O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA), uma dimensão da educação que visa discutir, problematizar e refletir basicamente sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, natural ou não, se torna cada dia mais essencial em meio a crise climática e ao colapso ambiental. Estudar novas ferramentas capazes de facilitar o ensino de EA passa a ser uma missão importante e, dessa maneira, uma ferramenta promissora que este trabalho investiga são filmes de Ficção Científica (FC). Através de uma metodologia pautada nos modelos de Revisão Sistemática e Estado da Arte, este trabalho utilizou os termos de busca “Educação Ambiental”, “Ficção Científica”, “Cinema”, “Filme”, “Ensino de Ciências”, “Ensino” e “Aprendizagem” combinados de diversas maneiras nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Revista FURG: Ambiente & Educação no decênio de 2012 a 2021, a fim de investigar o que dizem os trabalhos sobre a função da FC e do Cinema no Ensino e na EA. Os resultados da investigação desenharam um panorama sobre o perfil dos autores que estudam a EA e/ou a FC. Também demonstram o uso desse gênero cinematográfico para motivar alunos, explicar conceitos científicos ou, principalmente, problematizar a realidade com base no que trazem os filmes. Por fim, o trabalho concluiu que, apesar de precisar de mais pesquisas para traçar afirmações concretas, é possível observar uma tendência ao uso da FC e do Cinema no Ensino, principalmente para formar o pensamento crítico e, portanto, é possível associar essa potência da FC ao ensino de EA, embora não tenham sido encontrados estudos dessa associação promissora. |
id |
UFF-2_a03253ea09166232334f8acfbd3b27ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27347 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemáticaEducação ambientalFicção científicaEnsinoCinemaEnsino da CiênciaEducação ambientalFicção científicaCinemaEnvironmental educationScience fictionTeachingCinemaA Educação Ambiental (EA), uma dimensão da educação que visa discutir, problematizar e refletir basicamente sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, natural ou não, se torna cada dia mais essencial em meio a crise climática e ao colapso ambiental. Estudar novas ferramentas capazes de facilitar o ensino de EA passa a ser uma missão importante e, dessa maneira, uma ferramenta promissora que este trabalho investiga são filmes de Ficção Científica (FC). Através de uma metodologia pautada nos modelos de Revisão Sistemática e Estado da Arte, este trabalho utilizou os termos de busca “Educação Ambiental”, “Ficção Científica”, “Cinema”, “Filme”, “Ensino de Ciências”, “Ensino” e “Aprendizagem” combinados de diversas maneiras nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Revista FURG: Ambiente & Educação no decênio de 2012 a 2021, a fim de investigar o que dizem os trabalhos sobre a função da FC e do Cinema no Ensino e na EA. Os resultados da investigação desenharam um panorama sobre o perfil dos autores que estudam a EA e/ou a FC. Também demonstram o uso desse gênero cinematográfico para motivar alunos, explicar conceitos científicos ou, principalmente, problematizar a realidade com base no que trazem os filmes. Por fim, o trabalho concluiu que, apesar de precisar de mais pesquisas para traçar afirmações concretas, é possível observar uma tendência ao uso da FC e do Cinema no Ensino, principalmente para formar o pensamento crítico e, portanto, é possível associar essa potência da FC ao ensino de EA, embora não tenham sido encontrados estudos dessa associação promissora.Environmental Education (EE), a dimension of education that aims to discuss, problematize and basically reflect on the relationship between human and the environment, natural or not, becomes more and more essential in the midst of the climate crisis and environmental collapse. Studying new tools capable of facilitating the teaching of EE becomes an important mission and, therefore, a promising tool that this work investigates are Science Fiction (SF) films. Through a methodology based on the Systematic Review and State of the Art, this work used the search terms "Environmental Education", "Science Fiction", "Cinema", "Film", "Science Teaching", "Teaching" and “Learning” combined in different ways in the Scielo, Periódico Capes and Revista FURG: Ambiente & Educação databases from 2012 to 2021, in order to investigate what the works says about the role of SF and Cinema in Teaching and EE. The results of the investigation designed an overview of the