Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos resultados de pesquisas focados na disciplina de análise, no âmbito de cursos de licenciatura em matemática, tendo como pano de fundo um panorama de como a disciplina vem se estruturando, no cenário brasileiro, no que diz respeito aos seus objetivos, conteúdos e bibliografia. Num primeiro momento vimos, de forma sucinta, como coordenadores de cursos e professores da disciplina compreendem o papel da análise na licenciatura. Num segundo momento, e constituindo o objetivo principal do trabalho, apresentamos o que pensam licenciandos e professores de matemática da educação básica a respeito dessa disciplina, por meio de uma pesquisa qualitativa inspirada em uma postura fenomenológica. Após os procedimentos metodológicos, chegou-se a três categorias abertas: “A presença da análise na licenciatura em matemática”, “A análise como corpo de conhecimento” e “A análise e a abertura de horizonte de possibilidades do professor”, que foram interpretadas com o intuito de transcender as manifestações de cada indivíduo, em um movimento de síntese compreensiva. Finalmente, num terceiro momento, apresentamos algumas propostas em andamento e perspectivas futuras para os trabalhos sobre ensino de análise. Palavras-chave: Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor. |
id |
UNESP-14_70a49ed81303a2960c5928c2944d4a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9900 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise MatemáticaEnsino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.Neste artigo apresentamos resultados de pesquisas focados na disciplina de análise, no âmbito de cursos de licenciatura em matemática, tendo como pano de fundo um panorama de como a disciplina vem se estruturando, no cenário brasileiro, no que diz respeito aos seus objetivos, conteúdos e bibliografia. Num primeiro momento vimos, de forma sucinta, como coordenadores de cursos e professores da disciplina compreendem o papel da análise na licenciatura. Num segundo momento, e constituindo o objetivo principal do trabalho, apresentamos o que pensam licenciandos e professores de matemática da educação básica a respeito dessa disciplina, por meio de uma pesquisa qualitativa inspirada em uma postura fenomenológica. Após os procedimentos metodológicos, chegou-se a três categorias abertas: “A presença da análise na licenciatura em matemática”, “A análise como corpo de conhecimento” e “A análise e a abertura de horizonte de possibilidades do professor”, que foram interpretadas com o intuito de transcender as manifestações de cada indivíduo, em um movimento de síntese compreensiva. Finalmente, num terceiro momento, apresentamos algumas propostas em andamento e perspectivas futuras para os trabalhos sobre ensino de análise. Palavras-chave: Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1242-12671980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/7298https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/10463Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Danilo OlímpioOtero-Garcia, Sílvio Césarda Silva, Luciano DuarteSverzut Baroni, Rosa Lúcia2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9900Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática |
title |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática |
spellingShingle |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática Gomes, Danilo Olímpio Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor. |
title_short |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática |
title_full |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática |
title_fullStr |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática |
title_full_unstemmed |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática |
title_sort |
Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática |
author |
Gomes, Danilo Olímpio |
author_facet |
Gomes, Danilo Olímpio Otero-Garcia, Sílvio César da Silva, Luciano Duarte Sverzut Baroni, Rosa Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Otero-Garcia, Sílvio César da Silva, Luciano Duarte Sverzut Baroni, Rosa Lúcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Danilo Olímpio Otero-Garcia, Sílvio César da Silva, Luciano Duarte Sverzut Baroni, Rosa Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor. |
topic |
Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor. |
description |
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisas focados na disciplina de análise, no âmbito de cursos de licenciatura em matemática, tendo como pano de fundo um panorama de como a disciplina vem se estruturando, no cenário brasileiro, no que diz respeito aos seus objetivos, conteúdos e bibliografia. Num primeiro momento vimos, de forma sucinta, como coordenadores de cursos e professores da disciplina compreendem o papel da análise na licenciatura. Num segundo momento, e constituindo o objetivo principal do trabalho, apresentamos o que pensam licenciandos e professores de matemática da educação básica a respeito dessa disciplina, por meio de uma pesquisa qualitativa inspirada em uma postura fenomenológica. Após os procedimentos metodológicos, chegou-se a três categorias abertas: “A presença da análise na licenciatura em matemática”, “A análise como corpo de conhecimento” e “A análise e a abertura de horizonte de possibilidades do professor”, que foram interpretadas com o intuito de transcender as manifestações de cada indivíduo, em um movimento de síntese compreensiva. Finalmente, num terceiro momento, apresentamos algumas propostas em andamento e perspectivas futuras para os trabalhos sobre ensino de análise. Palavras-chave: Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/7298 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/10463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1242-1267 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875497754624 |