Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151 |
Resumo: | A disciplina de Análise, apresentada no currículo dos cursos de graduação em Matemática é de grande importância para a formação dos profissionais que trabalharão tanto como professores, quanto para os que atuarão como bacharéis. No entanto, historicamente, Análise na Licenciatura é uma disciplina com altos índices de reprovação e que é considerada como extremamente difícil pelos alunos, este fato tem como consequência uma repulsa dos alunos pela disciplina e falta de motivação pelo aprendizado da mesma. O Projeto “Análise Ativa”, desenvolvido e coordenado por professoras do Departamento de Análise do Curso de Matemática da Universidade Federal Fluminense, utiliza metodologias voltadas para aprendizagem ativa buscando proporcionar aprendizagem significativa da Análise. O intuito dessa monografia é mostrar a análise e contribuição do Projeto “Análise Ativa” para formação dos licenciandos a partir do olhar dos próprios estudantes, além de discutir sobre essas colocações acerca do impacto do projeto em sua formação docente |
id |
UFF-2_9e5dab6c0fdfa856e00f77c339ef4825 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22151 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciandoEnsino de análise realFormação docenteMetodologia de ensino ativoAnálise matemáticaEnsino de matemáticaEnsino superiorFormação de professorA disciplina de Análise, apresentada no currículo dos cursos de graduação em Matemática é de grande importância para a formação dos profissionais que trabalharão tanto como professores, quanto para os que atuarão como bacharéis. No entanto, historicamente, Análise na Licenciatura é uma disciplina com altos índices de reprovação e que é considerada como extremamente difícil pelos alunos, este fato tem como consequência uma repulsa dos alunos pela disciplina e falta de motivação pelo aprendizado da mesma. O Projeto “Análise Ativa”, desenvolvido e coordenado por professoras do Departamento de Análise do Curso de Matemática da Universidade Federal Fluminense, utiliza metodologias voltadas para aprendizagem ativa buscando proporcionar aprendizagem significativa da Análise. O intuito dessa monografia é mostrar a análise e contribuição do Projeto “Análise Ativa” para formação dos licenciandos a partir do olhar dos próprios estudantes, além de discutir sobre essas colocações acerca do impacto do projeto em sua formação docente66 f.Abdón, Miriam Del MilagroGomes, Anne Michelle DysmanVinagre, Cybele Tavares MaiaRezende, Wanderley MouraRangel, Ana Carolina Ferreira2021-05-21T17:07:38Z2021-05-21T17:07:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRANGEL, Ana Carolina Ferreira. Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:11:24Zoai:app.uff.br:1/22151Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:11:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando |
title |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando |
spellingShingle |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando Rangel, Ana Carolina Ferreira Ensino de análise real Formação docente Metodologia de ensino ativo Análise matemática Ensino de matemática Ensino superior Formação de professor |
title_short |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando |
title_full |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando |
title_fullStr |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando |
title_full_unstemmed |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando |
title_sort |
Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando |
author |
Rangel, Ana Carolina Ferreira |
author_facet |
Rangel, Ana Carolina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abdón, Miriam Del Milagro Gomes, Anne Michelle Dysman Vinagre, Cybele Tavares Maia Rezende, Wanderley Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Ana Carolina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de análise real Formação docente Metodologia de ensino ativo Análise matemática Ensino de matemática Ensino superior Formação de professor |
topic |
Ensino de análise real Formação docente Metodologia de ensino ativo Análise matemática Ensino de matemática Ensino superior Formação de professor |
description |
A disciplina de Análise, apresentada no currículo dos cursos de graduação em Matemática é de grande importância para a formação dos profissionais que trabalharão tanto como professores, quanto para os que atuarão como bacharéis. No entanto, historicamente, Análise na Licenciatura é uma disciplina com altos índices de reprovação e que é considerada como extremamente difícil pelos alunos, este fato tem como consequência uma repulsa dos alunos pela disciplina e falta de motivação pelo aprendizado da mesma. O Projeto “Análise Ativa”, desenvolvido e coordenado por professoras do Departamento de Análise do Curso de Matemática da Universidade Federal Fluminense, utiliza metodologias voltadas para aprendizagem ativa buscando proporcionar aprendizagem significativa da Análise. O intuito dessa monografia é mostrar a análise e contribuição do Projeto “Análise Ativa” para formação dos licenciandos a partir do olhar dos próprios estudantes, além de discutir sobre essas colocações acerca do impacto do projeto em sua formação docente |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-21T17:07:38Z 2021-05-21T17:07:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RANGEL, Ana Carolina Ferreira. Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
RANGEL, Ana Carolina Ferreira. Análise ativa na formação pedagógica dos professores de matemática: o olhar do licenciando. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135492650598400 |