Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2050 |
Resumo: | O presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São Gonçalo |
id |
UFF-2_a0ccd8d9148a8cc0e6aa76f9acd5d988 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2050 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiênciaTaxa de ocupação médiaAvaliação de desempenhoTransporte de passageirosEcoeficiênciaTransporte hidroviárioAvaliação de desempenhoEcoeficiênciaO presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São GonçaloLeal Junior, Ilton CurtyTeodoro, PitiasSilva, Sheila Serafim daFernandes, Fernanda PinhoSales, Juliana Pedroso deAbade, Jullyanna da Costa2016-07-29T17:28:51Z2016-07-29T17:28:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2050CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T14:17:53Zoai:app.uff.br:1/2050Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:36.638732Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência |
title |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência |
spellingShingle |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência Fernandes, Fernanda Pinho Taxa de ocupação média Avaliação de desempenho Transporte de passageiros Ecoeficiência Transporte hidroviário Avaliação de desempenho Ecoeficiência |
title_short |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência |
title_full |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência |
title_fullStr |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência |
title_full_unstemmed |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência |
title_sort |
Gestão da taxa de ocupação do transporte aquaviário de passageiros para melhoria da ecoeficiência |
author |
Fernandes, Fernanda Pinho |
author_facet |
Fernandes, Fernanda Pinho Sales, Juliana Pedroso de Abade, Jullyanna da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Juliana Pedroso de Abade, Jullyanna da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal Junior, Ilton Curty Teodoro, Pitias Silva, Sheila Serafim da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Fernanda Pinho Sales, Juliana Pedroso de Abade, Jullyanna da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Taxa de ocupação média Avaliação de desempenho Transporte de passageiros Ecoeficiência Transporte hidroviário Avaliação de desempenho Ecoeficiência |
topic |
Taxa de ocupação média Avaliação de desempenho Transporte de passageiros Ecoeficiência Transporte hidroviário Avaliação de desempenho Ecoeficiência |
description |
O presente artigo trata do transporte aquaviário de passageiros entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Segundo dados da CCR Barcas, a utilização desse meio tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos, mas mesmo assim a taxa de ocupação média é de apenas 32%, apresentando grande potencial de crescimento de sua utilização, devido sua alta capacidade. O objetivo deste artigo é apresentar as causas da baixa taxa de ocupação, por meio de ações ou propostas realizadas nos meios de transportes. Com isso, é possível relatar aplicáveis melhorias aos níveis de ociosidade do transporte aquaviário, atentando-se também para os níveis de ecoeficiência do transporte por meio da redução relativa de impactos ambientais provenientes de consumo de energia não renovável e emissões atmosféricas. A presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo a metodologia utilizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, de caráter exploratório. Foram levantados alguns pontos de insatisfação pelos usuários das barcas, dentre eles, o aumento do preço e constantes atrasos das embarcações, tendo como consequência a diminuição da taxa de ocupação do transporte aquaviário. Entre as possíveis propostas que objetivam o aumento da taxa de ocupação, sugere-se integração com outros meios de transporte, melhores condições de estacionamento, descontos nas tarifas das passagens, investimento em infraestrutura relacionados com meios para agilizar o processo de embarque e desembarque e a criação de barcas a partir da cidade de São Gonçalo |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-29T17:28:51Z 2016-07-29T17:28:51Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2050 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823648824098816 |