Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Thiago Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11357
Resumo: O desinteresse dos alunos em relação à química pode ser atribuído à falta de motivação. Para mudar este cenário, deve-se procurar alternativas para tornar o ensino de química mais interessante. Dessa forma investiga-se a utilização de jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é a partir da visão geral sobre a produção de jogos e atividades lúdicas no Brasil, elaborar um jogo de tabuleiro investigativo baseado no Scotland Yard da GROW® que foi desenvolvido como ferramenta para o ensino de química, aplicado e avaliado. Através de revisão bibliográfica das pesquisas acadêmicas no ensino de ciências nos principais eventos nacionais, procurou-se verificar e analisar o que vem sendo produzido nesta temática. Foram selecionados trabalhos publicados nos congressos brasileiros de química, encontros ancionais de ensino de química, nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química e nos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências. Os resultados da revisão bibliográfica foram analisados quanto a quantidade de trabalhos com a temática investigada em relação ao total de trabalhos de cada evento, os assuntos mais abordados, a dispersão por regiões do Brasil e por unidade federativa. Observa-se uma produção crescente a cada ano, evidenciando que a área vem tendo um aumento de interesse por parte dos pesquisadores, porém ainda é uma área que necessita maior aprofundamento e maior exploração desta ferramenta que tem um potencial enorme no auxílio do ensino-aprendizagem de química
id UFF-2_a07d6338bf2e471927ca4a7273918b7c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11357
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químicoJogos e atividades lúdicasAprendizagem significativaEnsino de químicaEnsino de químicaJogo educativoProcesso de ensino-aprendizagemAprendizagem (Psicologia)Games and play activitiesMeaningful learningChemistry teachingO desinteresse dos alunos em relação à química pode ser atribuído à falta de motivação. Para mudar este cenário, deve-se procurar alternativas para tornar o ensino de química mais interessante. Dessa forma investiga-se a utilização de jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é a partir da visão geral sobre a produção de jogos e atividades lúdicas no Brasil, elaborar um jogo de tabuleiro investigativo baseado no Scotland Yard da GROW® que foi desenvolvido como ferramenta para o ensino de química, aplicado e avaliado. Através de revisão bibliográfica das pesquisas acadêmicas no ensino de ciências nos principais eventos nacionais, procurou-se verificar e analisar o que vem sendo produzido nesta temática. Foram selecionados trabalhos publicados nos congressos brasileiros de química, encontros ancionais de ensino de química, nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química e nos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências. Os resultados da revisão bibliográfica foram analisados quanto a quantidade de trabalhos com a temática investigada em relação ao total de trabalhos de cada evento, os assuntos mais abordados, a dispersão por regiões do Brasil e por unidade federativa. Observa-se uma produção crescente a cada ano, evidenciando que a área vem tendo um aumento de interesse por parte dos pesquisadores, porém ainda é uma área que necessita maior aprofundamento e maior exploração desta ferramenta que tem um potencial enorme no auxílio do ensino-aprendizagem de químicaStudents' lack of interest in chemistry can be attributed to a lack of motivation. To change this scenario, one must look for alternatives to make chemistry teaching more interesting. In this way we investigate the use of games as a facilitator of the teaching-learning process. The purpose of this work is to develop a game board game based on GROW® Scotland Yard based on the general view on the production of games and leisure activities in Brazil. Through a bibliographical review of academic research in the teaching of science in the main national events, we sought to verify and analyze what has been produced in this theme. Selected papers were selected in the Brazilian congresses of chemistry, national meetings of teaching of chemistry, in the annual meetings of the Brazilian society of chemistry and in the national meetings of research in education in sciences. The results of the bibliographic review were analyzed in terms of the number of papers with the subject investigated in relation to the total of works of each event, the subjects most approached, the dispersion by regions of Brazil and by federative unit. It is observed a growing production each year, evidencing that the area has been increasing interest by the researchers, but it is still an area that needs to be deepened and greater exploitation of this tool that has enormous potential in the aid of teaching-learning of chemistryChacon, Eluzir PedrazziChinelli, Maura VenturaFarias, Florence Moellmann Cordeiro deAfonso, Thiago Magalhães2019-09-19T16:52:11Z2019-09-19T16:52:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAFONSO, Thiago Magalhães. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico. Niterói, 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química ) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11357http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T13:24:23Zoai:app.uff.br:1/11357Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:09.293089Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
title Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
spellingShingle Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
Afonso, Thiago Magalhães
Jogos e atividades lúdicas
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino de química
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Aprendizagem (Psicologia)
Games and play activities
Meaningful learning
Chemistry teaching
title_short Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
title_full Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
title_fullStr Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
title_full_unstemmed Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
title_sort Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico
author Afonso, Thiago Magalhães
author_facet Afonso, Thiago Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Eluzir Pedrazzi
Chinelli, Maura Ventura
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Thiago Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e atividades lúdicas
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino de química
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Aprendizagem (Psicologia)
Games and play activities
Meaningful learning
Chemistry teaching
topic Jogos e atividades lúdicas
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino de química
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Aprendizagem (Psicologia)
Games and play activities
Meaningful learning
Chemistry teaching
description O desinteresse dos alunos em relação à química pode ser atribuído à falta de motivação. Para mudar este cenário, deve-se procurar alternativas para tornar o ensino de química mais interessante. Dessa forma investiga-se a utilização de jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é a partir da visão geral sobre a produção de jogos e atividades lúdicas no Brasil, elaborar um jogo de tabuleiro investigativo baseado no Scotland Yard da GROW® que foi desenvolvido como ferramenta para o ensino de química, aplicado e avaliado. Através de revisão bibliográfica das pesquisas acadêmicas no ensino de ciências nos principais eventos nacionais, procurou-se verificar e analisar o que vem sendo produzido nesta temática. Foram selecionados trabalhos publicados nos congressos brasileiros de química, encontros ancionais de ensino de química, nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química e nos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências. Os resultados da revisão bibliográfica foram analisados quanto a quantidade de trabalhos com a temática investigada em relação ao total de trabalhos de cada evento, os assuntos mais abordados, a dispersão por regiões do Brasil e por unidade federativa. Observa-se uma produção crescente a cada ano, evidenciando que a área vem tendo um aumento de interesse por parte dos pesquisadores, porém ainda é uma área que necessita maior aprofundamento e maior exploração desta ferramenta que tem um potencial enorme no auxílio do ensino-aprendizagem de química
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-19T16:52:11Z
2019-09-19T16:52:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AFONSO, Thiago Magalhães. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico. Niterói, 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química ) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11357
identifier_str_mv AFONSO, Thiago Magalhães. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico. Niterói, 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química ) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823713113341952