Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniela Linhares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Thamy Netto Rodrigues dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8603
Resumo: O avanço da tecnologia concomitantemente com a conscientização para as questões ambientais, fez com que o consumidor desenvolvesse um perfil mais politizado, se preocupando com o impacto que os produtos causam ao meio-ambiente. Dessa forma, a demanda por equipamentos que auxiliem e facilitem o cotidiano do homem e não prejudiquem o meio-ambiente está cada vez maior. O desenvolvimento de modelos matemáticos que possibilitam a simulação computacional da operação de um motor permite que se oriente o trabalho experimental de forma a minimizar esforços e recursos, identificando de forma mais precisa os diversos processos e fatores físicos que influenciam no desempenho do motor. Neste trabalho é apresentada a fundamentação teórica e a aplicação do modelo de liberação de energia, que é um modelo termodinâmico, para motores de combustão interna ciclo Otto. Foi considerado um motor de combustão interna de 2000 rpm, ângulo de ignição da faísca de -10 graus e duração do processo de combustão de 40 graus, gerando uma pressão máxima adimensional de 83,32, com o ângulo de pico da pressão de 20 graus e trabalho líquido adimensional de 16,68. Além disso, posteriormente foi feito um estudo do comportamento termodinâmico do motor variando o ângulo de ignição e a duração da combustão. O modelo foi implementado numericamente usando o software MATLAB® e validado comparando resultados obtidos em simulações numéricas com resultados disponíveis na literatura especializada, de forma que se apresentaram condizentes com o esperado
id UFF-2_9f2cf7af5050075546f5cc9a493ac9ab
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8603
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão internaCiclo OttoSimulaçãoModelo termodinâmicoMotor de combustão internaModelo termodinâmicoModelo matemáticoOtto cycleSimulationThermodynamic modelO avanço da tecnologia concomitantemente com a conscientização para as questões ambientais, fez com que o consumidor desenvolvesse um perfil mais politizado, se preocupando com o impacto que os produtos causam ao meio-ambiente. Dessa forma, a demanda por equipamentos que auxiliem e facilitem o cotidiano do homem e não prejudiquem o meio-ambiente está cada vez maior. O desenvolvimento de modelos matemáticos que possibilitam a simulação computacional da operação de um motor permite que se oriente o trabalho experimental de forma a minimizar esforços e recursos, identificando de forma mais precisa os diversos processos e fatores físicos que influenciam no desempenho do motor. Neste trabalho é apresentada a fundamentação teórica e a aplicação do modelo de liberação de energia, que é um modelo termodinâmico, para motores de combustão interna ciclo Otto. Foi considerado um motor de combustão interna de 2000 rpm, ângulo de ignição da faísca de -10 graus e duração do processo de combustão de 40 graus, gerando uma pressão máxima adimensional de 83,32, com o ângulo de pico da pressão de 20 graus e trabalho líquido adimensional de 16,68. Além disso, posteriormente foi feito um estudo do comportamento termodinâmico do motor variando o ângulo de ignição e a duração da combustão. O modelo foi implementado numericamente usando o software MATLAB® e validado comparando resultados obtidos em simulações numéricas com resultados disponíveis na literatura especializada, de forma que se apresentaram condizentes com o esperadoThe progress of technology simultaneous with consumer awareness for environmental issues has made the consumer more demanding with a new politicized consumption profile, worrying about the impact that some products would bring to the environment. Therefore, the demand for facilities that help and facilitate the life of a person and does not damage the environment is increasing. The development of detailed models of operation of an engine allows the experimental work to be directed in a way that minimizes efforts and resources to identify more precisely the various processes and physical factors that influence engine performance. In this work is provided the implementation of the energy release model, which is a thermodynamic model, for internal combustion engine. It was considered an internal combustion engine of 2000 rpm, ignition angle of -10 degree spark and combustion process duration of 40 degrees, generating a maximum dimensionless pressure of 83.32, with the peak angle of pressure of 20 degrees and net dimensionless work of 16.68. In addition, a study of the thermodynamic behavior of the engine was carried out, varying the angle of ignition and the duration of the combustion. The model was implemented numerically using MATLAB® software and validated by comparing results obtained in numerical simulations with results available in the specialized literature, so that they were in line with what was expectedPedroza, Bruno CamposPardal, Juan ManuelKanizawa, Fabio ToshioLima, Daniela LinharesSantos, Thamy Netto Rodrigues dos2019-02-18T13:03:30Z2019-02-18T13:03:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Daniela Linhares; SANTOS, Thamy Netto Rodrigues dos. Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8603CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T18:31:26Zoai:app.uff.br:1/8603Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-02T18:31:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
title Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
spellingShingle Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
Lima, Daniela Linhares
Ciclo Otto
Simulação
Modelo termodinâmico
Motor de combustão interna
Modelo termodinâmico
Modelo matemático
Otto cycle
Simulation
Thermodynamic model
title_short Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
title_full Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
title_fullStr Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
title_full_unstemmed Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
title_sort Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
author Lima, Daniela Linhares
author_facet Lima, Daniela Linhares
Santos, Thamy Netto Rodrigues dos
author_role author
author2 Santos, Thamy Netto Rodrigues dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedroza, Bruno Campos
Pardal, Juan Manuel
Kanizawa, Fabio Toshio
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniela Linhares
Santos, Thamy Netto Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo Otto
Simulação
Modelo termodinâmico
Motor de combustão interna
Modelo termodinâmico
Modelo matemático
Otto cycle
Simulation
Thermodynamic model
topic Ciclo Otto
Simulação
Modelo termodinâmico
Motor de combustão interna
Modelo termodinâmico
Modelo matemático
Otto cycle
Simulation
Thermodynamic model
description O avanço da tecnologia concomitantemente com a conscientização para as questões ambientais, fez com que o consumidor desenvolvesse um perfil mais politizado, se preocupando com o impacto que os produtos causam ao meio-ambiente. Dessa forma, a demanda por equipamentos que auxiliem e facilitem o cotidiano do homem e não prejudiquem o meio-ambiente está cada vez maior. O desenvolvimento de modelos matemáticos que possibilitam a simulação computacional da operação de um motor permite que se oriente o trabalho experimental de forma a minimizar esforços e recursos, identificando de forma mais precisa os diversos processos e fatores físicos que influenciam no desempenho do motor. Neste trabalho é apresentada a fundamentação teórica e a aplicação do modelo de liberação de energia, que é um modelo termodinâmico, para motores de combustão interna ciclo Otto. Foi considerado um motor de combustão interna de 2000 rpm, ângulo de ignição da faísca de -10 graus e duração do processo de combustão de 40 graus, gerando uma pressão máxima adimensional de 83,32, com o ângulo de pico da pressão de 20 graus e trabalho líquido adimensional de 16,68. Além disso, posteriormente foi feito um estudo do comportamento termodinâmico do motor variando o ângulo de ignição e a duração da combustão. O modelo foi implementado numericamente usando o software MATLAB® e validado comparando resultados obtidos em simulações numéricas com resultados disponíveis na literatura especializada, de forma que se apresentaram condizentes com o esperado
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-18T13:03:30Z
2019-02-18T13:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Daniela Linhares; SANTOS, Thamy Netto Rodrigues dos. Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8603
identifier_str_mv LIMA, Daniela Linhares; SANTOS, Thamy Netto Rodrigues dos. Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal Fluminense, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135467997528064