Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Danilo Olímpio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Otero-Garcia, Sílvio César, da Silva, Luciano Duarte, Sverzut Baroni, Rosa Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900
Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de pesquisas focados na disciplina de análise, no âmbito de cursos de licenciatura em matemática, tendo como pano de fundo um panorama de como a disciplina vem se estruturando, no cenário brasileiro, no que diz respeito aos seus objetivos, conteúdos e bibliografia. Num primeiro momento vimos, de forma sucinta, como coordenadores de cursos e professores da disciplina compreendem o papel da análise na licenciatura. Num segundo momento, e constituindo o objetivo principal do trabalho, apresentamos o que pensam licenciandos e professores de matemática da educação básica a respeito dessa disciplina, por meio de uma pesquisa qualitativa inspirada em uma postura fenomenológica. Após os procedimentos metodológicos, chegou-se a três categorias abertas: “A presença da análise na licenciatura em matemática”, “A análise como corpo de conhecimento” e “A análise e a abertura de horizonte de possibilidades do professor”, que foram interpretadas com o intuito de transcender as manifestações de cada indivíduo, em um movimento de síntese compreensiva. Finalmente, num terceiro momento, apresentamos algumas propostas em andamento e perspectivas futuras para os trabalhos sobre ensino de análise. Palavras-chave: Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.
id UNESP-14_70a49ed81303a2960c5928c2944d4a1e
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9900
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise MatemáticaEnsino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.Neste artigo apresentamos resultados de pesquisas focados na disciplina de análise, no âmbito de cursos de licenciatura em matemática, tendo como pano de fundo um panorama de como a disciplina vem se estruturando, no cenário brasileiro, no que diz respeito aos seus objetivos, conteúdos e bibliografia. Num primeiro momento vimos, de forma sucinta, como coordenadores de cursos e professores da disciplina compreendem o papel da análise na licenciatura. Num segundo momento, e constituindo o objetivo principal do trabalho, apresentamos o que pensam licenciandos e professores de matemática da educação básica a respeito dessa disciplina, por meio de uma pesquisa qualitativa inspirada em uma postura fenomenológica. Após os procedimentos metodológicos, chegou-se a três categorias abertas: “A presença da análise na licenciatura em matemática”, “A análise como corpo de conhecimento” e “A análise e a abertura de horizonte de possibilidades do professor”, que foram interpretadas com o intuito de transcender as manifestações de cada indivíduo, em um movimento de síntese compreensiva. Finalmente, num terceiro momento, apresentamos algumas propostas em andamento e perspectivas futuras para os trabalhos sobre ensino de análise. Palavras-chave: Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1242-12671980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/7298https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/10463Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Danilo OlímpioOtero-Garcia, Sílvio Césarda Silva, Luciano DuarteSverzut Baroni, Rosa Lúcia2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9900Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
title Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
spellingShingle Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
Gomes, Danilo Olímpio
Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.
title_short Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
title_full Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
title_fullStr Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
title_full_unstemmed Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
title_sort Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
author Gomes, Danilo Olímpio
author_facet Gomes, Danilo Olímpio
Otero-Garcia, Sílvio César
da Silva, Luciano Duarte
Sverzut Baroni, Rosa Lúcia
author_role author
author2 Otero-Garcia, Sílvio César
da Silva, Luciano Duarte
Sverzut Baroni, Rosa Lúcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Danilo Olímpio
Otero-Garcia, Sílvio César
da Silva, Luciano Duarte
Sverzut Baroni, Rosa Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.
topic Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.
description Neste artigo apresentamos resultados de pesquisas focados na disciplina de análise, no âmbito de cursos de licenciatura em matemática, tendo como pano de fundo um panorama de como a disciplina vem se estruturando, no cenário brasileiro, no que diz respeito aos seus objetivos, conteúdos e bibliografia. Num primeiro momento vimos, de forma sucinta, como coordenadores de cursos e professores da disciplina compreendem o papel da análise na licenciatura. Num segundo momento, e constituindo o objetivo principal do trabalho, apresentamos o que pensam licenciandos e professores de matemática da educação básica a respeito dessa disciplina, por meio de uma pesquisa qualitativa inspirada em uma postura fenomenológica. Após os procedimentos metodológicos, chegou-se a três categorias abertas: “A presença da análise na licenciatura em matemática”, “A análise como corpo de conhecimento” e “A análise e a abertura de horizonte de possibilidades do professor”, que foram interpretadas com o intuito de transcender as manifestações de cada indivíduo, em um movimento de síntese compreensiva. Finalmente, num terceiro momento, apresentamos algumas propostas em andamento e perspectivas futuras para os trabalhos sobre ensino de análise. Palavras-chave: Ensino de Análise Matemática. Educação Matemática no Ensino Superior. Formação Matemática do Professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/7298
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9900/10463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1242-1267
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875497754624