Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fernanda Pinho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sales, Juliana Pedroso de, Abade, Jullyanna da Costa
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2050
Resumo: O presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São Gonçalo
id UFF-2_a0ccd8d9148a8cc0e6aa76f9acd5d988
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2050
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiênciaTaxa de ocupação médiaAvaliação de desempenhoTransporte de passageirosEcoeficiênciaTransporte hidroviárioAvaliação de desempenhoEcoeficiênciaO presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São GonçaloLeal Junior, Ilton CurtyTeodoro, PitiasSilva, Sheila Serafim daFernandes, Fernanda PinhoSales, Juliana Pedroso deAbade, Jullyanna da Costa2016-07-29T17:28:51Z2016-07-29T17:28:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2050CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T14:17:53Zoai:app.uff.br:1/2050Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:36.638732Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
title Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
spellingShingle Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
Fernandes, Fernanda Pinho
Taxa de ocupação média
Avaliação de desempenho
Transporte de passageiros
Ecoeficiência
Transporte hidroviário
Avaliação de desempenho
Ecoeficiência
title_short Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
title_full Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
title_fullStr Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
title_full_unstemmed Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
title_sort Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
author Fernandes, Fernanda Pinho
author_facet Fernandes, Fernanda Pinho
Sales, Juliana Pedroso de
Abade, Jullyanna da Costa
author_role author
author2 Sales, Juliana Pedroso de
Abade, Jullyanna da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal Junior, Ilton Curty
Teodoro, Pitias
Silva, Sheila Serafim da
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernanda Pinho
Sales, Juliana Pedroso de
Abade, Jullyanna da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Taxa de ocupação média
Avaliação de desempenho
Transporte de passageiros
Ecoeficiência
Transporte hidroviário
Avaliação de desempenho
Ecoeficiência
topic Taxa de ocupação média
Avaliação de desempenho
Transporte de passageiros
Ecoeficiência
Transporte hidroviário
Avaliação de desempenho
Ecoeficiência
description O presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São Gonçalo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29T17:28:51Z
2016-07-29T17:28:51Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2050
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823648824098816