Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8603 |
Resumo: | O avanço da tecnologia concomitantemente com a conscientização para as questões ambientais, fez com que o consumidor desenvolvesse um perfil mais politizado, se preocupando com o impacto que os produtos causam ao meio-ambiente. Dessa forma, a demanda por equipamentos que auxiliem e facilitem o cotidiano do homem e não prejudiquem o meio-ambiente está cada vez maior. O desenvolvimento de modelos matemáticos que possibilitam a simulação computacional da operação de um motor permite que se oriente o trabalho experimental de forma a minimizar esforços e recursos, identificando de forma mais precisa os diversos processos e fatores físicos que influenciam no desempenho do motor. Neste trabalho é apresentada a fundamentação teórica e a aplicação do modelo de liberação de energia, que é um modelo termodinâmico, para motores de combustão interna ciclo Otto. Foi considerado um motor de combustão interna de 2000 rpm, ângulo de ignição da faísca de -10 graus e duração do processo de combustão de 40 graus, gerando uma pressão máxima adimensional de 83,32, com o ângulo de pico da pressão de 20 graus e trabalho líquido adimensional de 16,68. Além disso, posteriormente foi feito um estudo do comportamento termodinâmico do motor variando o ângulo de ignição e a duração da combustão. O modelo foi implementado numericamente usando o software MATLAB® e validado comparando resultados obtidos em simulações numéricas com resultados disponíveis na literatura especializada, de forma que se apresentaram condizentes com o esperado |
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Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão internaCiclo OttoSimulaçãoModelo termodinâmicoMotor de combustão internaModelo termodinâmicoModelo matemáticoOtto cycleSimulationThermodynamic modelO avanço da tecnologia concomitantemente com a conscientização para as questões ambientais, fez com que o consumidor desenvolvesse um perfil mais politizado, se preocupando com o impacto que os produtos causam ao meio-ambiente. Dessa forma, a demanda por equipamentos que auxiliem e facilitem o cotidiano do homem e não prejudiquem o meio-ambiente está cada vez maior. O desenvolvimento de modelos matemáticos que possibilitam a simulação computacional da operação de um motor permite que se oriente o trabalho experimental de forma a minimizar esforços e recursos, identificando de forma mais precisa os diversos processos e fatores físicos que influenciam no desempenho do motor. Neste trabalho é apresentada a fundamentação teórica e a aplicação do modelo de liberação de energia, que é um modelo termodinâmico, para motores de combustão interna ciclo Otto. Foi considerado um motor de combustão interna de 2000 rpm, ângulo de ignição da faísca de -10 graus e duração do processo de combustão de 40 graus, gerando uma pressão máxima adimensional de 83,32, com o ângulo de pico da pressão de 20 graus e trabalho líquido adimensional de 16,68. Além disso, posteriormente foi feito um estudo do comportamento termodinâmico do motor variando o ângulo de ignição e a duração da combustão. O modelo foi implementado numericamente usando o software MATLAB® e validado comparando resultados obtidos em simulações numéricas com resultados disponíveis na literatura especializada, de forma que se apresentaram condizentes com o esperadoThe progress of technology simultaneous with consumer awareness for environmental issues has made the consumer more demanding with a new politicized consumption profile, worrying about the impact that some products would bring to the environment. Therefore, the demand for facilities that help and facilitate the life of a person and does not damage the environment is increasing. The development of detailed models of operation of an engine allows the experimental work to be directed in a way that minimizes efforts and resources to identify more precisely the various processes and physical factors that influence engine performance. In this work is provided the implementation of the energy release model, which is a thermodynamic model, for internal combustion engine. It was considered an internal combustion engine of 2000 rpm, ignition angle of -10 degree spark and combustion process duration of 40 degrees, generating a maximum dimensionless pressure of 83.32, with the peak angle of pressure of 20 degrees and net dimensionless work of 16.68. In addition, a study of the thermodynamic behavior of the engine was carried out, varying the angle of ignition and the duration of the combustion. The model was implemented numerically using MATLAB® software and validated by comparing results obtained in numerical simulations with results available in the specialized literature, so that they were in line with what was expectedPedroza, Bruno CamposPardal, Juan ManuelKanizawa, Fabio ToshioLima, Daniela LinharesSantos, Thamy Netto Rodrigues dos2019-02-18T13:03:30Z2019-02-18T13:03:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Daniela Linhares; SANTOS, Thamy Netto Rodrigues dos. Aplicação de um modelo termodinâmico simplificado de um motor de combustão interna. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)-Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8603CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T18:31:26Zoai:app.uff.br:1/8603Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-02T18:31:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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