Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186 |
Resumo: | Esta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho. |
id |
UFF-2_9a56b98ba2d3ecc0d5e53b84052a22d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16186 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalistaOutrosSujeitoVisualidadeColonialidadeFicçõesHollywoodOutro (Filosofia)Hollywood (Califórnia, Estados Unidos)Sujeito (Filosofia)ColonialismoHegemonia políticaEsta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro172f.Castellano, MaykaResende, FernandoEnne, Ana LuciaRibeiro, Ana Paula AlvesBelo, Pollyane2020-12-02T13:11:09Z2020-12-02T13:11:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16186Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:53Zoai:app.uff.br:1/16186Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:52.808618Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista |
title |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista |
spellingShingle |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista Belo, Pollyane Outros Sujeito Visualidade Colonialidade Ficções Hollywood Outro (Filosofia) Hollywood (Califórnia, Estados Unidos) Sujeito (Filosofia) Colonialismo Hegemonia política |
title_short |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista |
title_full |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista |
title_fullStr |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista |
title_full_unstemmed |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista |
title_sort |
Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista |
author |
Belo, Pollyane |
author_facet |
Belo, Pollyane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castellano, Mayka Resende, Fernando Enne, Ana Lucia Ribeiro, Ana Paula Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belo, Pollyane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Outros Sujeito Visualidade Colonialidade Ficções Hollywood Outro (Filosofia) Hollywood (Califórnia, Estados Unidos) Sujeito (Filosofia) Colonialismo Hegemonia política |
topic |
Outros Sujeito Visualidade Colonialidade Ficções Hollywood Outro (Filosofia) Hollywood (Califórnia, Estados Unidos) Sujeito (Filosofia) Colonialismo Hegemonia política |
description |
Esta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-12-02T13:11:09Z 2020-12-02T13:11:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823626362552320 |