se como um negócio multidisciplinar. Dentre os diversos componentes dessa rede, existem as agências de viagens e turismo, que têm por função básica serem intermediárias entre os prestadores de serviços e os clientes finais. Atualmente, as agências têm enfrentado algumas adversidades do mundo moderno, entre elas, a internet. Esse meio de comunicação permitiu que os clientes tivessem o acesso direto a todos os prestadores de serviços, o que diminuiu a procura pelos serviços das agências. Para enfrentar esse desafio, as agências buscaram se especializar em determinados nichos de mercado, como as que são focadas no turismo educacional, as chamadas agências de intercâmbio. Esse nicho diferenciado vem ganhando muito espaço no Brasil, mas em contrapartida, é bastante prejudicado com os avanços da internet, pois seu público alvo é em grande parte formado por jovens, que estão mais próximos da realidade virtual, principalmente, das mídias sociais, um dos maiores canais de comunicação da atualidade. Por essa especialização de mercado não ser suficiente, as agências de intercâmbio encontraram como forma de diferenciação, a comercialização não apenas de serviços turísticos, mas também do conhecimento. Assim, os agentes de viagens passaram a ser consultores de intercâmbios, assumindo um papel importante na conquista dos clientes. Essa nova função requer que o profissional seja muito bem selecionado, a fim de que a empresa obtenha sucesso. Dessa forma, destaca-se a importância dos processos de recrutamento e seleção para a escolha do profissional mais adequado. Frente à necessidade dessa escolha, o presente trabalho buscou investigar o perfil esperado pelo mercado para o cargo de consultor de intercâmbio, utilizando como ferramenta os processos de recrutamento e seleção. Para tal procedeu-se à revisão de literatura, seguida por uma pesquisa de campo, com utilização de entrevistas semiestruturadas. Os dados submetidos à análise qualitativa foram elencados em categorias relacionadas à busca pela identificação do perfil do consultor. Os principais resultados revelam que não existe um perfil consolidado para esse cargo, destacando-se um grupo de características esperadas pelo mercado para esse profissional, sem, entretanto, caracterizar um perfil pré-determinado para esse tipo de consultor |
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O processo de recrutamento e seleção em agências de viagens de intercâmbio: o perfil do consultor de intercâmbiosIntercâmbioAgências de viagensConsultoresProcessos de recrutamento e seleçãoTurismoIntercâmbio intelectualAgência de viagensRecrutamento de pessoalInterchangeTravel agenciesConsultantsRecruitment processesO turismo abrange uma enorme rede de serviços, caracterizando-se como um negócio multidisciplinar. Dentre os diversos componentes dessa rede, existem as agências de viagens e turismo, que têm por função básica serem intermediárias entre os prestadores de serviços e os clientes finais. Atualmente, as agências têm enfrentado algumas adversidades do mundo moderno, entre elas, a internet. Esse meio de comunicação permitiu que os clientes tivessem o acesso direto a todos os prestadores de serviços, o que diminuiu a procura pelos serviços das agências. Para enfrentar esse desafio, as agências buscaram se especializar em determinados nichos de mercado, como as que são focadas no turismo educacional, as chamadas agências de intercâmbio. Esse nicho diferenciado vem ganhando muito espaço no Brasil, mas em contrapartida, é bastante prejudicado com os avanços da internet, pois seu público alvo é em grande parte formado por jovens, que estão mais próximos da realidade virtual, principalmente, das mídias sociais, um dos maiores canais de comunicação da atualidade. Por essa especialização de mercado não ser suficiente, as agências de intercâmbio encontraram como forma de diferenciação, a comercialização não apenas de serviços turísticos, mas também do conhecimento. Assim, os agentes de viagens passaram a ser consultores de intercâmbios, assumindo um papel importante na conquista dos clientes. Essa nova função requer que o profissional seja muito bem selecionado, a fim de que a empresa obtenha sucesso. Dessa forma, destaca-se a importância dos processos de recrutamento e seleção para a escolha do profissional mais adequado. Frente à necessidade dessa escolha, o presente trabalho buscou investigar o perfil esperado pelo mercado para o cargo de consultor de intercâmbio, utilizando como ferramenta os processos de recrutamento e seleção. Para tal procedeu-se à revisão de literatura, seguida por uma pesquisa de campo, com utilização de entrevistas semiestruturadas. Os dados submetidos à análise qualitativa foram elencados em categorias relacionadas à busca pela identificação do perfil do consultor. Os principais resultados revelam que não existe um perfil consolidado para esse cargo, destacando-se um grupo de características esperadas pelo mercado para esse profissional, sem, entretanto, caracterizar um perfil pré-determinado para esse tipo de consultorThe tourist industry if formed by a full net of services, working as a multidisciplinary business. Among some of the net components, there is the travel agency, which is basically characterized as an intermediary or third party between service providers and clients. Currently, the travel agencies have been facing some modern challenges, for example, the internet. The internet has given customers straight access to service providers, which certainly decreased the search for travel agencies. In order to fight this challenge, travel agencies have been trying to specialize themselves in particular market niches, such as the ones focusing on educational tourism, the so called interchange agencies. This particular market niche is growing very much in Brazil. On the other hand, it faces the internet challenge on a daily basis, considering its main clientes are formed by young students, very close to the virtual world and social medias. Considering this specialization market itself is not enough, interchange agencies had found another differentiation tool, not only providing tourist services, but also tourist knowledge. Therefore, tourist agencies became interchange consultants, assuming a new role whenever getting into new clientes. This new task necessarily assumes that the employee must be very well selected, in order the company to perform well. In this sense, the recruitment for specilaized employees became very importante nowadays. This paper aimed to show the most suitable profile for this interchange consultant job, using human resources and selection process techniques. Bibliography analysis, followed by a field research including some interviews. All the data was submitted to a qualitative analysis and categorized into diferent employees profiles. The main results show us there is no specific profile for this role, even though some assumed characteristics by these professionals are certainly expected by the marketSilva, Erly Maria de Carvalho eSoares, Carlos Alberto LidiziaDantas, José Carlos de SouzaMaier, Ana Paula2015-12-10T13:39:39Z2015-12-10T13:39:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1110CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T14:45:19Zoai:app.uff.br:1/1110Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:05.097840Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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