Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anunciação, Thais Laudelino D.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24489
Resumo: A partir do documento Manifesto da biblioteca escolar, o presente trabalho discute a importância desta instituição, a biblioteca escolar, na vida de todo cidadão. Destaca suas ações no campo da leitura e do letramento informacional. Mostra que a sua atuação abrange tanto a dimensão educativa como a cultural. Na educativa, suas atribuições estão ligadas às ações voltadas para a aprendizagem dos estudantes, incluindo a pesquisa, através das consultas e utilização dos materiais disponíveis no acervo; na cultural, está voltada em oferecer à comunidade escolar diferentes alternativas de leitura, ampliando seus conhecimentos e a percepção do mundo. Ressalta a importância de se lutar para que a universalização da biblioteca escolar, conforme preconiza a Lei 12.244/10, venha a se tornar uma realidade, deixando para trás o cenário lastimável de miséria e desprezo no qual ainda se encontra. Conclui defendendo a necessidade de conjuntamente bibliotecários, profissionais da educação, órgãos governamentais e a sociedade civil em geral lutarem para fazer cumprir o direito de se ter bibliotecas no sistema de ensino brasileiro.
id UFF-2_9cd97ad5e67613c2162c2c72d7dca281
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24489
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Biblioteca escolar: uma perspectiva para o BrasilBiblioteca escolarInformaçãoCidadaniaLeituraLegislação brasileira (Lei 12.244/10)Biblioteca escolarLeituraCidadaniaLetramento informacionalSchool libraryInformationCitizenshipReadingBrazilian law (Law 12.244/10)A partir do documento Manifesto da biblioteca escolar, o presente trabalho discute a importância desta instituição, a biblioteca escolar, na vida de todo cidadão. Destaca suas ações no campo da leitura e do letramento informacional. Mostra que a sua atuação abrange tanto a dimensão educativa como a cultural. Na educativa, suas atribuições estão ligadas às ações voltadas para a aprendizagem dos estudantes, incluindo a pesquisa, através das consultas e utilização dos materiais disponíveis no acervo; na cultural, está voltada em oferecer à comunidade escolar diferentes alternativas de leitura, ampliando seus conhecimentos e a percepção do mundo. Ressalta a importância de se lutar para que a universalização da biblioteca escolar, conforme preconiza a Lei 12.244/10, venha a se tornar uma realidade, deixando para trás o cenário lastimável de miséria e desprezo no qual ainda se encontra. Conclui defendendo a necessidade de conjuntamente bibliotecários, profissionais da educação, órgãos governamentais e a sociedade civil em geral lutarem para fazer cumprir o direito de se ter bibliotecas no sistema de ensino brasileiro.From the document Manifesto of the school library, the present work discusses the importance of this institution, the school library, in the life of every citizen. It highlights its actions in the field of reading and information literacy. He shows that his work covers both the educational and the cultural dimensions. In education, its attributions are linked to actions aimed at students' learning, including research, through consultation and use of the materials available in the collection; in the cultural sphere, is focused on offering the school community different reading alternatives, broadening its knowledge and the perception of the world. It emphasizes the importance of fighting for the universalisation of the school library, according to Law 12.244 / 10, to become a reality, leaving behind the pitiful scenario of misery and contempt in which it is still found. It concludes by advocating the need for librarians, education professionals, government agencies and civil society in general to struggle to enforce the right to have libraries in BrazilUniversidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Elisabete Gonçalves deCabral, Rosimere MendesNascimento, Andrea Ferreira Gonçalves doAnunciação, Thais Laudelino D.2022-02-03T18:51:29Z2022-02-03T18:51:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAnunciação, Thaís Laudelino D. Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24489Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-03T18:51:32Zoai:app.uff.br:1/24489Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:20.353357Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
title Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
spellingShingle Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
Anunciação, Thais Laudelino D.
Biblioteca escolar
Informação
Cidadania
Leitura
Legislação brasileira (Lei 12.244/10)
Biblioteca escolar
Leitura
Cidadania
Letramento informacional
School library
Information
Citizenship
Reading
Brazilian law (Law 12.244/10)
title_short Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
title_full Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
title_fullStr Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
title_full_unstemmed Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
title_sort Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
author Anunciação, Thais Laudelino D.
author_facet Anunciação, Thais Laudelino D.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Elisabete Gonçalves de
Cabral, Rosimere Mendes
Nascimento, Andrea Ferreira Gonçalves do
dc.contributor.author.fl_str_mv Anunciação, Thais Laudelino D.
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Informação
Cidadania
Leitura
Legislação brasileira (Lei 12.244/10)
Biblioteca escolar
Leitura
Cidadania
Letramento informacional
School library
Information
Citizenship
Reading
Brazilian law (Law 12.244/10)
topic Biblioteca escolar
Informação
Cidadania
Leitura
Legislação brasileira (Lei 12.244/10)
Biblioteca escolar
Leitura
Cidadania
Letramento informacional
School library
Information
Citizenship
Reading
Brazilian law (Law 12.244/10)
description A partir do documento Manifesto da biblioteca escolar, o presente trabalho discute a importância desta instituição, a biblioteca escolar, na vida de todo cidadão. Destaca suas ações no campo da leitura e do letramento informacional. Mostra que a sua atuação abrange tanto a dimensão educativa como a cultural. Na educativa, suas atribuições estão ligadas às ações voltadas para a aprendizagem dos estudantes, incluindo a pesquisa, através das consultas e utilização dos materiais disponíveis no acervo; na cultural, está voltada em oferecer à comunidade escolar diferentes alternativas de leitura, ampliando seus conhecimentos e a percepção do mundo. Ressalta a importância de se lutar para que a universalização da biblioteca escolar, conforme preconiza a Lei 12.244/10, venha a se tornar uma realidade, deixando para trás o cenário lastimável de miséria e desprezo no qual ainda se encontra. Conclui defendendo a necessidade de conjuntamente bibliotecários, profissionais da educação, órgãos governamentais e a sociedade civil em geral lutarem para fazer cumprir o direito de se ter bibliotecas no sistema de ensino brasileiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-02-03T18:51:29Z
2022-02-03T18:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Anunciação, Thaís Laudelino D. Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24489
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Anunciação, Thaís Laudelino D. Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823609234063360