O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bruna Pimenta
Data de Publicação: 0023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250897
Resumo: O objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar o uso desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) em aulas de Ciências da Natureza para alunos privados de liberdade tendo em vista a promoção da Alfabetização Científica (AC). A pesquisa foi realizada por meio do planejamento e uso de uma SEI a alunos reclusos em uma unidade penitenciária do interior do estado de São Paulo. À luz desta proposta, estabelecemos algumas considerações importantes ao abordarmos a educação no espaço carcerário, isso porque estamos tratando da intersecção de duas políticas: a educacional e a prisional. Isso fez com que tomássemos como premissa a promoção da alfabetização científica que, por sua vez, coloca enquanto necessidade a investigação de metodologias de ensino e aprendizagem dentro da área das Ciências da Natureza desenvolvidas no espaço prisional. Neste trabalho, realizamos a produção dos dados através da aplicação de questionários, análise documental das atividades realizadas ao longo da SEI e das observações registradas em diário de bordo que, seguidamente, foram aprofundadas pelo crivo metodológico da Análise de Conteúdo. Deste modo, pode-se aferir que a SEI contribuiu para a promoção da Alfabetização Científica dos alunos participantes da pesquisa. Com isso, reforçamos que tais estratégias contribuem com o processo formativo-científico destes alunos, bem como estimula o sistema penitenciário a cumprir seu papel, o de tornar a pessoa reclusa apta a conviver em sociedade novamente.
id UNSP_7d789a056804898dfc6e2744a794f1cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250897
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científicaTeaching natural sciences in prison: the use of investigative teaching sequences to promote scientific literacyEducação em prisõesEnsino de ciênciasAlfabetização científicaSequência de ensino investigativaEducation in prisonsScience teachingScientific literacyInvestigative teaching sequenceO objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar o uso desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) em aulas de Ciências da Natureza para alunos privados de liberdade tendo em vista a promoção da Alfabetização Científica (AC). A pesquisa foi realizada por meio do planejamento e uso de uma SEI a alunos reclusos em uma unidade penitenciária do interior do estado de São Paulo. À luz desta proposta, estabelecemos algumas considerações importantes ao abordarmos a educação no espaço carcerário, isso porque estamos tratando da intersecção de duas políticas: a educacional e a prisional. Isso fez com que tomássemos como premissa a promoção da alfabetização científica que, por sua vez, coloca enquanto necessidade a investigação de metodologias de ensino e aprendizagem dentro da área das Ciências da Natureza desenvolvidas no espaço prisional. Neste trabalho, realizamos a produção dos dados através da aplicação de questionários, análise documental das atividades realizadas ao longo da SEI e das observações registradas em diário de bordo que, seguidamente, foram aprofundadas pelo crivo metodológico da Análise de Conteúdo. Deste modo, pode-se aferir que a SEI contribuiu para a promoção da Alfabetização Científica dos alunos participantes da pesquisa. Com isso, reforçamos que tais estratégias contribuem com o processo formativo-científico destes alunos, bem como estimula o sistema penitenciário a cumprir seu papel, o de tornar a pessoa reclusa apta a conviver em sociedade novamente.The objective of this master’s research was to analyze the use and development of Investigative Teaching Sequences (ITS) in Natural Science classes for incarcerated students with a view to promoting Scientific Literacy (SL). The research was carried out through the planning and use of an ITS for incarcerated students in a penitentiary unit in the interior of the state of São Paulo. In light of this proposal, we established some important considerations when addressing education in the prison space, as we are dealing with the intersection of two policies: educational and prison. This led us to take as a premise the promotion of scientific literacy which, in turn, places the investigation of teaching and learning methodologies within the area of Natural Sciences developed in prison space as a necessity. In this work, data were produced through the application of questionnaires, documentary analysis of activities carried out throughout the ITS and observations recorded in a logbook that were subsequently deepened by the methodological sieve of Content Analysis. Thus, it can be inferred that ITS contributed to the promotion of Scientific Literacy among participating students. With this, we reinforce that such strategies contribute to the formative-scientific process of these students, as well as stimulate the penitentiaryNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Raboni, Paulo Cesar de Almeida [UNESP]José, Gesilane de Oliveira Maciel [UNESP]Soares, Bruna Pimenta2023-10-06T16:52:58Z2023-10-06T16:52:58Z0023-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Bruna Pimenta. O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica. 2023. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25089786078894560753420009-0003-1125-1139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:09:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250897Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-14T06:09:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
Teaching natural sciences in prison: the use of investigative teaching sequences to promote scientific literacy
title O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
spellingShingle O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
Soares, Bruna Pimenta
Educação em prisões
Ensino de ciências
Alfabetização científica
Sequência de ensino investigativa
Education in prisons
Science teaching
Scientific literacy
Investigative teaching sequence
title_short O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
title_full O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
title_fullStr O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
title_full_unstemmed O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
title_sort O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
author Soares, Bruna Pimenta
author_facet Soares, Bruna Pimenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raboni, Paulo Cesar de Almeida [UNESP]
José, Gesilane de Oliveira Maciel [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bruna Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em prisões
Ensino de ciências
Alfabetização científica
Sequência de ensino investigativa
Education in prisons
Science teaching
Scientific literacy
Investigative teaching sequence
topic Educação em prisões
Ensino de ciências
Alfabetização científica
Sequência de ensino investigativa
Education in prisons
Science teaching
Scientific literacy
Investigative teaching sequence
description O objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar o uso desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) em aulas de Ciências da Natureza para alunos privados de liberdade tendo em vista a promoção da Alfabetização Científica (AC). A pesquisa foi realizada por meio do planejamento e uso de uma SEI a alunos reclusos em uma unidade penitenciária do interior do estado de São Paulo. À luz desta proposta, estabelecemos algumas considerações importantes ao abordarmos a educação no espaço carcerário, isso porque estamos tratando da intersecção de duas políticas: a educacional e a prisional. Isso fez com que tomássemos como premissa a promoção da alfabetização científica que, por sua vez, coloca enquanto necessidade a investigação de metodologias de ensino e aprendizagem dentro da área das Ciências da Natureza desenvolvidas no espaço prisional. Neste trabalho, realizamos a produção dos dados através da aplicação de questionários, análise documental das atividades realizadas ao longo da SEI e das observações registradas em diário de bordo que, seguidamente, foram aprofundadas pelo crivo metodológico da Análise de Conteúdo. Deste modo, pode-se aferir que a SEI contribuiu para a promoção da Alfabetização Científica dos alunos participantes da pesquisa. Com isso, reforçamos que tais estratégias contribuem com o processo formativo-científico destes alunos, bem como estimula o sistema penitenciário a cumprir seu papel, o de tornar a pessoa reclusa apta a conviver em sociedade novamente.
publishDate 0023
dc.date.none.fl_str_mv 0023-07-24
2023-10-06T16:52:58Z
2023-10-06T16:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Bruna Pimenta. O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica. 2023. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/250897
8607889456075342
0009-0003-1125-1139
identifier_str_mv SOARES, Bruna Pimenta. O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica. 2023. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente, 2023.
8607889456075342
0009-0003-1125-1139
url https://hdl.handle.net/11449/250897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046471313915904