Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24489 |
Resumo: | A partir do documento Manifesto da biblioteca escolar, o presente trabalho discute a importância desta instituição, a biblioteca escolar, na vida de todo cidadão. Destaca suas ações no campo da leitura e do letramento informacional. Mostra que a sua atuação abrange tanto a dimensão educativa como a cultural. Na educativa, suas atribuições estão ligadas às ações voltadas para a aprendizagem dos estudantes, incluindo a pesquisa, através das consultas e utilização dos materiais disponíveis no acervo; na cultural, está voltada em oferecer à comunidade escolar diferentes alternativas de leitura, ampliando seus conhecimentos e a percepção do mundo. Ressalta a importância de se lutar para que a universalização da biblioteca escolar, conforme preconiza a Lei 12.244/10, venha a se tornar uma realidade, deixando para trás o cenário lastimável de miséria e desprezo no qual ainda se encontra. Conclui defendendo a necessidade de conjuntamente bibliotecários, profissionais da educação, órgãos governamentais e a sociedade civil em geral lutarem para fazer cumprir o direito de se ter bibliotecas no sistema de ensino brasileiro. |
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Biblioteca escolar: uma perspectiva para o BrasilBiblioteca escolarInformaçãoCidadaniaLeituraLegislação brasileira (Lei 12.244/10)Biblioteca escolarLeituraCidadaniaLetramento informacionalSchool libraryInformationCitizenshipReadingBrazilian law (Law 12.244/10)A partir do documento Manifesto da biblioteca escolar, o presente trabalho discute a importância desta instituição, a biblioteca escolar, na vida de todo cidadão. Destaca suas ações no campo da leitura e do letramento informacional. Mostra que a sua atuação abrange tanto a dimensão educativa como a cultural. Na educativa, suas atribuições estão ligadas às ações voltadas para a aprendizagem dos estudantes, incluindo a pesquisa, através das consultas e utilização dos materiais disponíveis no acervo; na cultural, está voltada em oferecer à comunidade escolar diferentes alternativas de leitura, ampliando seus conhecimentos e a percepção do mundo. Ressalta a importância de se lutar para que a universalização da biblioteca escolar, conforme preconiza a Lei 12.244/10, venha a se tornar uma realidade, deixando para trás o cenário lastimável de miséria e desprezo no qual ainda se encontra. Conclui defendendo a necessidade de conjuntamente bibliotecários, profissionais da educação, órgãos governamentais e a sociedade civil em geral lutarem para fazer cumprir o direito de se ter bibliotecas no sistema de ensino brasileiro.From the document Manifesto of the school library, the present work discusses the importance of this institution, the school library, in the life of every citizen. It highlights its actions in the field of reading and information literacy. He shows that his work covers both the educational and the cultural dimensions. In education, its attributions are linked to actions aimed at students' learning, including research, through consultation and use of the materials available in the collection; in the cultural sphere, is focused on offering the school community different reading alternatives, broadening its knowledge and the perception of the world. It emphasizes the importance of fighting for the universalisation of the school library, according to Law 12.244 / 10, to become a reality, leaving behind the pitiful scenario of misery and contempt in which it is still found. It concludes by advocating the need for librarians, education professionals, government agencies and civil society in general to struggle to enforce the right to have libraries in BrazilUniversidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Elisabete Gonçalves deCabral, Rosimere MendesNascimento, Andrea Ferreira Gonçalves doAnunciação, Thais Laudelino D.2022-02-03T18:51:29Z2022-02-03T18:51:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAnunciação, Thaís Laudelino D. Biblioteca escolar: uma perspectiva para o Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24489Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-03T18:51:32Zoai:app.uff.br:1/24489Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:20.353357Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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