profile of authors who study EE and/or SF. They also demonstrate the use of this cinematographic genre to motivate students, explain scientific concepts or, mainly, problematize reality based on what the films bring. Finally, the work concluded that, despite the need for more research to outline concrete statements, it is possible to observe a tendency towards the use of SF and Cinema in Teaching, mainly to form critical thinking and, therefore, it is possible to associate this power of SF to the teaching of EE, although studies of this promising association have not been found.46 p.Fernandes, José Artur Barrosohttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296Vilela, Mariana Limahttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410Amaral, Marise Bassohttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022Cavalieri, Luciahttp://lattes.cnpq.br/0065570652011145https://lattes.cnpq.br/7505416166004636Chaves, Lucas Pacheco2022-12-20T20:20:44Z2022-12-20T20:20:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentCHAVES, Lucas Pacheco. O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:27:40Zoai:app.uff.br:1/27347Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:23.097296Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática |
title |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática Chaves, Lucas Pacheco Educação ambiental Ficção científica Ensino Cinema Ensino da Ciência Educação ambiental Ficção científica Cinema Environmental education Science fiction Teaching Cinema |
title_short |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática |
title_full |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática |
title_sort |
O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática |
author |
Chaves, Lucas Pacheco |
author_facet |
Chaves, Lucas Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, José Artur Barroso http://lattes.cnpq.br/8165573791698296 Vilela, Mariana Lima http://lattes.cnpq.br/5813804226839410 Amaral, Marise Basso http://lattes.cnpq.br/9955355880865022 Cavalieri, Lucia http://lattes.cnpq.br/0065570652011145 https://lattes.cnpq.br/7505416166004636 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Lucas Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Ficção científica Ensino Cinema Ensino da Ciência Educação ambiental Ficção científica Cinema Environmental education Science fiction Teaching Cinema |
topic |
Educação ambiental Ficção científica Ensino Cinema Ensino da Ciência Educação ambiental Ficção científica Cinema Environmental education Science fiction Teaching Cinema |
description |
A Educação Ambiental (EA), uma dimensão da educação que visa discutir, problematizar e refletir basicamente sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, natural ou não, se torna cada dia mais essencial em meio a crise climática e ao colapso ambiental. Estudar novas ferramentas capazes de facilitar o ensino de EA passa a ser uma missão importante e, dessa maneira, uma ferramenta promissora que este trabalho investiga são filmes de Ficção Científica (FC). Através de uma metodologia pautada nos modelos de Revisão Sistemática e Estado da Arte, este trabalho utilizou os termos de busca “Educação Ambiental”, “Ficção Científica”, “Cinema”, “Filme”, “Ensino de Ciências”, “Ensino” e “Aprendizagem” combinados de diversas maneiras nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Revista FURG: Ambiente & Educação no decênio de 2012 a 2021, a fim de investigar o que dizem os trabalhos sobre a função da FC e do Cinema no Ensino e na EA. Os resultados da investigação desenharam um panorama sobre o perfil dos autores que estudam a EA e/ou a FC. Também demonstram o uso desse gênero cinematográfico para motivar alunos, explicar conceitos científicos ou, principalmente, problematizar a realidade com base no que trazem os filmes. Por fim, o trabalho concluiu que, apesar de precisar de mais pesquisas para traçar afirmações concretas, é possível observar uma tendência ao uso da FC e do Cinema no Ensino, principalmente para formar o pensamento crítico e, portanto, é possível associar essa potência da FC ao ensino de EA, embora não tenham sido encontrados estudos dessa associação promissora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T20:20:44Z 2022-12-20T20:20:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAVES, Lucas Pacheco. O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347 |
identifier_str_mv |
CHAVES, Lucas Pacheco. O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823647291080704 |