Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Ana Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151
Resumo: A disciplina de Análise, apresentada no currículo dos cursos de graduação em Matemática é de grande importância para a formação dos profissionais que trabalharão tanto como professores, quanto para os que atuarão como bacharéis. No entanto, historicamente, Análise na Licenciatura é uma disciplina com altos índices de reprovação e que é considerada como extremamente difícil pelos alunos, este fato tem como consequência uma repulsa dos alunos pela disciplina e falta de motivação pelo aprendizado da mesma. O Projeto “Análise Ativa”, desenvolvido e coordenado por professoras do Departamento de Análise do Curso de Matemática da Universidade Federal Fluminense, utiliza metodologias voltadas para aprendizagem ativa buscando proporcionar aprendizagem significativa da Análise. O intuito dessa monografia é mostrar a análise e contribuição do Projeto “Análise Ativa” para formação dos licenciandos a partir do olhar dos próprios estudantes, além de discutir sobre essas colocações acerca do impacto do projeto em sua formação docente
id UFF-2_9e5dab6c0fdfa856e00f77c339ef4825
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22151
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciandoEnsino de análise realFormação docenteMetodologia de ensino ativoAnálise matemáticaEnsino de matemáticaEnsino superiorFormação de professorA disciplina de Análise, apresentada no currículo dos cursos de graduação em Matemática é de grande importância para a formação dos profissionais que trabalharão tanto como professores, quanto para os que atuarão como bacharéis. No entanto, historicamente, Análise na Licenciatura é uma disciplina com altos índices de reprovação e que é considerada como extremamente difícil pelos alunos, este fato tem como consequência uma repulsa dos alunos pela disciplina e falta de motivação pelo aprendizado da mesma. O Projeto “Análise Ativa”, desenvolvido e coordenado por professoras do Departamento de Análise do Curso de Matemática da Universidade Federal Fluminense, utiliza metodologias voltadas para aprendizagem ativa buscando proporcionar aprendizagem significativa da Análise. O intuito dessa monografia é mostrar a análise e contribuição do Projeto “Análise Ativa” para formação dos licenciandos a partir do olhar dos próprios estudantes, além de discutir sobre essas colocações acerca do impacto do projeto em sua formação docente66 f.Abdón, Miriam Del MilagroGomes, Anne Michelle DysmanVinagre, Cybele Tavares MaiaRezende, Wanderley MouraRangel, Ana Carolina Ferreira2021-05-21T17:07:38Z2021-05-21T17:07:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRANGEL, Ana Carolina Ferreira. Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:11:24Zoai:app.uff.br:1/22151Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:11:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
title Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
spellingShingle Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
Rangel, Ana Carolina Ferreira
Ensino de análise real
Formação docente
Metodologia de ensino ativo
Análise matemática
Ensino de matemática
Ensino superior
Formação de professor
title_short Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
title_full Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
title_fullStr Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
title_full_unstemmed Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
title_sort Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
author Rangel, Ana Carolina Ferreira
author_facet Rangel, Ana Carolina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdón, Miriam Del Milagro
Gomes, Anne Michelle Dysman
Vinagre, Cybele Tavares Maia
Rezende, Wanderley Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Ana Carolina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de análise real
Formação docente
Metodologia de ensino ativo
Análise matemática
Ensino de matemática
Ensino superior
Formação de professor
topic Ensino de análise real
Formação docente
Metodologia de ensino ativo
Análise matemática
Ensino de matemática
Ensino superior
Formação de professor
description A disciplina de Análise, apresentada no currículo dos cursos de graduação em Matemática é de grande importância para a formação dos profissionais que trabalharão tanto como professores, quanto para os que atuarão como bacharéis. No entanto, historicamente, Análise na Licenciatura é uma disciplina com altos índices de reprovação e que é considerada como extremamente difícil pelos alunos, este fato tem como consequência uma repulsa dos alunos pela disciplina e falta de motivação pelo aprendizado da mesma. O Projeto “Análise Ativa”, desenvolvido e coordenado por professoras do Departamento de Análise do Curso de Matemática da Universidade Federal Fluminense, utiliza metodologias voltadas para aprendizagem ativa buscando proporcionar aprendizagem significativa da Análise. O intuito dessa monografia é mostrar a análise e contribuição do Projeto “Análise Ativa” para formação dos licenciandos a partir do olhar dos próprios estudantes, além de discutir sobre essas colocações acerca do impacto do projeto em sua formação docente
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-21T17:07:38Z
2021-05-21T17:07:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RANGEL, Ana Carolina Ferreira. Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151
Aluno de Graduação
identifier_str_mv RANGEL, Ana Carolina Ferreira. Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135492650598400