Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114 |
Resumo: | O trabalho propõe inserir noções de cálculo no ensino médio. Devemos incluir noções de limite, derivada e integral no ensino médio, como forma de incentivar a expansão dos conhecimentos dos alunos, no que se refere ao comportamento de funções e aos conceitos relacionados com funções. Espera-se que os alunos que cursarem futuramente as disciplinas de cálculo do ensino superior, tenham mais facilidades de entender os conceitos fundamentais, com isso os altos índices de reprovações e abandonos nestas disciplinas e outras que envolvam ideias parecidas serão reduzidos. O motivo deste alto índice está ligado a uma má “construção” do conteúdo necessário para o ingresso no ensino superior. O trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta para o ensino de noções de limite, derivada e integral no ensino médio. Percebe-se que existe a possibilidade de “abrir a mente” dos alunos do ensino médio, no que se refere à aprendizagem, através de noções intuitivas de cálculo, utilizando diferentes ferramentas, como investir nos gráficos dos comportamentos das funções e nos raciocínios utilizados em assuntos que envolvem funções |
id |
UFF-2_9ccf919b076fc96a70fdcba97f51189c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14114 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médioFunçõesLimiteDerivadaIntegralEnsino de cálculoEnsino médioO trabalho propõe inserir noções de cálculo no ensino médio. Devemos incluir noções de limite, derivada e integral no ensino médio, como forma de incentivar a expansão dos conhecimentos dos alunos, no que se refere ao comportamento de funções e aos conceitos relacionados com funções. Espera-se que os alunos que cursarem futuramente as disciplinas de cálculo do ensino superior, tenham mais facilidades de entender os conceitos fundamentais, com isso os altos índices de reprovações e abandonos nestas disciplinas e outras que envolvam ideias parecidas serão reduzidos. O motivo deste alto índice está ligado a uma má “construção” do conteúdo necessário para o ingresso no ensino superior. O trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta para o ensino de noções de limite, derivada e integral no ensino médio. Percebe-se que existe a possibilidade de “abrir a mente” dos alunos do ensino médio, no que se refere à aprendizagem, através de noções intuitivas de cálculo, utilizando diferentes ferramentas, como investir nos gráficos dos comportamentos das funções e nos raciocínios utilizados em assuntos que envolvem funçõesApolaya, Ricardo FuentesDel-Vecchio, Renata RaposoGonçalves, Ion MoutinhoDias, Francisco Saraiva2020-06-24T14:05:26Z2020-06-24T14:05:26Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Francisco Saraiva. Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2013. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-15T22:24:48Zoai:app.uff.br:1/14114Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-15T22:24:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio |
title |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio |
spellingShingle |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio Dias, Francisco Saraiva Funções Limite Derivada Integral Ensino de cálculo Ensino médio |
title_short |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio |
title_full |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio |
title_fullStr |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio |
title_sort |
Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio |
author |
Dias, Francisco Saraiva |
author_facet |
Dias, Francisco Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Apolaya, Ricardo Fuentes Del-Vecchio, Renata Raposo Gonçalves, Ion Moutinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Francisco Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções Limite Derivada Integral Ensino de cálculo Ensino médio |
topic |
Funções Limite Derivada Integral Ensino de cálculo Ensino médio |
description |
O trabalho propõe inserir noções de cálculo no ensino médio. Devemos incluir noções de limite, derivada e integral no ensino médio, como forma de incentivar a expansão dos conhecimentos dos alunos, no que se refere ao comportamento de funções e aos conceitos relacionados com funções. Espera-se que os alunos que cursarem futuramente as disciplinas de cálculo do ensino superior, tenham mais facilidades de entender os conceitos fundamentais, com isso os altos índices de reprovações e abandonos nestas disciplinas e outras que envolvam ideias parecidas serão reduzidos. O motivo deste alto índice está ligado a uma má “construção” do conteúdo necessário para o ingresso no ensino superior. O trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta para o ensino de noções de limite, derivada e integral no ensino médio. Percebe-se que existe a possibilidade de “abrir a mente” dos alunos do ensino médio, no que se refere à aprendizagem, através de noções intuitivas de cálculo, utilizando diferentes ferramentas, como investir nos gráficos dos comportamentos das funções e nos raciocínios utilizados em assuntos que envolvem funções |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-06-24T14:05:26Z 2020-06-24T14:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Francisco Saraiva. Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2013. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
DIAS, Francisco Saraiva. Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2013. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838710562029568 |