Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Pollyane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho.
id UFF-2_9a56b98ba2d3ecc0d5e53b84052a22d7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16186
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalistaOutrosSujeitoVisualidadeColonialidadeFicçõesHollywoodOutro (Filosofia)Hollywood (Califórnia, Estados Unidos)Sujeito (Filosofia)ColonialismoHegemonia políticaEsta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro172f.Castellano, MaykaResende, FernandoEnne, Ana LuciaRibeiro, Ana Paula AlvesBelo, Pollyane2020-12-02T13:11:09Z2020-12-02T13:11:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16186Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:53Zoai:app.uff.br:1/16186Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:52.808618Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
title Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
spellingShingle Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
Belo, Pollyane
Outros
Sujeito
Visualidade
Colonialidade
Ficções
Hollywood
Outro (Filosofia)
Hollywood (Califórnia, Estados Unidos)
Sujeito (Filosofia)
Colonialismo
Hegemonia política
title_short Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
title_full Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
title_fullStr Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
title_full_unstemmed Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
title_sort Negociações do sujeito e dos outros: Hollywood e a visualidade moderno-colonial-capitalista
author Belo, Pollyane
author_facet Belo, Pollyane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castellano, Mayka
Resende, Fernando
Enne, Ana Lucia
Ribeiro, Ana Paula Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Pollyane
dc.subject.por.fl_str_mv Outros
Sujeito
Visualidade
Colonialidade
Ficções
Hollywood
Outro (Filosofia)
Hollywood (Califórnia, Estados Unidos)
Sujeito (Filosofia)
Colonialismo
Hegemonia política
topic Outros
Sujeito
Visualidade
Colonialidade
Ficções
Hollywood
Outro (Filosofia)
Hollywood (Califórnia, Estados Unidos)
Sujeito (Filosofia)
Colonialismo
Hegemonia política
description Esta pesquisa busca compreender como as pessoas colocadas à margem e o poder responsável por essa marginalização ascendem nas imagens do presente dentro de uma hegemonia moderno-colonial-capitalista. Extratos das obras cinematográficas Mad Max: A Estrada da Fúria (George Miller, 2015) e Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) foram sobrepostos a outras imagens e narrativas do real, referências da hierarquização das corporalidades-subjetividades no contemporâneo. Em meio as colisões e espaços vazios ocasionados pela justaposição das narrativas fílmicas e as expressões arrancadas da realidade, a pesquisa analisa as estratégias estético-narrativas a partir de uma mirada decolonial. O silenciamento/aniquilação das mulheres negras e da população negra, o protagonismo de mulheres brancas, a exposição da visualidade pautada na mentalidade moderno-colonial-capitalista por movimentos de câmera, e a masculinidade perversa colonial branca são alguns artifícios estéticos e narrativos analisados neste trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-12-02T13:11:09Z
2020-12-02T13:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16186
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823626362552320