Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Pollyane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho.
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